Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Alarme disparando sozinho: o que está acontecendo?

Alarme disparando sozinho: o que está acontecendo?

5 min

Todos sabemos que o alarme é um item essencial para a segurança do seu veículo. Também entendemos que este equipamento deve ser instalado por profissionais qualificados e que suas peças e componentes precisam possuir qualidade para que o alarme funcione corretamente.

Mesmo assim, não estamos livres de defeitos. Vez ou outra o alarme pode disparar sem motivo aparente e nos deixar em dúvidas sobre quais foram as causas. Foi pensando neste tema que preparamos um conteúdo especial para que você entende melhor sobre o tema dos alarmes.

O alarme pode disparar sozinho por vários motivos, entre eles: 

 

  • Problemas no próprio alarme 

A central do alarme pode apresentar problemas como um curto-circuito ou acionamento indevido. Nesses casos, procure um especialista que possa te ajudar. Além disso, o seu equipamento de alarme pode estar com alta sensibilidade e precisa ser calibrado. 

 

  • Janelas, portas e capô empenados

Se as janelas, portas e o capô estão empenados, ou seja, se você não consegue fechá-los corretamente, você verá o alarme disparando sozinho. No entanto, para identificar a causa, basta checar se os vidros fecham com facilidade. 

No caso das portas, veja se elas estão fechadas corretamente. Caso seja necessário forçá-las, leve o automóvel à uma oficina mecânica mais próxima da sua casa. 

 

  • Falta de manutenção 

Se tiver acúmulo de poeira no carro, você poderá ter o alarme disparando sozinho. Para resolver, você terá que fazer uma manutenção nos componentes elétricos como a bateria automotiva e o circuito elétrico. 

Assim, uma boa manutenção preventiva, limpeza correta e diagnóstico prévio evitarão qualquer tipo de transtorno. 

 

  • Clima

foto do vidro dianteiro do carro em dia de chuva

Chuvas muito fortes podem prejudicar o funcionamento do seu alarme

 

Calor em excesso, poeira, chuva e condições extremas podem influenciar no funcionamento do alarme. Para isso, é importante fazer a manutenção do dispositivo, principalmente após o uso em condições climáticas extremas.

Portanto, uma das dicas é fazer a limpeza do veículo, principalmente de cabos e conexões do automóvel.  

 

  • Janelas ou portas abertas 

E por último, as janelas e as portas abertas podem fazer com que você ouça o alarme disparando sozinho. Por isso, verifique sempre se a porta e a janela estão fechadas. Veja se há algum objeto atrapalhando no fechamento total da porta ou janela. Se tiver, tire-o do local. 

Assim, o carro estará devidamente fechado e você saberá que essa não será a causa de janelas e portas abertas.

 

  • Curto-circuito

Outra causa do alarme disparando sozinho é um curto na central de alarme ou em um dos sensores. Portanto, se as causas físicas acima descritas não forem encontradas, podem ser problemas no circuito do alarme, sendo necessária a troca. 

 

  • Problemas com a sirene

Se o alarme disparou mas não fez nenhum barulho pode ser que o problema esteja na sirene. Para identificar a verdadeira causa, veja se as luzes piscam e se emite algum som. Se não emitir, é hora de trocar a sirene do seu alarme.

 

  • Desgaste da bateria dos controles 

O alarme disparando sozinho pode ser sinal de desgaste da bateria dos controles. Portanto, troque a bateria sempre que precisar, pois é através dela que você fará a ativação e a desativação do alarme. 

 

O que fazer quando o alarme fica disparado? 

Se você tiver problemas com o alarme disparando sozinho, leve o automóvel na oficina mais próxima da sua casa. Lá, poderá ser feita uma checagem e manutenção. Caso o transtorno continue, você pode trocar o alarme pelo de fábrica.

 

O que fazer quando o alarme dispara e não desliga?

Caso o alarme tenha disparado e você não consegue desativá-lo com controle remoto, desligue a bateria automotiva, desconecte o polo negativo e espere dez minutos. Em seguida, leve-o para a manutenção. Somente um especialista conseguirá entender as causas.

 

Qual é a importância da manutenção preventiva? 

No caso do alarme, uma manutenção preventiva serve para checar todos os sistemas elétricos e eletrônicos do automóvel. Além disso, você pode verificar a vida útil da bateria automotiva e trocá-la por uma que será compatível com todos os seus sistemas eletrônicos. 

Não se esqueça que uma bateria de qualidade garantirá o bom funcionamento do seu veículo e tudo que depende da peça. Portanto, na hora de adquirir a peça, pense sempre no serviço Moura Fácil, o site da Moura que entrega as melhores baterias. 

Entretanto, como você viu no artigo, se você tem problemas com o alarme disparando sozinho isso pode ser uma consequência da falta da manutenção no seu automóvel. Por isso, nunca deixe de levar o seu veículo a um profissional para que as peças sejam checadas. 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e conheça os tipos de alarmes automotivos e a sua relação com a bateria. 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

Uma vistoria reprovada por quilometragem acontece através da vistoria cautelar – um procedimento fundamental na compra e venda de veículos

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos