Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Bateria do carro acabou? Veja quais são os sinais e o que fazer

Bateria do carro acabou? Veja quais são os sinais e o que fazer

bateria-do-carro-acabou-2
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Existem diversas falhas que comprometem o funcionamento do veículo, fazendo com que os motoristas fiquem na mão no meio da rua ou estrada. Quem nunca esteve dirigindo e se deparou com a bateria descarregada, por exemplo? Este é um problema comum no universo automotivo.

No entanto, existem alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que a bateria do veículo acabe. Assim, caso você se depare com uma situação em que a bateria do carro acabou, não se preocupe, preparamos um conteúdo especial a seguir para te ajudar. Acompanhe a leitura!

Como saber se a bateria do carro acabou?

Para saber se a bateria do carro acabou, é preciso estar atento a alguns sinais. Veja, a seguir:

1. Dificuldade para ligar

A bateria é a principal responsável por fazer o motor do carro funcionar. Isso porque é ela quem libera a energia que possibilita acionar o veículo. Dessa forma, se a bateria não tiver carga suficiente, essa função não será desempenhada de forma eficiente, e o motorista encontrará dificuldades para fazer o carro dar a partida. 

Quanto mais fraca tiver a bateria, mais difícil será para ligar o carro. Quando ele não iniciar, significa que a bateria acabou e é preciso trocá-la.

2. Luzes fracas

Outro sinal de que a bateria do carro acabou é a baixa intensidade das luzes do carro, tanto as externas (faróis) quanto as internas (luzes do painel). Isso se dá porque a bateria é responsável por produzir a energia que liga as luzes do carro. 

Dessa forma, caso a luz apresente falhas em seu funcionamento, significa que a bateria do carro está fraca e prestes a acabar.

3. Mau funcionamento no frio

Durante o inverno, o carro demora um pouco mais do que o habitual para ligar. Isso acontece porque a bateria depende de reações químicas para gerar energia, que acontecem com maior facilidade sob maiores temperaturas. 

Com isso, no frio, é exigido mais da bateria para que o carro dê partida e, quando isso não acontece, ainda não é um sinal de que a bateria do carro acabou, mas que está fraca e é preciso comprar uma nova.

O que fazer quando a bateria do carro acabar?

fotografia de homem branco apoiado em seu carro numa pista enquanto está no celular informando a Moura Fácil qual o modelo do veiculo, que está parado pois a bateria do carro acabou.

Se a bateria do carro acabou ou está falhando, é necessário contar com um serviço de confiança!

Quando a bateria do carro acabar, é preciso comprar uma nova e realizar a troca. Em lojas de autopeças, concessionárias e até mesmo supermercados é possível encontrar novas baterias. 

Porém, com o Serviço Moura Fácil de Entrega e Instalação de Serviços, o cliente tem mais vantagens, afinal, em até 50 minutos após realizar o pedido, ele recebe a bateria em casa com frete grátis. Para isso, basta informar o modelo e ano do carro, pois cada tipo de automóvel exige um tamanho e capacidade diferentes de energia. 

Ao comprar uma nova bateria, o mais importante é se atentar à qualidade da mesma. Por isso, na hora de adquirir uma peça nova, não tenha dúvidas: vá de Moura e garanta o melhor para o funcionamento do seu veículo.

Como evitar ficar sem bateria?

5 principais cuidados podem ser tomados para evitar ficar sem bateria no automóvel, confira:

1. Tire a chave da ignição

Para ligar o carro, é preciso colocar a chave na ignição do automóvel e dar a partida. Com isso, é comum que muitas pessoas acabem deixando a chave dentro do carro, conectada na ignição, seja por esquecimento ou por deixar algum equipamento ligado. 

Porém, isso consome a bateria do carro, descarregando-a mais rápido. É importante tirar a chave da ignição ao estacionar o carro.

2. Desligue as luzes do automóvel

Outro motivo comum que causa o desgaste desnecessário da bateria é deixar os faróis e luzes internas acesas ao descer do veículo. Alguns modelos de carro permanecem com faróis acesos, mesmo com o carro trancado. 

A luz interna também é um problema, especialmente para quem é esquecido ou não entende a função dos botões que ajudam a ligar e a desligar automaticamente as lâmpadas. 

Por essa razão, lembre-se de ficar atento às luzes do seu carro para evitar a chata situação em que a bateria do carro acabou e te fez perder aquele evento super importante.

4. Faça revisão veicular

A revisão veicular nada mais é do que um check-up geral no carro a fim de verificar seu estado de conservação e o funcionamento de todos os elementos e sistemas mecânicos ou elétricos do veículo.

É recomendado que a revisão seja feita a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. Em automóveis mais antigos ou que são muito utilizados, o prazo cai pela metade. É importante respeitar ainda a diferença de periodicidade da revisão de cada modelo de carro. 

Para saber essa informação, basta conferir a documentação técnica do automóvel ou procurar um mecânico de confiança.

Feita a revisão, é possível trocar peças com falhas ou gastas, a exemplo de baterias que apresentam um desempenho deficitário. Dessa forma, é possível evitar ficar sem bateria no carro e se ver preso no meio da estrada.

5. Tenha cuidado especial com a bateria no inverno

No inverno, a bateria do carro fica sobrecarregada por conta das baixas temperaturas. Nesse sentido, algumas ações podem ajudar a prevenir que a bateria do carro acabe, veja:

  • Não dê partida com o sistema elétrico ligado;

  • Utilize o freio de mão;

  • Espere 15 minutos para dar partida;

  • Mantenha o tanque de combustível cheio;

  • Complemente o fluido do radiador.

Agora que você já sabe os sinais de uma bateria falhando e já pode evitar a frase “ a bateria do meu carro acabou do nada, e agora?”, aproveite para entender um pouco mais sobre o universo automotivo através do nosso blog. , 

E já sabe, se precisar trocar a bateria, acesse o mourafácil.com e tenha a sua bateria entregue e instalada em 50 minutos!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos