8 cuidados para ter com a bateria do carro no frio


Durante o inverno, o funcionamento dos automóveis sofre mudanças. Isso se dá pelos fatores climáticos — como a presença de tempo seco e chuvas no Brasil. 

Por isso, é importante tomar alguns cuidados com o automóvel durante essa estação do ano e, principalmente, com a bateria do carro no frio, já que elas têm uma maior propensão de descarregar completamente nesse período.

Acompanhe o conteúdo a seguir para entender o que pode acontecer com a bateria do seu automóvel no frio e o que fazer quando o carro não ligar!

Bateria descarrega no frio?

Sim! Em épocas de temperaturas mais baixas é comum que as baterias fiquem completamente sem carga.

Isso acontece porque, o combustível do automóvel tem mais dificuldade de se vaporizar — sendo difícil para a gasolina, mas pior ainda para o etanol. É por essa razão, inclusive, que a maioria dos carros flex injetam gasolina no tanque de combustível para o motor conseguir funcionar em manhãs frias. 

Sendo assim, se o motor possui mais dificuldade de ligar, a bateria — responsável por iniciar a partida do veículo — é exigida mais do que o comum, o que pode resultar em falhas no seu funcionamento. 

Além disso, com a temperatura amena, o óleo do motor fica com um aspecto mais viscoso, o que dificulta o movimento de deslize entre as peças móveis do motor umas contra as outras. Dessa forma, a bateria é mais exigida do que o comum para poder vencer a resistência criada pelo aspecto do óleo gelatinoso e acionar o motor.

E, ainda, durante o frio, a bateria possui maior dificuldade de fornecer corrente elétrica. Isso se dá pois a peça funciona a partir de reações químicas em seu interior, que dependem da temperatura ambiente para acontecerem. Quanto mais frio, mais difícil é para que essas reações químicas ocorram.  

Pensando nisso, preparamos uma lista de 8 cuidados para ter com a bateria do carro no frio. Acompanhe a leitura para ficar por dentro de tudo!

Se preferir conferir o conteúdo em vídeo, aqui te explicamos o motivo pelo qual a bateria do carro fica mais sensível no frio e os cuidados para não ficar na mão.

Cuidados para ter com a bateria do carro no frio

1. Faça a vistoria da bateria

É recomendado que a vistoria da bateria seja realizada frequentemente, para que se verifique se ela está bem presa ao motor, com os terminais e cabos limpos e se há indícios de corrosão em sua estrutura devido à oxidação do cobre em seus processos químicos. 

Além disso, é preciso realizar a troca periódica da bateria do automóvel, respeitando o intervalo de dois a três anos, a depender da marca e modelo do carro.

2. Não dê partida com o sistema elétrico ligado

Outro ponto importante para garantir uma boa preservação da bateria é não dar partida com os componentes elétricos (faróis, ar condicionado e aparelhos de som) ligados. 

Ao ligar o carro desta forma, a bateria fica sobrecarregada, principalmente no inverno, uma vez que já é exigido mais dela por conta das baixas temperaturas. Dessa forma, a vida útil da bateria é prejudicada.

No caso dos carros mais modernos, a maioria possuem sistemas eletrônicos que automatizam essa mediação, justamente para evitar problemas com a bateria e garantir o prolongamento de seu uso.

3. Desligue o rádio do carro quando parado

É comum que, ao fazer breves paradas, o motorista mantenha o rádio do automóvel ligado por muitas horas. Porém, essa ação não é recomendada quando pensamos na preservação da bateria. Ao desligar o carro, certifique-se que o rádio também esteja desligado.

4. Utilize o freio de mão

A bateria do carro também é gasta quando o piso do freio do carro é utilizado demasiadamente com marchas lentas. Por isso, é recomendado que se utilize o freio de mão em congestionamentos ou ao parar no semáforo fechado.

5. Espere para dar partida

Antes de começar sua locomoção, viagem ou passeio, aguarde pelo menos 15 minutos com o carro ligado. Dessa forma, o alternador consegue repor a energia perdida pela bateria durante o processo de partida.

6. Preste atenção aos sinais do carro

jumper reiniciando a bateria automotiva
Em carros flex, completar o tanque de etanol com um pouco de gasolina ajuda a dar a partida em dias frios.

É muito importante, também, observar o funcionamento das luzes do carro antes de utilizá-lo. 

Caso elas estejam piscando, queimadas ou com uma intensidade menor que a usual, é recomendado que se leve o automóvel até uma oficina para verificar o que está acontecendo pois pode se tratar de um problema relacionado à bateria

Além disso, no painel do carro também estão presentes sinais de alerta, que, caso acionados, devem receber a devida atenção.

7. Mantenha o tanque de combustível cheio

Uma dica fundamental para garantir o funcionamento do carro durante o inverno é manter o tanque cheio. Isso se dá pois quanto maior quantidade de ar dentro do tanque, pior para o funcionamento dele. 

Por conta da umidade presente no ar, é mais provável sua condensação frente às temperaturas mais baixas, o que dilui o combustível

No caso de carros flex, uma alternativa para não encher o tanque, é acrescentar 30% de gasolina — o suficiente para que o motor funcione mesmo a baixas temperaturas.

8. Complemente o fluido do radiador

Manter o fluido do radiador em dia é essencial para um bom funcionamento do carro no frio. Ele reduz a temperatura de congelamento, impedindo que as galerias do motor sejam prejudicadas e corroídas. 

Gostou do conteúdo sobre cuidados para ter com a bateria do carro no frio? Para mais informações e dicas a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp