Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Bateria em curto? Veja o que pode estar ocorrendo

Bateria em curto? Veja o que pode estar ocorrendo

5 min

Cuidar da bateria automotiva é fundamental para evitar que diversos outros problemas aconteçam e, um dos que mais geram grande dor de cabeça, é a bateria em curto.

As baterias automotivas são primordiais para o funcionamento de um carro. Elas levam energia até o sistema de ignição, fazendo o motor girar, além de controlar todos os componentes elétricos do painel. Nos carros mais modernos, inclusive, elas regulam muitos outros mecanismos, como a própria embreagem. 

O funcionamento de uma bateria nada mais é do que um transporte de elétrons e íons. Toda bateria tem dois polos: um negativo e outro positivo. Quando um polo encontra o seu oposto, as partículas são atraídas com tanta força que produzem tensão elétrica. 

Em condições normais, os polos da bateria automotiva geram 12 volts de tensão. Ainda que seja pouco para produzir a faísca nas velas, é o suficiente para o sistema de ignição. 

Uma bateria em curto nada mais é do que a desregulação da passagem de íons pelos polos, causando uma corrente elétrica muito acima do normal. Se a bateria não for resistente e durável o suficiente, ela pode simplesmente perder a garantia ou não carregar mais.

Como identificar uma bateria em curto

Geralmente, os problemas na bateria são os primeiros a serem notados. Afinal, o carro não anda sem a bateria! 

Luzes mais fracas, dificuldade para dar a partida, carro morrendo do nada…esses são alguns sintomas de uma bateria que precisa de reparos. Uma bateria em curto dá sinais bem claros de que está em apuros.

Imagem de um painel de carro que está com bateria em curto

Entender os sinais do carro é o primeiro passo para reparar com antecedência os problemas da bateria em curto.

O sinal mais claro é quando você vai ligar o carro. Se os componentes elétricos ligam, mas o motor fica tentando girar mais lentamente, ou fazendo aquele característico barulho de “vrum” com mais espaço entre si, é sinal de que uma célula da bateria entrou em curto-circuito.

Isso ocorre porque o motor de arranque exige muita corrente da bateria. Quando uma célula está desregulada, ela não completa a corrente e força o motor de arranque, desregulando a corrente que passa pela bateria.

Outro sinal é quando, ao girar a chave e ligar o carro, os componentes ligam, mas o motor faz um barulho de “clic” repetitivamente. Esse clic é um sinal de que a bateria em curto não está encontrando a corrente elétrica para acionar a ignição do carro. 

O clic acontece quando a bateria não segura a carga ou quando ela forçou tanto os outros polos que eles se desgastaram, não conseguindo mais produzir a tensão para o sistema de ignição. 

Um outro sinal de uma bateria em curto é quando os componentes elétricos de seu carro não funcionam com ele desligado. Não fornecer energia para o sistema elétrico prejudica a conexão dos polos, que não conseguem mais receber energia. A bateria passa a ficar inválida, não podendo mais ser recarregada.

Se o seu carro apresenta algum destes problemas, saiba o que fazer!

Cuidados para evitar a bateria em curto

Grande parte dos problemas elétricos são causados por fenômenos da natureza. Curtos em tomadas, por exemplo, normalmente são causadas por tempestades e raios. 

Panes elétricas podem ser ocasionadas por uma descarga elétrica muito acima do normal em algum fio. As baterias podem apresentar curto ou pane em casos isolados e, nesses casos, o melhor a fazer é remediar para diminuir danos.

Outro fator que causa a bateria em curto é a má manutenção. Se os plugues e conectores da bateria estiverem mal colocados, a chance da corrente se desregular é maior. 

Imagem de um mecânico consertando um carro com bateria em curto

Para evitar o problema da bateria em curto é necessário, além da manutenção contínua, sempre prezar pela qualidade e resistência da bateria.

Outro fator que pode causar pane é o acúmulo de zinabre nos conectores. É possível evitar esses estragos pela manutenção especializada de sua bateria, sempre a deixando limpa e bem colocada dentro do motor.

Preze sempre pela qualidade da bateria. As boas baterias são aquelas que são revestidas pelos melhores materiais e possuem polos resistentes, que aguentam possíveis desregulações elétricas e evitam panes. Entenda mais sobre o custo-benefício de uma bateria de carro de qualidade.

As Baterias Moura são pioneiras em práticas de segurança e durabilidade nas baterias, como o desenvolvimento de baterias para carros à álcool e as ligas de prata. 

Além de durarem mais e terem menos problemas, as Baterias Moura contam com um serviço de atendimento ao cliente que é rápido e descomplicado, indicando os melhores procedimentos ao cliente

Além disso, as Baterias Moura têm o valor da confiabilidade como um de seus pilares, e o correto diagnóstico de um problema é uma prioridade para todos os prestadores de serviço. 

Para agendar uma visita e evitar que sua bateria corra risco de entrar em curto, entre no site mourafacil.com e descubra as várias possibilidades para cuidar do seu carro do jeito que você merece.


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos