Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

ARLA 32: proteja o seu caminhão e o meio ambiente

ARLA 32: proteja o seu caminhão e o meio ambiente

arla-32
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O ARLA 32 é um dos mais importantes agentes anti poluentes utilizados no Brasil. A substância tem a principal função de garantir uma diminuição na emissão de gases nocivos à atmosfera.

Mas você sabe como o fluido atua em veículos a diesel e qual a importância de utilizá-lo da forma correta? Para garantir uma maior eficiência, é essencial conhecer melhor sobre este antipoluente e como funciona sua aplicação.

Por isso, neste artigo trouxemos um guia completo do que é, como funciona o ARLA 32 e qual a importância dele para o seu caminhão. Continue esta leitura e saiba mais!

O que é ARLA 32?

O ARLA 32 é uma substância líquida utilizada nos catalisadores de veículos diesel, que auxilia na redução da emissão de gases poluentes, originados a partir da queima do combustível.

ARLA é a sigla que abrevia Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo. Já o número 32 faz referência à concentração de ureia (32,5%), composto orgânico cristalino presente na solução de água no tanque.

O produto é injetado no catalisador do veículo, causando uma reação química que é capaz de quebrar as moléculas responsáveis pela poluição do ar.

Na vida do caminhoneiro o produto se faz fundamental. Além de reduzir a emissão de gases que causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global, seu uso também contribui para a qualidade do ar que o motorista e as pessoas à sua volta respiram. 

No Brasil, desde 2012, o uso do ARLA 32 é obrigatório e fiscalizado pelo IBAMA. A falta de uso deste fluido pode acarretar em diversos prejuízos, como a perda da garantia veicular.

Como o ARLA 32 funciona?

O ARLA 32 é composto, essencialmente, por uma mistura de 32,5% de uréia de alta pureza – também chamada de uréia técnica.

Para gerar energia suficiente para que os caminhões funcionem, é necessário acontecer uma reação química, conhecida como queima do combustível. No caso do diesel, há um produto formado a partir dessa queima que é eliminado em forma de gás e polui a atmosfera.

O produto gasoso originado a partir da queima do diesel é o óxido de nitrogênio. A partir da interação entre essa substância e a uréia do ARLA 32, o fluido é capaz de quebrar as moléculas do óxido de nitrogênio, transformando-o em água e nitrogênio.

De acordo com a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, o ARLA é capaz de eliminar em até 98% a emissão de gases poluentes originários do óxido de nitrogênio. 

Por que usar ARLA 32?

Além do ARLA 32 auxiliar na diminuição de gases poluentes lançados na atmosfera durante o uso do veículo, esta substância também é essencial para a redução do consumo de combustível.

Isso porque sua reação química junto ao veículo auxilia na economia de diesel por quilômetro rodado.

A sua aplicação em veículos pesados é de grande importância para preservação do meio ambiente, já que grande parte dos gases lançados na atmosfera são decorrentes da queima de combustível desses veículos.

Como usar ARLA 32?

Mas não basta apenas realizar a aplicação do ARLA 32, a substância deve ser utilizada da forma correta. O produto deve ser injetado em sistemas de pós-tratamento, chamados de SCR (da sigla em inglês Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva, em tradução livre).

Desse modo, ele não é misturado diretamente ao óleo diesel, mas em um reservatório localizado ao lado do tanque de combustível.

Quando reabastecer?

Quando usado corretamente o ARLA 32 possui validade entre 6 e 12 meses, a depender do tipo utilizado. A sua manutenção é muito similar à troca do óleo lubrificante, basta saber a data de aplicação, a data de revisão e a previsão da troca, sempre indicada pelo fabricante.

Além disso, os caminhões possuem um sensor que mede a qualidade dos gases emitidos por seu veículo, que alertam para a quantidade de ARLA 32 no tanque. Assim, esse sensor acenderá uma luz no painel quando a solução precisar ser reabastecida.

A partir do momento que a luz acende, o motorista tem 48h para abastecer o reservatório de ARLA 32. Depois disso, o veículo pode perder em até 40% a sua potência.

Logo, é interessante manter-se em dia com as revisões e datas de troca.

Qual proporção utilizar?

A quantidade de ARLA 32 utilizada nos caminhões depende da capacidade do tanque de combustível de cada um. A proporção que se usa é, em média, 5% do volume de diesel ou 1 litro de ARLA 32 para cada 20 litros de diesel.

Onde comprar?

O ARLA 32 normalmente é vendido em distribuidores e postos de combustíveis. Mas, assim como para outros componentes, a regra é a mesma: compre de um revendedor autorizado e de confiança.

Produtos de baixa qualidade poderão danificar o seu caminhão, além de ter eficiência muito abaixo do esperado. Por isso, na hora de comprar atente-se se:

  • há o selo do INMETRO;
  • o preço é compatível com o mercado;
  • a solução não possui cheiro e cor.

Por que usar o ARLA 32 corretamente?

O ARLA 32 é uma tecnologia revolucionária. Seu uso diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera, reduz o consumo de combustível do veículo e melhora a qualidade do ar de quem respira próximo a ele. 

Mas o seu uso precisa ser feito de maneira correta e legal. Há pouco, explicamos qual é a maneira correta de utilizar essa substância, entenda, agora, o que pode acontecer se ela não for usada corretamente:

Danos ao meio ambiente

Como você já sabe, a maior vantagem no uso correto do ARLA 32 é a diminuição de gases poluentes.

Através do catalisador do veículo, há uma conversão do gás poluente (óxido de nitrogênio) em vapor de água e nitrogênio. Contudo, ao ser aplicado irregularmente, o fluido causa um efeito contrário, aumentando a emissão desses gases.

Alguns motoristas instalam dispositivos ilegais, na tentativa de burlar o sistema OBD (On-Board Diagnostics), que é responsável por detectar a utilização do aditivo. Há, ainda, quem pratique a diluição de produtos piratas junto ao ARLA 32, na tentativa de fraudar a inspeção.

Esses truques trazem diversos riscos ao veículo e faz com que o automóvel passe a produzir uma emissão muito maior de gases nocivos. Além disso, essas práticas são configuradas como crime ambiental e podem gerar uma multa de até R$10 mil reais.

caminhão ecológico com arla 32 feito de folhas

O uso correto do ARLA 32 reduz em até 60% a emissão de gases nocivos à saúde, como os óxidos de nitrogênio.

Manutenção da garantia do veículo

A sua aplicação correta também evita que haja danos diretos ao veículo e seus componentes. 

Além disso, o uso do ARLA 32 é fundamental, já que garante que o caminhoneiro não perca a garantia do seu veículo pela fabricante.

Vale destacar também que o motorista deve sempre buscar por especialistas e autorizadas na hora da compra e aplicação da substância. Para garantir que não haja adulteração no produto, o fornecedor deve apresentar o certificado emitido pelo Inmetro

A saúde do próprio motorista

Por último, a aplicação correta do ARLA 32 também garante que não haja danos à saúde do próprio motorista, já que os óxidos de nitrogênio causam efeitos nocivos como irritação nos olhos e nariz, alergias e, em casos mais graves, até mesmo morte por doenças respiratórias.

Sendo assim, uma aplicação de acordo com as normas garante que não haja contato do motorista com esse excesso de gases tóxicos.

Agora que você já sabe o que é ARLA 32 e a importância de usá-lo corretamente, aproveite para conferir outras dicas de cuidados com seu veículo: acesse o MouraFácil.com e fique por dentro de todas as novidades!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é GNV? Entenda os prós e contras desse combustível!

Se você busca por alternativas de combustível, provavelmente já se perguntou sobre as vantagens de adotar o Gás Natural Veicular....

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos