Saiba porque seu motor perde potência quando acelera


Esse problema é mais comum do que se imagina. Quando o motor perde potência quando acelera, é bem provável que as falhas tragam ainda outros prejuízos.

Isto é, um carro sem força para andar, pode ser sinal de que o combustível não chega no motor. Além de todos os problemas com a peça, isso aumenta o consumo de combustível e, consequentemente, seus gastos.

Sendo assim, é importante entender e identificar porque seu carro perde potência quando acelera. Para isso, trouxemos as principais formas de identificar esse problema. Confira!

Entenda porque o motor perde potência quando acelera

Como mencionamos, um dos principais motivos pelos quais o motor perde potência quando acelera, deixando o carro sem força, é quando combustível não chega no motor.

Com isso, é normal que o motorista sinta o carro perdendo força, especialmente em vias onde há uma subida. E isso também ocasiona a falta de ar na mistura do combustível. 

Principais causas da perda de potência do motor

A falta de combustível chegando no motor é, de fato, uma das principais causas de se ter o motor falhando. Mas ela não é a única.

O componente, justamente por depender também do funcionamento de outras peças, pode ser comprometido por falhas ou falta de cuidados. Para te ajudar a entender como identificar os possíveis problemas, separamos algumas das principais causas da perda de força e potência no motor: 

Carro sem força: problemas com o ar

Quando o motor perde potência quando acelera, é possível que o problema esteja relacionado com o ar. O ar é essencial na mistura de combustível, auxiliando na combustão que gera potência para o veículo.

E quando o ar não chega ao combustível, a mistura não acontece, o que leva o carro a perder sua potência.

Em geral, alguns problemas podem causar esse tipo de defeito, como o filtro de ar sujo, o desgaste no comando de válvulas ou restrições de escape.

Restrição da entrada de combustível

Como comentamos, esse defeito é ocasionado pela falta da entrada de combustível no motor. Qualquer defeito que restrinja essa entrada nos cilindros deixa o carro engasgando, falhando, sem força e, claro, o motor perde potência quando acelera.

Uma das possíveis causas é um defeito nos injetores de combustível ou bicos injetores

O acúmulo de depósitos, em geral, faz com que os sensores efetuem leituras incorretas, o que significa que o combustível não chega no motor na quantidade adequada e faz com que o motor diesel perca força na subida.

Mas se o motor perde potência quando acelera ou esquenta, engasgando na subida, é possível que a causa do problema seja na bomba de combustível. 

Compressão e o motor sem força

Outra questão que pode levar o motor a perder a potência é o veículo ser um pouco mais antigo, porque a compressão faz com que isso ocorra.

Outro problema que também está relacionado com a compressão são os anéis de pistão desgastados. Isso impede que a compressão atinja os níveis que precisa para dar força ao veículo.

Se um motor perde potência quando acelera, dentre outras possíveis razões para este problema, também podemos citar:

  • Depósitos de carbono sobre o pistão;
  • Velas de ignição sujas ou velhas;
  • Falta de lubrificação;
  • Defeito no sistema de arrefecimento.

Identificando problemas no motor

Imagem de um mecânico verificando se o motor perde potência quando acelera
Além de entender os motivos pelo qual o motor perde potência quando acelera, é essencial identificar essas questões no seu veículo.

Não basta apenas entender os principais motivos pelos quais o motor perde potência quando acelera, é essencial saber identificá-los em seu automóvel.

O primeiro sinal de que há um problema com a potência do motor são os engasgos. Em geral, esse é um dos sintomas mais comuns de que o componente não está funcionando direito.

Em seguida, dentre os sinais mais comuns, está também a perda de eficiência no consumo de combustível. Com esse problema, também está relacionada a dificuldade para acelerar ou levar cargas maiores.

Outro sinal de que o motor pode estar com problemas é a fumaça do escapamento. Caso ela esteja escura e densa, é bem provável que haja algum defeito no componente.

Entretanto, apenas a fumaça não é, por si só, um problema. Mas, em geral, esse é um sinal de que ao menos uma revisão se faz necessária. 

Motor perde potência quando acelera e como resolver

Essa é a principal forma de resolver problemas, especialmente se o seu motor perde potência quando acelera.

O melhor diagnóstico é feito através de uma revisão e manutenção preventiva do veículo. Grande parte dos defeitos somente são identificados através de um diagnóstico profissional.

Sendo assim, caso tenha identificado algum dos sinais acima, procure levar seu veículo o quanto antes para uma revisão e evite gastos maiores do que o necessário para solucionar esse problema.

Além disso, vale a pena lembrar da importância de uma bateria de qualidade para o seu carro, já que isso também influencia no bom funcionamento das outras peças do automóvel. Conte com o Mourafacil.com com entrega, teste e instalação grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp