Entenda para que serve a embreagem veicular


Pisa na embreagem, engata a primeira e o carro dá partida. Pisa na embreagem, coloca a segunda e, quando o carro começa a pegar mais velocidade, pisa na embreagem de novo. Mas, afinal, para que serve a embreagem de um carro?

Não há dúvida de que a embreagem é o componente mais usado pelo motorista dentro do carro, junto ao volante. Assim, os dois compõem basicamente a ligação entre quem dirige e o motor, e é pelos dois que a velocidade é controlada. Contudo, muitos motoristas não entendem por completo o funcionamento desse sistema fundamental para todo o carro.

A embreagem é muito mais ampla do que apenas o pedal, no qual o motorista pisa para trocar as marchas em carros de embreagem mecânica. Entender para que serve a embreagem passa por compreender quais são esses componentes e como eles estão relacionados entre si.

O que é um sistema de embreagem

O sistema de embreagem é composto por platô, disco, cabo, sistema hidráulico, rolamento e o pedal de embreagem. Esse sistema de peças está acoplado aos volantes e entra em funcionamento durante as trocas de marchas manuais ou no uso do câmbio automatizado.  

O sistema de embreagem é muito mais do que apenas o pedal. Quando o motorista pisa no pedal de embreagem, ele está acionando o dispositivo que desacopla o disco do volante do motor e corta a conexão com a caixa de câmbio. Por isso é fundamental compreender para que serve a embreagem e usá-la do melhor modo.

Para que serve a embreagem automotiva

A embreagem automotiva tem a função de unir o eixo que movimenta as rodas com o eixo que movimenta o motor. 

Ela permite que o carro produza a força exata para cada movimento que ele faz, como sair do lugar, aumentar e diminuir a velocidade. Ela é uma espécie de controladora da velocidade do motor e ajuda o carro a não morrer nas trocas de marcha.

velocímetro esportivo de um carro
A embreagem nada mais é do que um filtro regulador da força do motor.

Um carro sem o sistema de embreagem jamais sairia do lugar, porque a força necessária para fazer a roda girar e gerar atrito com o solo é maior que a força que a mesma roda precisa para girar mais rapidamente quando ela já está em movimento. 

Por isso, quando alguém perguntar para que serve a embreagem, a melhor forma de criar um paralelo é falar que ela serve como uma espécie de filtro regulador da força do motor.

Como funciona a embreagem

O funcionamento da embreagem é mecânico e feito por uma série de discos. Como funciona a embreagem vai sempre depender do movimento desses discos. Quando o pedal é acionado, o platô faz com que um disco se desprenda do volante. 

O platô é um pistão, que alivia ou aumenta a pressão nesse disco e permite que o motor receba o comando de aumentar ou diminuir a velocidade. Ao soltar o pedal, o platô encaixa novamente no disco.

Pode parecer muito complicado, mas entender como funciona a embreagem facilita e muito na hora de aprender a dirigir. Muitas pessoas que estão descobrindo como dirigir possuem dificuldades em entender para que serve a embreagem. 

Quando esse mecanismo é imaginado, o aluno consegue entender como a embreagem está ligada ao motor e porque ela é importante para trocar as marchas. 

Qual a função da embreagem nos carros automáticos?

Os carros automáticos são conhecidos por eliminarem a função da embreagem. Neles, a função desse sistema passa a ser num mecanismo chamado conversor de torque.

Este opera, por um computador alimentado pela bateria, os comandos de aumentar ou diminuir a velocidade. A função da embreagem passa a ser totalmente computadorizada.

Aprenda a fazer o controle de embreagem

câmbio de um carro representando para que serve a embreagem veicular
O controle da embreagem é feito facilmente pelos pés do motorista e entender como este funciona é essencial para dirigir corretamente.

O chamado controle da embreagem nada mais é do que a regulação de seus discos. O processo pode ser feito pelo motorista e é extremamente simples. 

É preciso parar o carro em uma subida ou em uma descida e fazer um jogo com os pés: pisar no pedal, depois pisar no acelerador e depois ir tirando o pé do acelerador até o volante trepidar.

Caso você esteja na fase de aprendizado, esse exercício pode ser feito em ruas mais vazias, para que o trânsito não seja interrompido. Depois de entender para que serve a embreagem, é só colocar em prática e não deixar o carro morrer!

Os principais problemas na embreagem

O problema na embreagem mais comum no mundo inteiro é quando ela desliza e não consegue tirar o disco do platô para que a marcha seja trocada. 

Outro problema comum é quando ela trava e não funciona mais, ou quando o pedal fica muito rígido, com problemas de lubrificação no sistema ou no cabo da embreagem.

Como solucionar esses problemas? As melhores opções são sempre contar com um mecânico de sua confiança e colocar componentes de qualidade em seu carro, sejam eles da embreagem ou elétricos, como as Baterias Moura.

Caso já tenha identificado a necessidade de trocar sua bateria, confira o serviço oficial de entrega e instalação da Moura, o mourafacil.com:

4 pensamentos em “Entenda para que serve a embreagem veicular

    1. Olá Daniel! Tudo bem?

      Para descobrir a bateria indicada para seu veículo, basta acessar https://www.mourafacil.com.br e informar corretamente a cidade, veículo e o ano do modelo, assim você irá encontrar o modelo recomendado pelo seu fabricante.

      Caso precise, entre em contato com a nossa central de vendas através do telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Obrigado pelo interesse em nossos produtos.
      Ficamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Moura Fácil.

  1. Comprei na Casa da Bateria em Capao da Canoa/ RS dia 31//01/2019 , ficou 14 dias parado fui ligar hj acendeu luzes do painel, mas o motor nao pegou tremeu o ponteiro do velocímetro. Q tipo d problema poder ser?

    1. Olá Pedro!

      Agradecemos pela mensagem e por compartilhar o ocorrido conosco.

      Pedimos que acesse: http://www.moura.com.br/distribuidores para localizar a unidade de distribuição mais próxima de você.

      Eles irão avaliar o produto e te ajudar com esse problema. Caso a distribuidora seja muito longe da sua localização, eles podem fazer o melhor direcionamento. Por favor, tenha em mãos o produto e o certificado de garantia preenchido.

      Teremos o prazer em te receber em nossa unidade!

      Seguimos à disposição,

      Atenciosamente,

      Moura Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp