Por que é tão perigoso dirigir com pneu careca?


Por que é tão perigoso dirigir com pneu careca? Você sabe quais os riscos e penalidades que essa prática pode trazer ao condutor?

Isto é, além da possibilidade da aplicação de multas, quem guia com pneu careca ainda coloca sua segurança e dos demais passageiros e condutores em risco. O problema, aliás, é bem mais comum do que se imagina.

Mas você sabe quais os principais riscos que isso pode ocasionar? Neste artigo explicamos porque é tão perigoso dirigir com pneu careca. Confira!

Qual a importância do pneu no veículo?

Antes de falarmos sobre os perigos de dirigir com pneu careca, é preciso saber qual a importância desse componente para o veículo.

Em resumo, os pneus são responsáveis por auxiliar no contato do veículo com o solo, trazendo estabilidade na direção.

Assim, é de grande importância que eles estejam em perfeitas condições, garantindo toda segurança e estabilidade que o motorista necessita para guiar. Além disso, é importante destacar que dirigir com pneus em boas condições de uso traz também um desempenho melhor para o seu veículo.

A durabilidade dos pneus

Por ser um componente indispensável para o seu carro, é importante manter os cuidados com o pneu.

Para isso, é importante sempre utilizar o modelo mais adequado, com as características corretas para o seu automóvel. Deixar de optar pelo pneu certo também pode ocasionar riscos e gastos para o motorista.

Isto é, com o modelo certo, você garante que o pneu possa rodar durante toda sua vida útil, que é de aproximadamente 50 mil quilômetros. Contudo, é sempre importante se atentar para o desgaste e durabilidade do componente.

Com o tempo, esse desgaste por ser maior, fazendo com que os pneus percam a sua utilidade. Isso, aliás, é um dos perigos de dirigir com pneu careca.

Perigos do pneu careca 

Guiar com pneus em péssimas condições de uso trazem riscos enormes para o motorista, passageiros e outros condutores. Veja alguns desses perigos:

Aquaplanagem e derrapagem

Esse risco se deve ao fato de o componente perder sua capacidade de aderência. Com isso, existe um risco real de que o seu veículo esteja mais suscetível à aquaplanagem e derrapagem. 

Isso acontece devido a falta de aderência dos pneus com o solo, fazendo com que a frenagem seja prejudicada em condições de pista molhada.

Dessa forma, sem a sua características de tração, o pneu careca faz com que o veículo perca estabilidade, sendo mais dificilmente manter o controle, o que aumenta os riscos de acidentes.

Dirigir com pneu careca trás riscos à segurança do condutor. Na imagem vemos algumas motos com o pneu desgastado.
Além dos riscos à segurança, dirigir com pneu careca também pode resultar em uma infração grave.

Tempo maior de frenagem

Outro dos perigos em dirigir com pneu careca é o maior tempo de resposta na frenagem. Sem a estabilidade e contato com o solo, o poder de desaceleração é bem menor, especialmente em pistas onde o atrito com o solo é prejudicado.

Com isso, a distância necessária para que o veículo possa efetivamente parar é maior, atrapalhando o trabalho de outros componentes, como freios e embreagem.

Isso também ocasiona uma instabilidade na direção, o que compromete a dirigibilidade do automóvel.

Acidentes de trânsito

É possível dizer que um dos maiores perigos do pneu careca é o aumento das chances de acidente. Guiar com pneus desgastados e sem aderência implica em uma dificuldade ao realizar frenagens.

Desse modo, manobras emergenciais podem ser prejudicadas, fazendo crescer os riscos de batidas e acidentes de trânsito mais graves.

Infração e multa

Por último, também vale destacar que dirigir com pneu careca, devido aos riscos que isso traz, faz com que o motorista incorra em uma infração de trânsito grave. O artigo 230 do Código de Trânsito considera infração “conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante”.

Com isso, além da possibilidade da perda de 5 pontos na carteira, há uma penalidade financeira no valor de R$ 195,23. O mesmo vale também para o estepe.

Caso os pneus se encontrem em estado crítico de uso, ainda exige a chance de que o veículo ser apreendido, aumentando o prejuízo que poderia ser facilmente evitado. 

Como identificar um pneu careca?

Para evitar os perigos de conduzir com pneu careca e ser multado ou causar um acidente ainda mais grave, o ideal é que você saiba quando identificar quando é necessário fazer a troca desse componente.

A melhor forma de fazer isso é conferindo as bandas de rodagem do próprio pneu. O componente traz consigo uma indicação de quando a troca do pneu deve ser feita.

Além disso, outros sinais de que o seu pneu já está desgastado, são:

  • Perda da estabilidade do veículo;
  • Dificuldade na condução do automóvel;
  • Maior tempo para conclusão da frenagem;
  • Identificação de inchaços ou “bolhas”, na lateral do pneu;
  • Aumento nas vibrações do volante.

 Fique sempre atento aos sinais de desgaste e realize a troca dos pneus caso necessário. 

E para mais dicas sobre os principais cuidados com seu veículo, confira Moura Fácil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp