às |Atualizado às
Pouco a pouco, o modelo vai deixando de ser novidade no cenário nacional. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos mais de 7,5 mil carros elétricos na primeira metade de 2020 no Brasil. Mas, afinal, como funciona um carro elétrico?
Muito populares, a previsão é de que no ano de 2040 a venda de carros elétricos no país chegue a 60 mi de exemplares por ano — o que representa mais de 50% do setor automotivo.
Fato é que alguns municípios brasileiros incentivam a compra desse tipo de veículo, como ocorre na capital paulista. Em São Paulo, os donos de carro elétrico ou híbrido — caso do velho conhecido Corolla — pagam apenas metade do valor do IPVA. Tudo isso para motivar os consumidores a serem mais sustentáveis.
No entanto, mesmo com o aumento da procura por esse tipo de carro, muitas pessoas ainda desconhecem como ele funciona, bem como quais são as principais características que compõem esses modelos.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo especial a seguir. Nas próximas linhas, você poderá tirar suas principais dúvidas a respeito dos carros elétricos.
Não deixe de conferir, e tire todas as suas dúvidas sobre como funciona um carro elétrico!
Para entender melhor sobre como funciona um carro elétrico, precisamos entender que, como o próprio nome já anuncia, eles operam através da eletricidade.
Mas, para que esse tipo de veículo funcione corretamente, são necessários alguns outros componentes veiculares, que também são essenciais para qualquer modelo dessa categoria.
Confira cada um nos tópicos a seguir:
Ela é responsável por fornecer energia para os faróis e todo sistema elétrico do veículo, auxiliando, também, a partida em modelos híbridos.
Além desses pontos, contamos com mais dois componentes essenciais nos modelos elétricos:
Se você busca melhor conhecer sobre como funciona um carro elétrico, uma dúvida que pode vir à tona é sobre como, afinal, esses modelos são recarregados.
Nos carros à combustão, por exemplo, basta ir até um posto de combustível e abastecer o tanque. Mas, e naqueles que contam com uma corrente elétrica?
Para o carro elétrico andar, é necessário realizar uma recarga energética — bem similar ao que acontece quando seu celular descarrega, por exemplo, e você precisa conectá-lo a uma rede de alimentação.
O carregamento de um veículo elétrico pode acontecer de casa mesmo, com a utilização de conectores que costumam acompanhar o automóvel. A voltagem ideal, por sua vez, pode ser de 110V ou 220V.
O aparelho de recarga, no entanto, demanda que a rede elétrica tenha aterramento elétrico funcional. Isto é: que o pino central da tomada não apenas conduza os outros dois pinos, mas também seja realmente utilizado.
Vale destacar ainda, que a recarga em rede doméstica pode levar, em média, 40 horas para ser completa.
Também é importante que, antes de adquirir um carro elétrico, um especialista seja consultado para analisar a rede doméstica da sua casa.
Outra opção para realizar a recarga, poderia ser levar o carro elétrico até um posto exclusivo postos de recarga ultrarrápida.
Atualmente, o Brasil está investindo mais nesse serviço e pode ser cada vez mais comum encontrarmos pontos de recarga próximos às rodovias, por exemplo, ou em locais em que existe a possibilidade de carregamento do veículo de maneira tranquila.
Atualmente, aqui no Brasil, as fabricantes de automóveis já começaram a lançar seus modelos elétricos, enxergando nosso país como um local onde, no futuro, os carros elétricos podem passar a ser um bem mais acessível.
Alguns modelos interessantes foram lançados desde 2019, com um preço de mercado que fica em torno de R$200mil. São eles: Renault Zoe, Jac iEV40, Nissan Leaf e Chevrolet Bolt.
Algumas marcas luxuosas também já contam com categorias em carros elétricos, como, por exemplo, a BMW e Volvo, além do modelo Jaguar I-Pace, que custa quase R$500mil.
E, se você busca entender melhor sobre como funciona um carro elétrico, pode achar interessante conhecer alguns dos modelos mais vistos no Brasil. São eles:
O carro elétrico proporciona diversas vantagens e, para te explicar melhor, reunimos cada uma delas a seguir. Confira:
Além disso, no fim das contas, sua manutenção acaba sendo mais simples e barata;
Em qualquer tipo de carro, poder contar com uma bateria de qualidade e segura é fundamental, e claro, não seria diferente com a bateria auxiliar dos carros elétricos. Pensando nisso, a Moura trabalha com atenção para oferecer as melhores opções do mercado tanto para modelos a combustão, quanto com opções de confiança para as baterias auxiliares dos elétricos.
Confira nossos produtos no Moura Fácil, e sinta-se seguro para rodar com seu veículo sabendo que a assistência da sua bateria está a um clique de distância.
© 2024 - Acumuladores Moura S.A.
CPNJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições