Como identificar cabo positivo e negativo na bateria?


Está precisando de uma troca de bateria automotiva? Na hora de buscar um especialista para te ajudar, é importante que você saiba se a troca está sendo feita corretamente, não é? E saber identificar o cabo positivo e negativo da peça é fundamental nessa hora, pois uma bateria mal instalada pode gerar curto circuito em seu veículo.

Por isso, ainda que você entenda como realizar a troca de uma bateria, é muito importante que você entre em contato com um profissional que possa fazer isso por você, sem que haja perigo. Com o serviço Mourafacil.com, em até 50 minutos um especialista irá até você realizar a troca.

É essencial ter alguém que faça a substituição de sua bateria rapidamente e em segurança, por isso, trouxemos dicas muito importantes para que você reconheça um bom trabalho sendo feito.

Cabo positivo e negativo: como identificá-los?

Antes de mais nada, na hora de trocar ou recarregar a bateria, é vital a identificação dos cabos da peça, para que o processo ocorra de forma correta. 

Quando a identificação do cabo positivo e negativo é feita incorretamente, há o risco de que um curto circuito ocorra, podendo danificar toda a parte elétrica do veículo ou causar um incêndio que coloque em risco a sua saúde.

Para que o processo de troca seja mais intuitivo, as fábricas obedecem rigorosas regras de produção. Assim, para identificar rapidamente os lados da bateria do carro, é preciso buscar pelos sinais de + para o lado positivo e de para o negativo. Os sinais costumam ser grandes, destacados e em relevo.

Geralmente, os fabricantes inserem esses sinais universais logo abaixo do polo, permitindo que até mesmo em baixa luminosidade consigamos descobrir qual o cabo positivo e negativo para o encaixe correto dos fios.

Cor do fio positivo e negativo

Os fabricantes de bateria unificaram essa identificação para que pudessem evitar acidentes. Preste bastante atenção na cor do fio positivo e negativo: o cabo vermelho é o da corrente positiva e o preto, da negativa.

E quando o cabo positivo e negativo só tem uma cor?

Caso isso venha a ocorrer, é imprescindível buscar as identificações universais de polos de energia: + (positivo) e (negativo). Tanto a bateria, quanto o cabo a ser utilizado devem ter essas identificações.

Independente de seu cabo ser colorido ou monocromático, o ideal é sempre fazer a verificação dos polos de corrente. Identificar o cabo positivo e negativo é a única forma realmente segura de fazer os devidos reparos à sua bateria.

Realizando a troca da bateria de forma segura

Imagem de uma mecânica verificando o cabo positivo e negativo da bateria automotiva
Identificar o cabo positivo e negativo da bateria é de vital importância para que a troca seja segura.

Confira como deve ser feita a troca e fique atento quando forem substituir sua bateria:

Desligue o polo negativo

Na hora de desligar a bateria, é normal que outra dúvida surja: qual polo desligar primeiro? Após a identificação correta do cabo positivo e negativo, é necessário desligar o polo negativo e não deixar que ele volte a entrar em contato com a bateria. Depois, desligue o positivo.

É importante que esse passo a passo seja seguido rigorosamente para evitar qualquer complicação em relação ao sistema elétrico do automóvel. 

Mas não se preocupe, nossos especialistas estão preparados para realizar a troca de bateria com toda a segurança.

Na hora de trocar a bateria do carro, este passo a passo é muito importante:

  • Identifique e memorize os cabos que vão para os polos positivo e negativo;
  • Retire a bateria antiga cuidadosamente;
  • Recoloque a bateria nova exatamente na posição da anterior;
  • Religue a nova bateria, respeitando suas polaridades.

Religue a bateria

Para religar a nova bateria, a fórmula é ir na direção contrária à do desligamento da bateria: religue antes o cabo positivo e, depois, o negativo.

Seguindo essas instruções à risca e conectando devidamente o cabo positivo e negativo, sua troca terá sido eficiente.

Por fim, basta aplicar uma leve torção nos conectores da bateria, para que eles não fiquem soltos e nem se movam, fazendo com que sua bateria tenha uma vida útil melhorada.

Troca energizada

A troca energizada ou jumpeamento pode ser necessária em veículos mais modernos, para que durante a troca da bateria não sejam apagadas as informações armazenadas no veículo. 

O procedimento é importante para que não ocorra a desconfiguração do alarme, relógio ou mesmo a perda da configuração eletrônica do veículo. 

Para saber se isso é necessário em seu automóvel, é importante confirmar no manual do veículo qual procedimento deve ser realizado na troca.

No Mourafacil.com a troca de sua bateria é de graça

Utilizando o serviço Mourafacil.com você recebe sua nova bateria em até 50 minutos e ainda tem entrega e instalação gratuitas por quem mais entende de bateria automotiva.

Para facilitar, você paga somente no momento do recebimento, em dinheiro ou até 10 vezes no cartão de crédito. Não perca tempo e entre em contato com com a Moura agora mesmo:

Botão CTA

A Moura vai até a sua localização e te garante uma bateria de qualidade e com certificado de garantia.

Gostou da leitura? Acompanhe nossos conteúdos semanais e aprenda cada vez mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp