Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é o câmbio dualogic? Vale a pena investir nessa tecnologia?

O que é o câmbio dualogic? Vale a pena investir nessa tecnologia?

cambio-dualogic
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O câmbio Dualogic é a alternativa perfeita  para quem quer flexibilidade na hora de escolher entre o modo automático e a sensação de controlar as marchas do carro.

No mundo está sempre em evolução. Novas tecnologias tendem a facilitar nossa vida e otimizar nosso tempo.  Já a algum tempo, os câmbios manuais vêm sendo substituídos por outros sistemas mais complexos e econômicos

Neste post, você vai aprender quais as características do câmbio Dualogic, seu funcionamento, bem como seus principais prós e contras. 

E então, quer aprender tudo isso com a Moura? Siga com a leitura! 

O que é o câmbio Dualogic? 

O câmbio Dualogic foi lançado no Brasil pela Fiat. Esse tipo de câmbio surgiu para facilitar a troca de marchas de câmbio manual, pois o sistema automatiza o processo sem perder a potência do automóvel

Mas será que o câmbio Dualogic vale a pena? Entre as suas principais vantagens estão o menor consumo de energia e menor índice de poluentes no meio ambiente. Além disso, você não tem problemas com a perda de potência nas trocas de marchas.  

Como funciona o câmbio Dualogic? 

O câmbio Dualogic funciona de maneira simples. Ele é como um câmbio manual, mas que passa as marchas por computador e dispensa a embreagem. No entanto, também é possível acionar as marchas manualmente

Outro detalhe importante é que no modo conhecido como Auto, o sistema tem autonomia e opta pela troca de marchas quando necessária. Além disso, no câmbio Dualogic você tem a seguinte configuração: 

  • R – Marcha ré do câmbio Dualogic;
  • N –  Significa “Neutral”, que quer dizer, manter o carro em ponto morto;
  • M – Modo manual do câmbio;
  • D –  É o Modo “Drive”, as marchas são trocadas sozinhas. 

Qual o problema do câmbio Dualogic? 

Alguns motoristas citam o desconforto entre os principais problemas do câmbio Dualogic. Outro ponto negativo é que ele pode engasgar ao mudar as marchas, o que costuma dar dor de cabeça para o dono do automóvel.

O câmbio Dualogic também pode apresentar as seguintes falhas: 

  • vazamento de óleo no sistema hidráulico -quando isso acontece o câmbio Dualogic não engata as marchas;
  • queima da bomba de pressão;
  • constante troca do filtro do automóvel. 

Qual a diferença entre o câmbio Dualogic e o automático?

cambio dualogic

O câmbio Dualogic e automático não são a mesma coisa, ainda que guardem semelhanças.

Com o Dualogic, você tem a opção de escolher entre passar as marchas manualmente ou não. Já com o câmbio automático, você apenas freia e acelera para dirigir, ou seja, basta selecionar a alavanca para sair com o automóvel. 

Quanto custa a manutenção do câmbio Dualogic?

O valor da manutenção do câmbio Dualogic costuma variar um pouco. No entanto, uma pesquisa realizada em 2019, em oficinas especializadas em São Paulo e no Rio de Janeiro apontou que o reparo no Dualogic custa em torno de R$ 3.500,00. 

Qual a diferença entre o câmbio Dualogic e Dualogic Plus?

A principal diferença entre o câmbio Dualogic e o Dualogic Plus é que o primeiro é um sistema de automatização de transmissão manual, que produz um certo desconforto na hora da troca de marchas. 

Já o Dualogic Plus foi criado para resolver esse problema. Além disso, ele tem um recurso chamado creeping que permite o câmbio levemente acelerado quando engatado. Com isso, o automóvel fica parado em aclives sem nenhum problema. 

Também não é necessário acelerar para sair. Outra vantagem é que na hora das manobras à ré com a aceleração contínua, o condutor pode usar o freio para controlar o movimento do carro. Algo que é difícil para um veículo automatizado comum. 

Quais os automóveis têm o sistema Dualogic? 

Veja os principais automóveis com sistema Dualogic: 

Fiat Mobi 1.0 

O câmbio Dualogic do Fiat Mobi 1.0 recebeu várias melhorias e hoje é chamado de GSR-Comfort. O automóvel é considerado a opção sem pedal de embreagem mais barata do Brasil

Firefly 

Automóvel manual sequencial com modo automático de 5 marchas. Tem tração dianteira, direção elétrica,e dois freios a disco. Também pode ser encontrado no álcool ou na gasolina. 

Grand Siena Essence Dualogic

O automóvel corresponde a 15% das vendas da versão topo da Fiat. Vem com motor E.Torq de 1.6 litro e 117 cv a 5.500 rpm. Você encontra etanol e tem o mesmo sistema de combustível do Palio. 

Já o torque pode chegar a 16,8 kgfm em altas 4.500 rotações. Apesar de ser considerado um automóvel grande, com 4,29 metros de comprimento, o sedã é leve e a versão com câmbio robotizado pesa no máximo 1.148 kg.

Weekend Adventure 1.8 E.torQ

Automóvel perfeito para você e toda a família. O Weekend Adventure 1.8 E. torQ  possui câmbio Dualogic para te oferecer mais uma maneira inteligente de você dirigir. A Fiat uniu a praticidade e a popularidade do Palio Weekend Adventure com a modernidade.

Outros modelos

Os modelos citados acima são da Fiat e já não são mais produzidos, mas podem ser encontrados no mercado de usados e em circulação nas ruas. 

Além disso, há outras montadoras que contam com a mesma tecnologia, como é o caso da Volkswagen com os modelos up! 1.0 MPI, Gol 1.6 MSI, Voyage 1.6 MSI, Fox 1.6 MSI e SpaceFox 1.6 MSI.

E também a Renault, com o Sandero Stepway Dynamique 1.6.

Agora que você já viu se o câmbio dualogic vale a pena, ficará mais fácil na hora de escolher o seu próximo automóvel, não é mesmo? Mas não se esqueça que para garantir o bom funcionamento do seu carro, você terá que contar com uma boa bateria automotiva. 

Gostou do conteúdo? Acesse sempre o nosso blog e confira mais dicas automotivas!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

Uma vistoria reprovada por quilometragem acontece através da vistoria cautelar – um procedimento fundamental na compra e venda de veículos...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos