Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Carregador de bateria para carro: saiba quando vale a pena ter

Carregador de bateria para carro: saiba quando vale a pena ter

5 min

Diversos são os imprevistos desagradáveis que podem acontecer com motoristas ao pegar o veículo, e a falha na bateria do automóvel pode ser um deles. Quando viramos a chave e o motor não dá partida, muitas vezes o desespero pode vir à tona. Então, nessas situações de emergência, ter um carregador de bateria para carro pode ser de grande ajuda.

Embora a alternativa mais procurada seja fazer a famosa chupeta — que é quando, por meio de um cabo próprio, transmite-se energia elétrica de uma bateria de outro veículo para aquela bateria que está sem carga, utilizar um carregador portátil pode ser muito mais prático e seguro.

E é válido destacar que esse equipamento não está disponível somente em lojas ou oficinas mecânicas, podendo ser transportados de um lugar ao outro, inclusive até onde o automóvel se encontra. 

Desse modo, investir em um carregador de bateria para carro pode facilitar a vida de muitos motoristas em situações de emergência. Afinal, eles são fáceis de serem transportados e estão aptos para recarregar uma bateria automotiva que está completamente zerada.

Então, pensando em esclarecer quando vale a pena ter um carregador portátil, nós preparamos o conteúdo a seguir. Confira nas próximas linhas!

É seguro usar carregador de bateria para carro?

Como tudo que está em conexão com a eletricidade, manejar este tipo de aparelho também pode oferecer perigo para os usuários. No entanto, vale ressaltar que os mecanismos tecnológicos relacionados aos carregadores de bateria automotiva vêm obtendo avanços. 

Atualmente, existem no mercado diferentes modelos e marcas do produto, os quais contam com um recursos variados relacionados ao funcionamento do equipamento, bem como com recursos de segurança que auxiliam todos os tipos de usuários.

Desse modo, tomando cuidado e seguindo as orientações informadas no manual de uso de cada produto, acidentes podem ser evitados. A seguir, confira como usar com segurança o equipamento!

Passo a passo para usar o carregador portátil com segurança

carregador de bateria para carro

Sempre privilegie o trabalho de um profissional qualificado.

Primeiramente, é preciso ressaltar que, durante todo o processo de recarga, é imprescindível que o usuário utilize luvas de borracha e retire todos os acessórios de metal que possuir em seu corpo, como relógios, pulseiras, brincos, etc. Além disso, é importante que não se utilize ferramentas metálicas durante o procedimento. 

  1. Leia atentamente o manual de instruções do carregador de bateria para carro: é sempre indicado seguir as orientações do fabricante de cada modelo;
  2. Desconecte os cabos da bateria: primeiro, o cabo negativo deve ser desconectado e, depois, o positivo, a fim de evitar pane no sistema elétrico do carro;
  3. Remova a bateria do compartimento do veículo: a peça deve ser retirada do carro e colocada em um lugar seguro;
  4. Conecte os cabos do carregador nos polos da bateria automotiva;
  5. Plugue o carregador em uma tomada com a voltagem indicada no produto: no caso do equipamento não ser bivolt, nunca conecte-o em uma tomada que não seja da tensão adequada;
  6. Instale novamente a bateria no veículo.

Atente-se para o fato de que retirar a bateria pode desconfigurar o computador de bordo do veículo, a depender do modelo, logo, será preciso reconfigurá-lo quando a bateria for instalada novamente.

O carregador portátil pode danificar a bateria automotiva? 

Se não for usado da maneira correta, o carregador portátil pode, sim, causar danos à bateria veicular. Isso pode acontecer caso os cabos do equipamento forem conectados nos polos invertidos (positivo no negativo e negativo no positivo), causando pane no circuito elétrico e consequente danificação da peça.

Além disso, a má utilização do carregador de bateria para carro pode implicar em um superaquecimento do componente. Entretanto, com os equipamentos mais modernos e tecnológicos, como os chamados carregadores inteligentes, recarregar a bateria é mais simples, havendo menos riscos de fazer um mau uso do aparelho. 

Esses novos carregadores contam com uma telas digitais ou leds que exibem o monitoramento da ação, bem como possuem um sistema de carga flutuante, ou seja, o aparelho pode ficar conectado à bateria por horas sem que isso implique em danos para o mesmo.

Além disso, os modelos mais modernos contam com o recurso de desligamento automático quando a bateria fica completamente carregada. Desse modo, até mesmo os mais leigos nesse tipo de procedimento estarão aptos a realizarem a recarga por meio desses equipamentos portáteis.

Vantagens do carregador portátil

  • Praticidade: por ser fácil de manusear, o carregador de bateria para carro permite que o usuário facilite o processo de recarga;
  • Comodidade: por ser portátil, o usuário não precisa deslocar o carro até uma oficina mecânica, podendo levar o carregador até o local em que o carro está; 
  • Custo-benefício: como o próprio  usuário consegue realizar o procedimento, não haverá custos com mão de obra

Contudo, embora o carregador de bateria para carro seja uma opção que oferece mais praticidade e comodidade para o usuário, caso a bateria venha a descarregar com frequência, o defeito pode ser mais sério, sendo recomendado que o carro seja levado até uma oficina mecânica especializada para que a inspeção seja feita a fim de descobrir a causa do problema.

Caso você precise trocar a bateria do seu veículo, já sabe, né? A Moura conta com os melhores componentes do mercado automotivo. Confira os produtos da nossa loja e não perca os outros conteúdos do nosso blog!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos