Carro acelerando sozinho? Saiba como resolver!


Você já se deparou com o carro acelerando sozinho? Pode acontecer de, às vezes, você sentir o motor acelerando e o veículo oscilar de velocidade sem o seu comando.

Mas calma! O que muita gente não sabe é que esse é um problema comum e pode acontecer com qualquer motorista, já que o defeito pode ser causado por problemas em diferentes peças.

Além de aprender como resolver esse incômodo, é preciso identificar nos diferentes componentes o porquê do carro acelerando sozinho. E é justamente isso que vamos mostrar neste artigo. Vamos lá?

 

Quando o defeito ocorre

Em primeiro lugar, é preciso entender se é isso mesmo que está acontecendo com o veículo. E já que essa situação pode ser mais comum do que se imagina, é importante saber identificá-la adequadamente. Então, vamos entender quando o defeito se manifesta:

Em geral, é comum que o problema se apresente logo ao ligar o veículo. O motor acelerando em ponto morto é um dos exemplos mais comuns.

Outro caso em que se sente o carro acelerando sozinho ocorre quando o motor morre assim que você acelera. Se isso está ocorrendo, é necessário entender quais componentes podem ser a causa do defeito.

 

Principais causas do motor acelerando sozinho

Isto é, saber como identificar as principais causas do carro acelerando sozinho pode ajudar você a fazer um diagnóstico mais preciso, assim, fica mais fácil solucionar o defeito.

Mas afinal, quais os sinais de que o veículo está com o motor fora do ponto? Confira a seguir alguns dos sintomas mais comuns:

 

Erro no atuador de marcha lenta

Uma das principais causas do carro acelerando sozinho é o atuador de marcha lenta com defeito. O componente, que atua em conjunto com o motor, pode ter a sua funcionalidade afetada e, com isso, ocasionar o problema de motor acelerado.

Isso ocorre porque o atuador tem por função regular a rotação do motor quando este está sem acelerar, ou seja, em marcha lenta.

Com isso, ele é conectado ao sistema elétrico do veículo, sendo responsável ainda por auxiliar na entrada de ar e combustível. Defeitos nesse componente alteram a quantidade de ar e combustível que chega ao motor, afetando seu funcionamento.

Além disso, com o erro no atuador de marcha lenta, é possível ainda que haja prejuízos ao módulo, o que, por sua vez, resulta no motor acelerando sozinho.

 

Entrada de ar na câmara de combustão

Outra possível causa do defeito é a entrada de ar na câmara de combustão. Em geral, o módulo do veículo quantifica uma determinada quantidade de ar para entrada na câmara de combustão.

Contudo, caso haja uma contradição na quantidade de ar que acessa a câmara, o resultado final é alterado e isso resulta em carro acelerado e motor fora do ponto.

Na imagem, uma mão está em destaque trocando a marcha do carro. Sempre é importante identificar as causas de um carro acelerando sozinho.
Identificar as causas do carro acelerando sozinho é o primeiro passo para resolver o problema.

Sensor de borboleta desregulado ou com defeito

O defeito do carro acelerando sozinho também pode ser causado pelo sensor da borboleta irregular. Isso acontece quando o corpo de borboleta está sujo.

Quando esse sensor falha, o atuador, que funciona em conjunto com ele, identifica o ciclo de injeção erroneamente. Isso faz com que o motor continue recebendo injeção de combustível, mesmo que você não esteja com o pé no acelerador.

Dessa forma, o resultado é um motor fora do ponto e um carro que acelera sozinho, mesmo quando parado.

 

Sincronização e problemas elétricos

Por fim, outras duas causas bem comuns de carro acelerando sozinho é o motor fora do ponto e problemas elétricos.

No primeiro caso, com o motor dessincronizado, há uma irregularidade nas informações recebidas pelo módulo de injeção.

Por sua vez, quando há um defeito na parte elétrica, é comum que outros componentes também sejam afetados.

Com isso, é bem possível que o veículo apresente uma aceleração oscilante, em decorrência desse tipo de problema.

 

Resolvendo o problema do carro acelerando sozinho

Como deu para notar, há mais de uma possível causa para este problema do carro acelerando sozinho. De falhas na parte elétrica a defeitos no próprio motor ou em seus componentes, existem uma série de motivos que levam até essa irregularidade.

Mas o que fazer ao notar que o carro está com o motor acelerando sozinho? Qual a melhor atitude que o motorista pode tomar nessa situação?

Depois de identificar esse defeito, o ideal é levar o veículo até um profissional de sua confiança para confirmar a real causa do problema. Dessa forma, o especialista será capaz de realizar quaisquer trocas ou reparos necessários.

E agora que você sabe o que causa e o que fazer ao se deparar com motor fora do ponto, aproveite para conferir outras dicas e cuidados que você pode tomar com o seu veículo. 

Acesse nosso blog e fique sempre atento às novidades que trazemos para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp