Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Carro falhando? Saiba o que pode estar acontecendo!

Carro falhando? Saiba o que pode estar acontecendo!

carro-falhando
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você tem tido problemas com o carro falhando? Um veículo dando trancos quando liga o motor, sofrendo com aquela “engasgada” durante a troca de marcha ou na hora de subir uma ladeira está dando sinais de que alguns de seus componentes podem estar com defeito. 

Esses defeitos podem ser causados por:

  • Problemas na vela de ignição;
  • Problemas nos cabos de vela;
  • Problemas nos injetores de combustível;
  • Problemas na bomba;
  • Uso de combustível de má qualidade

Como você percebeu, os problemas podem ter várias origens. Portanto, acompanhe este artigo para entender como identificar a raiz do problema do carro falhando e qual a melhor maneira de resolvê-lo!

Possíveis causas do carro falhando

A primeira etapa é esgotar todo o combustível adulterado do tanque de seu carro. Após isso, comece o processo de limpeza. Ao abastecer novamente, dê preferência a uma gasolina de qualidade e, se possível, aditivada. 

Mas por que usar gasolina aditivada? Esse combustível contém detergentes que ajudam a limpar os bicos e câmaras de combustão.  

Se você desconfia que esse seja o problema do carro falhando, mas não pode abastecer com a gasolina aditivada, há também a possibilidade de utilizar um aditivo de limpeza de bicos. O valor deste produto varia de R$ 10,00 a R$ 30,00. 

Problemas com combustíveis ruins 

Essa é uma das causas mais comuns do carro falhando e, na maioria das vezes, uma das mais simples de serem resolvidas sem o auxílio de um mecânico. Mas se o abastecimento com combustíveis duvidosos for recorrente, os danos ao automóvel podem ser irreversíveis. 

Gasolina misturada com água, etanol com percentual de borracha ou com adição de álcool anidro são exemplos de combustíveis adulterados que, nos últimos anos, se tornaram o pior pesadelo dos brasileiros e acarretam em um carro falhando.

Por que isso acontece? Normalmente, os solventes que são usados para provocar a adulteração de combustíveis provocam bolhas que entopem as mangueiras

Assim, o problema do carro falhando pode estar nessa interrupção de combustível.

Isto porque a falta de entrada do líquido no cilindro do automóvel prejudica diretamente a potência do mesmo, devido à baixa qualidade da alimentação.

É fundamental saber a procedência do combustível na hora de abastecer seu veículo, seja com etanol, gasolina ou diesel. Lembre-se: nem sempre o mais barato é o melhor! 

Em casos de dúvidas, peça um teste, muitos postos de combustíveis possuem uma ampola de pureza. 

mecânica deitada sobre um carrinho embaixo do veículo

Se você suspeita que esteja com o carro falhando por conta de combustível adulterado, o primeiro passo é realizar uma limpeza no tanque.

 

Problemas nos injetores de combustível

Há duas formas dos injetores de combustível entupirem: a primeira pode estar relacionada ao calor e, a segunda, ao combustível ruim usado no carro.

No segundo caso, os elementos sujos — como chumbo — mudam a pressão do combustível, assim a injeção será menor e isso pode acarretar em um carro falhando constantemente. No caso de estar 100% entupido, o carro não dará partida.

Outro componente que precisa de uma atenção especial é a bomba de combustível. O uso recorrente do carro na reserva contribui para a queima rápida da bomba de combustível.

Sendo assim, se você está com seu carro falhando quando acelera, pode ser um sinal de necessidade de limpeza no canal ou de remoção de sujeira e em casos mais graves, pode ser preciso trocar a bomba por completo

mecânico verificando no notebook detalhes sobre o veículo

Um bom profissional poderá fazer um check up em seu veículo e definir a causa do carro falhando.

 

Problemas na velas de ignição

Normalmente, a vela de ignição é o primeiro componente a ser lembrado quando o carro começa a falhar. Entretanto, a vela só é a ponta de todo o sistema de ignição, já que os defeitos podem acontecer também na bobina ou no cabo de vela, como explicamos abaixo:

Entre os problemas mais comuns ligados à vela está o desgaste excessivo — um defeito muito comum de acontecer. Assim, quando estiver com o carro falhando, verifique se a vida útil de sua vela de ignição chegou ao fim.

Vale ressaltar que outros problemas podem surgir nas velas, em decorrência do uso de combustíveis corrompidos. Como você viu, combustíveis adulterados podem trazer chumbo em sua composição. 

O metal pode acumular no isolamento e no eletrodo. E como o chumbo pode conduzir eletricidade, as altas temperaturas podem prejudicar o funcionamento da vela.  

Problema nos cabos de vela

Os cabos são os responsáveis por levar a energia das bobinas até as velas. São revestidos em material protetor, mas o desgaste desse componente — ou até mesmo um mau encaixe —  pode deixar o carro falhando. 

Vale verificar o encaixe dos cabos de vela através de um teste com multímetro. O teste indica se a passagem da corrente elétrica está funcionando bem ou se há algum defeito. Se houver alguma alteração, será necessário trocar o conjunto.

Vale lembrar que todos os componentes do carro se interligam e se complementam, se um está ruim, pode prejudicar o funcionamento dos demais. 

Agora você já sabe as principais causas que podem deixar o seu carro falhando! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, dê uma olhada no manual do seu veículo ou vá até um mecânico de confiança para uma vistoria. 

Em casos de trocas de componentes dos veículos, como velas, bomba de combustíveis e cabos de velas, opte sempre por peças originais. Procure sempre o melhor custo benefício.

E que tal aproveitar a revisão do carro para dar um check up na sua bateria? Quando for a hora de trocar, lembre-se que o mourafacil.com leva a bateria até você, com entrega, instalação e teste grátis! 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos