Confira quais cuidados ter com o carro no inverno


De acordo com a previsão meteorológica, o inverno brasileiro de 2022 deve ser menos rigoroso do que o de 2021. Contudo, as baixas temperaturas ainda mexem com o funcionamento dos carros. Afinal, as frentes frias — que chegarão já na segunda quinzena de maio de 2022 — impactam alguns mecanismos dos veículos, sendo necessário redobrar a atenção.

Se a intenção for pegar estrada com esse clima, ainda mais com o volume de turistas nas rodovias sendo maior, é muito importante tomar alguns cuidados especiais com o carro, especialmente com a bateria do seu automóvel.

Pensando em te ajudar a compreender melhor o tema, bem como dar dicas de cuidados para se ter com o carro no inverno, preparamos o conteúdo a seguir. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

O que o frio pode causar no carro?

O frio intenso pode causar algumas consequências no carro, como:

  • Aparecimento de ruídos: devido às peças de acabamento do veículo expandirem e contraírem diversas vezes quando as frentes frias chegam, alguns barulhos podem aparecer com mais frequência;
  • Exigência maior da bateria: durante as primeiras partidas do carro, a bateria será muito mais exigida, por isso, é importante que esteja tudo certo com essa peça;
  • Exigência maior do motor de arranque e alternador: com baixas temperaturas, o motor exige mais dessas peças para que seja possível dar a partida. Isso ocorre pois o óleo lubrificante do motor fica mais concentrado, demandando mais força para que os componentes girem.

Quais cuidados ter com o carro no inverno?

A seguir, confira os principais pontos para os quais você deve se atentar a fim de evitar que seu carro te deixe na mão nos dias mais frios!

1. Mantenha o “tanquinho” cheio

A manutenção do tanquinho da partida a frio cheio é fundamental nos dias em que a temperatura está mais baixa. Muito comum nos veículos flex, esse reservatório de gasolina ajuda e muito na partida do motor. Por isso, certifique-se de que o mesmo está abastecido e dê preferência para gasolina aditivada, pois ela garante mais durabilidade que a normal.

2. Tenha cuidado com a bateria

Antes da frente fria chegar, é imprescindível que o estado da bateria seja avaliado, afinal, durante as primeiras partidas no frio intenso, o motor exige demais desse componente. Por isso, realize a manutenção preventiva e, quando a temperatura estiver baixa, não dê a partida com equipamentos eletrônicos ligados, como rádio e faróis, e evite ligar e desligar o veículo durante um congestionamento.

3. Não force o carro nos primeiros km rodados

É recomendável percorrer os primeiros quilômetros sem exigir demais do motor, evitando acelerações bruscas. O ideal é esperar a sinalização do marcador de temperatura atingir sua posição central para acelerar. No caso de carros que não contam com esse marcador, é só esperar a indicação de que o motor ainda está trabalhando na fase fria sair do painel.

4. Espere um pouco para ligar o ar-condicionado

Antes de ligar o ar-condicionado do carro no inverno, é importante esperar que o motor atinja sua temperatura natural de operação. Afinal, nos dias frios, como a intenção é esquentar o veículo, não adianta ligar o sistema de climatização assim que der partida no carro, pois ele necessita do ar quente gerado pelo motor.

5. Não deixe o carro em ambientes abertos

Se possível, mantenha o carro em uma garagem durante a noite para que seja possível dar partida mais facilmente no outro dia, especialmente de manhã.

O que fazer quando o carro não pega no frio?

carro no inverno
Em veículos flex, é essencial conferir se o reservatório de partida a frio tem gasolina o suficiente.

Para fazer o motor a álcool pegar no inverno, a dica é colocar um pouquinho de gasolina no tanque de combustível. Afinal, os carros flex foram feitos para andar com gasolina, etanol ou uma mistura entre os dois. Portanto, se você quer auxiliar o sistema de partida é só colocar 5% de gasolina no tanque com etanol.

Por exemplo, se o seu tanque tem 50 litros, 2 litros de gasolina já resolveriam o problema do carro não pegar no frio!

Por que a bateria do carro descarrega no frio?

Em dias de frio intenso, o óleo lubrificante do motor fica mais denso/concentrado, o que faz com que os componentes do motor operem com mais dificuldade, exigindo mais da bateria para que seja possível dar partida. Dessa forma, sua carga se esgota de modo mais rápido, descarregando a bateria.

Como proteger a bateria do carro no frio?

A bateria do carro pode descarregar no inverno, por isso, é importante algumas medidas para protegê-la. É muito importante realizar a manutenção preventiva da peça, bem como checar outros componentes, principalmente o alternador — responsável por recarregar a bateria. 

Além disso, tomar cuidados com o carro no inverno como não ligá-lo e desligá-lo em congestionamentos e não dar partida no veículo com aparelhos eletrônicos ligados é essencial para proteger a bateria. 

Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp