Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Cheiro de gasolina dentro do carro? Entenda o que fazer

Cheiro de gasolina dentro do carro? Entenda o que fazer

cheiro-de-gasolina-dentro-do-carro
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Nenhum motorista deseja sentir cheiro de gasolina dentro do carro, não é mesmo? Afinal, esse odor caracteriza uma situação preocupante, visto que o combustível é inflamável e pode haver uma explosão.

Mas você sabe o que de fato pode significar o cheiro de gasolina dentro do carro? E sabe como proceder no caso de identificar esse problema? Pensando na importância de um condutor saber responder a estas perguntas, nós preparamos o conteúdo a seguir.

Abaixo, confira o que pode significar esse odor no interior do veículo e como removê-lo!

Qual o motivo do cheiro de gasolina dentro do carro?

Um dos motivos que podem causar cheiro de gasolina dentro do carro é um vazamento no tanque. Os carros modernos possuem materiais mais resistentes ao desgaste decorrente do tempo, chamados de poliuretano e plástico ABS, diferentes dos automóveis mais antigos, que são compostos de aço. 

Porém, apesar desse caráter mais duradouro, o tanque pode sofrer impactos conforme seu uso, o que pode gerar vazamentos de combustível e, por isso, o cheiro da gasolina dentro do carro se torna perceptível.

Outra possível causa para isso é um vazamento nas mangueiras presentes no cofre do motor que conduzem a entrada e a saída de gasolina do tanque. As conexões e juntas, feitas de plástico, podem estar mal encaixadas ou ressecadas, o que pode provocar vazamento de combustível no interior do carro.

Além disso, é possível que haja escape de gasolina devida à tampa de abastecimento, que pode ser mal colocada na última vez em que você abasteceu. Conferir se ela está fechada é importante para descobrir a fonte do problema. 

Não usar o carro por um tempo, deixando-o parado, também pode ser um causador da presença do cheiro de gasolina dentro do automóvel. Com a falta de utilização do combustível, ele começa a perder suas propriedades e criar impurezas, que podem causar desgastes nas mangueiras e no tanque, liberando o cheiro. 

Quando se trata de carros e combustíveis, temos que estar sempre atentos. Um deslize pode gerar uma grande dor de cabeça, literalmente.

É normal cheiro de gasolina?

Sentir cheiro de gasolina dentro do carro é um indicador de problemas e, por isso, não é normal. A presença desse odor no interior do automóvel é motivo de atenção para o condutor, que deve imediatamente investigar qual problema técnico levou ao vazamento de combustível e buscar soluções para a questão.

Como identificar um vazamento de gasolina no carro?

Além do que já foi dito, é importante verificar se não há poças ou manchas de combustível no piso sob o carro. Também é importante inspecionar visualmente para tentar identificar um possível vazamento.

Para se identificar um vazamento de gasolina no carro é fundamental que se observe, em primeiro lugar, se há a presença de poças ou manchas no piso da sua garagem, ou onde ele costuma ficar estacionado. Caso isso ocorra, o ideal é que se observe com uma lanterna a parte inferior do carro, em busca de possíveis rupturas no tanque, que geram goteiras de combustível e vazamento.

Outra forma possível é analisar o marcador de combustível do automóvel. Caso se note um consumo muito maior de gasolina do que o usual, pode ser um indicador de que esteja ocorrendo um vazamento.  

Além disso, verificar se a tampa do tanque está em condições ideais é importante para se identificar o problema. Por ser aberta e fechada durante todos os abastecimentos realizados, é uma peça sujeita a rachaduras. Nesse caso, a compra de uma tampa nova já é suficiente para solucionar a questão. 

Por fim, é importante destacar a necessidade de realizar a manutenção preventiva do veículo, bem como verificar a bateria do mesmo, afinal, é uma peça de extrema relevância para o perfeito funcionamento do automóvel.

O cheiro de gasolina dentro do carro com certeza é um incômodo, mas existem receitas caseiras que podem mandar o cheiro forte para longe.

O que fazer para tirar o cheiro de gasolina dentro do carro?

Antes de iniciar o processo de retirada do cheiro de gasolina de dentro do carro, é importante absorver a maior quantidade possível do líquido. Com um pano velho, pressione a área onde surgiu o vazamento, de maneira que o pano absorva o excesso.

Após feito isso, alguns produtos podem ser utilizados para tirar o cheiro do combustível, sendo estes:

1. Café 

Esfregue um pouco de café sobre a área atingida pelo vazamento e deixe em repouso por uma semana para que o líquido possa ser absorvido. Após esse período, aspire o pó restante e só então, caso seja necessário, realize uma lavagem no local.

2. Bicarbonato de sódio

Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio no local do vazamento por tempo indeterminado, aspirando a área mensalmente e adicionando mais produto ao final do processo. 

3. Areia de gato

Coloque sobre a área atingida do carro um pouco de areia de gato, deixando agir por um dia e aspirando posteriormente.  Como a areia possui capacidade absortiva de umidade e urina, ela será suficiente para eliminar o cheiro de gasolina de dentro do carro em um dia. 

Caso o odor persistir, não há problema em repetir esse procedimento novamente.

4. Spray eliminador de odor

Aplique sobre o interior do carro sprays específicos para tecidos que retiram odores. O ideal é que se espalhe o produto por toda a superfície e espere secar naturalmente. 

Para mais conteúdos como este, confira os posts do nosso blog e, caso precise realizar a troca da bateria, já sabe, né? Acesse o Moura Fácil e garanta a melhor peça para seu veículo!

 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos