Como lavar o carro debaixo do capô? Entenda aqui!


Lavar o automóvel por fora ser uma tarefa fácil, mas como lavar o carro debaixo do capô? É preciso atenção, já que sem alguns cuidados, você pode danificar peças importantes, como a bateria automotiva ou o motor.

Por isso, vamos explicar direitinho como é o passo a passo. Não se preocupe. Neste post, daremos algumas informações sobre quais produtos utilizar e como lavar as peças. 

E então, quer aprender tudo com a Moura? Continue com a leitura do artigo e siga as nossas dicas para ter um automóvel sempre limpinho por debaixo do capô! 

Por que saber como lavar o carro debaixo do capô? 

Se você é proprietário(a) de automóvel, saiba que é importante cuidar da aparência do veículo, para que ele dure mais e seja valorizado caso queira vendê-lo. No entanto, isso não se resume a cuidar da lataria. É recomendado saber como lavar o carro debaixo do capô e fazer a limpeza correta. 

Isso quer dizer que lavar componentes importantes, como o motor do automóvel, torna o veículo mais agradável aos olhos das pessoas. No caso de lavar o motor, é importante observar as peças e cuidar para que elas não sejam danificadas. Mas, se você não entende muito de mecânica, o mais indicado é levar o automóvel a uma oficina especializada. 

Quais produtos usar para lavar o carro debaixo do capô? 

Além de água, podem ser usados sabão neutro, esponja macia e pano úmido. Jamais utilize querosene ou qualquer outro tipo de produto abrasivo, pois podem danificar o motor e a bateria automotiva. Também é necessário usar luvas de borracha. Assim, evitará machucar-se. 

Como lavar o carro debaixo do capô? 

Veja as principais dicas de como lavar o carro e o lave com segurança: 

Evite o sol na hora de limpar o automóvel 

Para você que deseja saber como lavar o carro debaixo do capô é importante fugir das temperaturas elevadas. Portanto, evite o sol, principalmente das 10h às 16h. Esses são os piores horários para você lavar o seu automóvel. 

Imagem de uma mão demonstrando como lavar o carro debaixo do capô

Esta dica de escolher o melhor lugar não vale só para aprender como lavar o carro debaixo do capô, mas para todos os tipos de lavagens!

Escolha o melhor local da sua casa 

Muita gente comete o erro de lavar o automóvel em frente de casa. Você deve evitar que isso aconteça, pois dependendo do lugar onde você mora, pode sofrer um acidente ou ter o seu veículo roubado. Já pensou na dor de cabeça? 

Então, caso tenha um pátio ou uma garagem com espaço e sombra, esses são os melhores lugares para você saber como lavar o carro debaixo do capô.

Isole peças sensíveis 

Para saber como lavar o automóvel debaixo do capô, você tem que isolar as peças sensíveis. Tome cuidado com as partes elétricas. É importante que elas não tenham contato com a água, o sabão e a lavagem.

Você não sabe o que são componentes sensíveis? A gente explica: são a bobina de ignição, a própria bateria automotiva e seus terminais e as velas de ignição. Para proteger cada peça, coloque um plástico ao redor destes itens e depois comece a lavar debaixo do capô. 

Entretanto, caso você não conheça bem a mecânica automotiva, prefira levar o automóvel à uma empresa especializada em lavagem.

Controle a pressão da mangueira 

Se você quer aprender como lavar o carro debaixo do capô é importante controlar a água que sai da mangueira. Como você já viu, a limpeza feita no motor e nos outros itens do automóvel é delicada. Portanto, é essencial tomar todo cuidado para não prejudicar nenhuma peça sensível. Para não errar neste ponto, utilize mangueiras tradicionais e com baixa pressão.

Ainda neste tópico, é importante não usar baldes, pois ao mergulhar a esponja, você pode sujar o recipiente, passar no motor e danificar a peça. 

Imagem de mãos usando luvas e segurando um pano e um líquido para mostrar como lavar o carro debaixo do capô
Aprender como lavar o carro debaixo do capô é importante para evitar que algumas peças se danifiquem.

Faça movimentos cuidadosos 

Para saber como lavar o carro debaixo do capô, você deve começar com movimentos suaves e cuidadosos. Esse cuidado, evitará que peças pequenas se soltem, principalmente, no motor. Portanto, não se precipite e tenha cautela com seu veículo. 

Enxágue com água delicadamente

Depois de certificar que tudo está limpo, enxague com água suavemente. Não use jatos diretos ou fortes. Para secar, principalmente o motor, utilize um pano limpo e seco. No mercado, há produtos específicos que podem dar aquele brilhinho especial no motor. 

Retire os plásticos após a secagem

Após secar o capô e todos os componentes por dentro, retire os plásticos dos componentes elétricos. Para isso, use um pano seco. Todo esse processo é o suficiente para você lavar o carro debaixo do capô. 

Agora que você aprendeu como lavar o carro debaixo do capô, será mais fácil fazer o processo em casa, não é verdade? 

Entretanto, caso você se sinta inseguro(a) para realizar todo esse trabalho, procure um mecânico ou uma concessionária autorizada de sua confiança e peça para dar aquele trato debaixo do capô do seu automóvel.

Gostou deste conteúdo sobre como lavar o carro? Então, leia o nosso próximo post e conheça os principais tipos de fusíveis automotivos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp