Descubra como tirar zinabre da bateria do seu carro


Você que é mecânico já deve saber o que é zinabre, não é mesmo? Ele é uma camada verde que se forma em contato com a umidade e com o gás carbônico nas superfícies de metal. E é comum o zinabre aparecer nas baterias automotivas. No entanto, você sabe como tirar zinabre? Tem ideia de como auxiliar o seu cliente quando a bateria do automóvel tiver esse problema? 

Neste conteúdo, falaremos um pouco sobre as consequências que esse problema pode causar na bateria do carro, porque ele ocorre e como tirar zinabre da maneira correta. E então, ficou interessado na leitura do nosso artigo? Confira, a partir de agora, algumas dicas que temos para você! 

Quais as consequências do zinabre na bateria do carro? 

Há vários problemas que o zinabre pode causar na bateria automotiva: 

  • interrupções na condutividade da corrente elétrica;
  • falhas nos circuitos elétricos do automóvel.
  • prejuízos ao alternador;
  • corrosão nos terminais e contatos da bateria;
  • falhas nos sistemas elétricos e eletrônicos;
  • superaquecimento dos conectores e cabos.

Entretanto, o motor do automóvel também pode ser afetado pelo zinabre e isso não é bom. Pois, se o motorista não perceber que há sinais do problema, o composto químico poderá afetar as peças do motor e a lataria do carro, atingindo a pintura. Portanto, é importante aprender como tirar zinabre antes que ele cause muitos prejuízos.

Por que ocorre o zinabre?

como tirar zinabre
Antes de saber como tirar zinabre, é importante entender como esse problema pode surgir.

 

Todo metal tem cobre em sua composição, certo? Com o passar do tempo, pode ter uma oxidação. No caso das baterias, o zinabre é causado por uma reação entre o metal do conector do cabo ou dos pólos da peça, o oxigênio do ar e o ácido sulfúrico. 

Para você explicar de um jeito mais simples ao seu cliente, esse problema ocorre como uma ferrugem. E em regiões de clima úmido, ele se forma com mais facilidade, pois depende da umidade elevada. Portanto, quanto mais úmida for a sua cidade ou se seu cliente morar na praia, há mais chances da bateria ter zinabre. 

Como tirar zinabre? 

Veja algumas dicas de como tirar zinabre da bateria automotiva:

Aplique um desengripante nos pólos da bateria

Para saber como tirar zinabre da bateria, você deve aplicar um desengripante nos pólos da peça. Use uma esponja metálica ou escova para passar o produto e faça a limpeza necessária. 

Utilize água quente 

Você pode usar um pincel ou qualquer outro tipo de escova para fazer uma lavagem simples com água quente. Com muito cuidado, passe no local onde há zinabre e garanta a qualidade do seu serviço. 

Use água com bicarbonato de sódio

Uma das dicas mais simples de como tirar zinabre da bateria é usar água com bicarbonato de sódio. Com a ajuda de um pincel ou escova, você poderá fazer uma boa limpeza e retirar todo aspecto feio da peça.

Prepare uma solução de água com detergente 

Outra dica simples de como tirar zinabre é usar uma solução de água com detergente. Se o local estiver com pouco “ferrugem”, essa solução poderá resolver o problema. 

Utilize apenas a água para fazer a limpeza 

como tirar zinabre
A lavagem de motores com jato de pressão não é recomendada pelas montadoras porque existe o potencial risco de algum sensor ser atingido e danificar os sinais elétricos do carro.

Apesar de não ser a forma mais eficiente de tirar zinabre da bateria do carro, ela pode ser útil em casos de emergência. Porém, é necessário maior esforço manual para que você tenha bom resultado com o seu trabalho. Assim, para melhorar o resultado final, depois de retirar o zinabre, aplique um óleo lubrificante para criar um isolante no metal. 

No entanto, é preciso avisar ao seu cliente que ele precisará ficar atento à manutenção periódica para que o serviço seja realmente eficaz. Em algumas oficinas são usados feltros ou material sintético, tipo tecido ou fibra. Eles são embebidos com óleo para serem instalados nos pólos das baterias e depois conectados aos cabos. Isso funciona se você cuidar para que o local esteja sempre úmido com óleo. 

Também há no mercado, produtos específicos que evitam o acúmulo do zinabre. É importante você fazer uma pesquisa e ver qual é o mais indicado para ter em sua oficina mecânica. Ainda, é importante saber que não há uma forma 100% eficiente que acabe com o acúmulo do zinabre na bateria automotiva. 

No entanto, para que o seu cliente não gaste tanto com a manutenção da bateria, o ideal é sempre orientá-lo para comprar a peça de empresas sérias e que oferecem a instalação da bateria, como o serviço mourafacil.com. 

É que a quantidade de zinabre nos pólos também dependerá do jeito que a bateria automotiva foi instalada. Pois saiba que uma mínima folga entre o pólo da bateria e o terminal conector dos cabos pode contaminar a peça com zinabre. 

Como você pode ver, é importante saber como tirar zinabre da bateria automotiva. Portanto, auxilie sempre os seus clientes para que fiquem de olho na peça e vejam se há sinais de problemas. Uma bateria só irá funcionar da maneira adequada se não tiver zinabre ou qualquer outro tipo de problema nos seus pólos. 

Gostou do conteúdo sobre como tirar zinabre? Quer ler mais sobre baterias automotivas? Acesse o blog mourafacil.com e veja mais novidades! 

como tirar zinabre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp