Como trocar a bateria do seu carro – passo a passo completo


Ficar sem bateria no carro é sempre um desagradável imprevisto. Trocá-la é sempre um desafio. Para você não passar perrengue tentando trocar a bateria do seu carro, vamos te explicar o passo a passo para acompanhar o profissional que vai realizar a troca!

Como saber a hora de trocar a bateria do carro? 

Existem alguns sinais de que esse momento chegou. Um deles é quando você tenta dar partida no automóvel, mas ele não liga, ou até mesmo quando o veículo dá um sinal de partida e as luzes piscam, mas ele não inicia completamente. 

Para que você não corra o risco de ficar parado no trânsito, o recomendado é que a bateria seja trocada no intervalo de dois a três anos, a depender do modelo do automóvel e da marca, e também caso você já tenha feito uma ligação direta no carro (“chupeta”). 

Como comprar uma bateria nova

É possível encontrar novas baterias em lojas de autopeças, auto centers, concessionárias e até mesmo supermercados. Em nosso site, você pede a bateria online, enquanto contatamos nossos revendedores parceiros e você recebe a bateria em até 50 minutos, com entrega grátis! 

Na hora de pedir, é preciso informar o modelo e ano do carro, pois cada tipo de automóvel exige um tamanho e capacidade diferentes de energia. Uma dica importante é que em centros automotivos o preço é mais em conta, sendo uma boa opção para quem procura economizar.

Mas o mais importante de tudo: a qualidade da bateria. Por isso na hora de realizar a compra de uma peça nova, não tenha dúvidas: vá de Moura e garanta o melhor para o funcionamento do seu veículo.

Como trocar a bateria do carro

Para realizar a troca da bateria, é preciso ter em mãos uma bateria nova, luva para evitar machucados, uma chave inglesa de 8 a 10 milímetros, uma palha de aço e um pouco de força para removê-la.

1º passo: Desligue o carro e retire a chave do contato.

2º passo: Localize a bateria, que geralmente está no motor do carro, embaixo do capô do automóvel, e localize os polos positivo e negativo, indicados pelos sinais de + e -, respectivamente. Alguns carros possuem, ainda, uma tampa vermelha sobre o polo positivo.

3º passo: Utilize a chave inglesa para soltar o polo negativo da bateria, removendo a proteção e puxando o cabo para cima. Depois, basta soltar o polo negativo. 

É importante tomar cuidado para que ela não entre em contato com outros metais para evitar choque elétrico. Também é preciso evitar segurar em ambos os polos da bateria, pois uma corrente elétrica é formada e você pode tomar choque. 

4º passo: Verifique se a bateria não está presa ao suporte. Caso esteja, solte-a com a chave inglesa e remova totalmente a bateria do automóvel. O peso da bateria é grande, tendo, em média, 18 quilos. Por isso, tenha cuidado ao removê-la pois, caso caia, podem haver machucados ou danos no automóvel e na bateria. 

5º passo: Limpe os polos da bateria com uma palha de aço para remover eventuais ferrugens ou zinabre (marca resultante da oxidação do cobre que possui coloração verde). Caso os polos estejam muito corrompidos ou danificados, é recomendado que eles sejam trocados por novos.

6º passo: Pegue a bateria nova e encaixe-a no lugar da antiga, começando pelo polo positivo e posteriormente coloque o negativo (ordem contrária da retirada).

7º passo: Certifique-se de que ela está bem encaixada e aperte bem as presilhas dos cabos.  É preciso garantir que os cabos não se soltem com a trepidação do carro, por isso, tenha certeza de que os conectores estão colocados corretamente. Nessa etapa, é possível medir o alternador do carro para verificar se ela está funcionando corretamente, o que pode ser feito através de um multímetro, se você tiver um, ou pela própria agência onde você comprou a bateria.

O esperado é que, com o carro desligado, a bateria tenha entre 12.4 e 12.8 volts, estando com a carga entre 13.8 e 14.2 volts.

Ainda tem dúvidas? Para conferir o passo a passo em vídeo, dê play a seguir. Mas lembre-se, é sempre melhor chamar alguém especializado para fazer o serviço, assim você não corre o risco de cometer um erro pela falta de experiência!

Onde levar a bateria usada

As baterias devem ser descartadas em locais apropriados, pois são compostas por materiais tóxicos, como chumbo, que poluem o meio ambiente, contaminam o solo e a água, causam danos à saúde e geram problemas no ar. 

Mais informações sobre os impactos do descarte incorreto de bateria pode ser lida em outra matéria nossa — Descarte de baterias: o jeito certo de fazer e porque isso importa.

Por isso, é preciso guardar a bateria em um saco plástico resistente, de forma a evitar seu contato com a umidade e prevenir vazamentos. O contato da bateria com outros materiais também gera contaminação. 

Feito isso, basta levá-la a alguma loja especializada, auto-elétrica ou até mesmo em uma revenda moura, onde será garantido o descarte correto da sua bateria.

Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp