Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Vantagens e desvantagens de veículos com computador de bordo

Vantagens e desvantagens de veículos com computador de bordo

computador-de-bordo
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Cada vez mais, recursos tecnológicos vêm sendo implementados em diversos segmentos, e no setor automotivo não é diferente. Com o passar do tempo, diversas invenções surgiram para facilitar a vida dos motoristas, e o computador de bordo é uma dessas ferramentas.

Ela é nada mais do que um dispositivo eletrônico com microprocessador que opera de modo parecido a um computador, como o próprio nome já diz, dando a possibilidade de mesclar diversas funções.

A seguir, confira como funciona um computador de bordo, quais são suas vantagens e desvantagens e o que vale a pena considerar na hora de escolher um veículo com esse sistema.

Como funciona um computador de bordo?

Operando como um “assistente virtual” do condutor, o computador de bordo funciona ajudando as pessoas a dirigirem com mais sossego, evitando surpresas desagradáveis. Localizado no painel do carro, ele informa em tempo real dados importantes sobre o estado do automóvel.

Se algo incomum estiver ocorrendo com o veículo, seu sistema alertará o motorista, afinal, existe um sistema de monitoramento, o qual pode ser checado por meio do visor do equipamento. 

Vale destacar que seu funcionamento pode variar de veículo para veículo. Enquanto uns oferecem recursos mais simples, outros apresentam dados mais complexos e em maior quantidade.

Dentre as principais funcionalidades do computador de bordo, podemos destacar algumas informações fornecidas em tempo real, como consumo de combustível, velocidade média do veículo, temperatura externa e autonomia do automóvel.

Vantagens do computador de bordo

Interior do carro na cor preta com volante também na cor preta e tela do computador de bordo ligada.

O computador de bordo é um sistema com diversas funções que auxiliam os motoristas.

O computador de bordo é uma ferramenta que chegou para facilitar a vida dos motoristas, incluindo diversas funções relevantes para uma direção mais segura e confortável. Confira a seguir as principais vantagens do equipamento:

Economia de combustível

Essa sem dúvidas é uma das principais vantagens do computador de bordo. Fornecendo ao usuário o consumo instantâneo de combustível, a ferramenta permite que haja um controle de quantos litros o veículo está consumindo por quilômetro rodado. 

Com uma precisão perfeita que informa aspectos como condição do piso, inclinação da pista e pressão do acelerador, o motorista consegue economizar, afinal, sabe a hora de acelerar e de manter uma velocidade constante. Dessa forma, não gasta combustível sem necessidade. 

Autonomia do veículo

De modo a assegurar que o motorista não fique na mão por falta de combustível, a função de autonomia indica quantos quilômetros o automóvel pode percorrer com a quantidade de combustível presente no tanque.

Dado de velocidade média

Como o próprio nome já diz, o computador de bordo possui uma importante função que é a de informar a velocidade média do veículo. Essa funcionalidade é bastante útil principalmente em viagens, afinal, nas rodovias, como o motorista pisa mais no acelerador, é necessário ficar atento aos limites de velocidade. 

Existe até a opção de ativar um alerta de velocidade máxima, auxiliando a evitar multas por conta de ultrapassar os limites de cada pista. Vale ressaltar ainda que, durante longos percursos, para saber quantos quilômetros por hora foram percorridos, o condutor deve zerar a contagem do computador de bordo.

Medição de temperatura externa

Essa é mais uma funcionalidade útil do dispositivo, afinal, muitas vezes a temperatura de dentro do carro é diferente da real temperatura do ambiente externo. Então, contando com um sensor na parte dianteira do veículo, o computador de bordo informa com precisão esse dado.

Sensação de conforto e segurança

Com todas as informações relevantes para o ideal funcionamento do veículo disponibilizadas de maneira automática, instantânea e precisa no visor do computador de bordo, o motorista sente-se no controle de sua viagem, aumentando sua sensação de conforto e segurança.

Desvantagens do computador de bordo

O computador de bordo não apresenta nenhuma desvantagem significativa a ponto do usuário abrir mão da sua utilização, no entanto, há dois pontos que merecem atenção, confira:

Gasto de bateria 

Até mesmo quando está desligado, o automóvel consome bateria — o chamado período de “Stand By”. Quando o carro está nesse modo, suas funcionalidades indispensáveis, como os recursos do computador de bordo, permanecem ativadas, gerando um gasto de bateria. 

Por isso, não deixe de realizar a manutenção preventiva do seu veículo. Quando o assunto é bateria, nós, da Moura, oferecemos as melhores soluções automotivas. Conte com nosso serviço por meio do site Mourafacil.com

Encarecimento do veículo

Geralmente, os veículos que contam com sistema de computador de bordo são aqueles mais sofisticados e/ou mais modernos (últimos lançamentos), sendo difícil encontrar esse tipo de ferramenta em um carro mais antigo, que normalmente é encontrado no mercado por um valor mais baixo.

Portanto, esse dispositivo pode encarecer o preço final do veículo, mas, ainda assim, não deixa de ser um dispositivo extremamente útil e relevante para o bom funcionamento do automóvel.

Gostou do conteúdo acima? Para mais informações e dicas do setor automotivo, acesse nosso blog e leia outros posts publicados!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é GNV? Entenda os prós e contras desse combustível!

Se você busca por alternativas de combustível, provavelmente já se perguntou sobre as vantagens de adotar o Gás Natural Veicular....

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos