Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Neste Dia do Automóvel, aprenda sobre a história dos veículos!

Neste Dia do Automóvel, aprenda sobre a história dos veículos!

12 mi

O Dia do Automóvel, comemorado em 13 de maio, é uma data que reconhece a importância dos veículos em nossa sociedade. Desde sua invenção, em 1769, o motor de combustão interna permitiu que os carros se tornassem uma ferramenta fundamental de transporte. 

No passado, a locomoção era muito mais difícil e limitada, com as pessoas dependendo principalmente de cavalos, carruagens ou caminhadas para se deslocar de um lugar para outro. 

Os automóveis mudaram essa realidade, permitindo que as pessoas se desloquem rapidamente de um lugar para o outro, impactando diretamente no modo como as pessoas se relacionam.

Como surgiu o Dia do Automóvel?

No Brasil, o Dia do Automóvel é comemorado em 13 de maio.

O Dia do Automóvel é comemorado em diferentes datas em todo o mundo, mas, em geral, é uma homenagem ao invento em si, e ao impacto cultural e econômico que o automóvel teve na sociedade moderna.

Para ele, a data mais comum é 29 de janeiro, em homenagem a Karl Benz, que em 29 de janeiro de 1886 obteve a patente do primeiro automóvel com motor a gasolina. 

Esse veículo, inclusive, foi o precursor dos carros modernos, representando um grande avanço na tecnologia automotiva.

Outros países, por sua vez,  celebram o Dia do Automóvel em datas diferentes. No Brasil, por exemplo, o Dia Nacional do Automóvel é comemorado em 13 de maio.

Aqui, ele é visto como uma homenagem a um decreto do presidente Getúlio Vargas que, em 13 de maio de 1956, instituiu o regime de licenciamento de veículos motorizados no país.

A história do automóvel

Neste Dia do Automóvel, preparamos alguns tópicos sobre sua história completa, assim como algumas curiosidades do automotivo. Não deixe de conferir!

O primeiro veículo com motor a vapor

na imagem, encontramos um modelo do primeiro veículo a vapor, exposto como em um museu, em uma sala com espaço amplo e chão de madeira

No Dia do Automóvel, conheça sobre o Fardier à vapeur, primeiro veículo com motor.

Fonte: Museu de Artes e Ofícios.

O primeiro veículo com motor a vapor foi criado em 1769 pelo francês Nicolas-Joseph Cugnot. Ele projetou e produziu um veículo chamado Fardier à vapeur (carruagem a vapor), que tinha três rodas e era praticamente uma carroça, mas sem tração animal.

O Fardier à vapeur foi originalmente projetado para fins militares, já que conseguia transportar cargas pesadas em terrenos planos. 

Embora não fosse muito prático para uso geral, o modelo foi um marco importante na história dos veículos motorizados, assim como na evolução da tecnologia a vapor que, posteriormente, se tornou uma força motriz importante para a Revolução Industrial.

O motor a combustão

O motor a combustão interna é uma invenção que revolucionou a indústria automotiva, transformando a maneira como as pessoas se deslocam. Por isso, não poderíamos deixar de falar dele neste Dia do Automóvel.

Criado no final do século XIX, como uma fonte de energia para substituir o vapor como meio de propulsão de veículos, seu funcionamento se dá a partir da queima de uma mistura de combustível e ar dentro de um cilindro. 

Quando surgiu, o impacto do motor à combustão nos veículos foi enorme, pois permitiu que os veículos se tornassem mais rápidos, eficientes e acessíveis, tornando o transporte mais conveniente e aumentando a mobilidade da sociedade. 

Além disso, a indústria automotiva se tornou uma das maiores e mais importantes do mundo, empregando milhões de pessoas e gerando bilhões de dólares em receitas.. 

O pioneiro Ford

na image, contramos com um modelo Ford Model T, o pioneiro da marca

No Dia do Automóvel, não deixe de conferir sobre um dos modelos pioneiros da Ford, o Model T.
Fonte: Ford

No Dia do Automóvel, nada mais justo do que tratarmos sobre o pioneiro dentre eles, não é mesmo? 

O primeiro carro produzido pela Ford, o famoso Ford Model T, foi lançado em 1908. O modelo se trata de um carro inovador para sua época, sendo um marco para a indústria automotiva e, assim, revolucionou o mercado.

Sob a visão de Henry Ford, o Model T foi um sucesso imediato, se tornando um dos carros mais populares do mundo. Ele foi o primeiro veículo a ser produzido em massa, com um processo de produção em série que marcou significativamente o tempo e o custo de fabricação. 

Vale mencionar, ainda, que a Ford produziu mais de 15 milhões do modelo ao longo de sua vida útil, com exemplares espalhados por todo o mundo.

O primeiro automóvel do Brasil

No Dia do Automóvel, também podemos relembrar sobre a história do primeiro modelo a chegar ao Brasil. Ele foi um pedido por encomenda do Conde d’Eu, genro da Princesa Isabel, em 1891. 

O veículo era um carro a vapor fabricado pela marca francesa De Dion Bouton e foi importado diretamente da França. O Conde d’Eu utilizou o veículo para se deslocar em torno do Rio de Janeiro, onde ele e a Princesa Isabel residiam na época. 

A Lei “bandeira vermelha”

Ao conhecer sobre o Dia do Automóvel, você pode achar interessante saber mais sobre a Lei da Bandeira Vermelha, revogada em 1896.

Ao conhecer sobre o Dia do Automóvel, você pode achar interessante saber mais sobre a Lei da Bandeira Vermelha, revogada em 1896.

A Lei da Bandeira Vermelha foi um conjunto de leis reguladoras de velocidade e segurança. Elas foram promulgadas na Inglaterra, em 1865, e exigiam que os carros a motor não ultrapassassem uma velocidade máxima de 6,4 km/h (4 mph) em áreas urbanas, e 16 km/h (10 mph) em áreas rurais.

Além disso, ela também exigia que um homem com uma bandeira vermelha caminhasse à frente do veículo, alertando os pedestres e outros veículos da sua presença. 

A Lei da Bandeira Vermelha acabou atrasando a indústria automotiva na Inglaterra, enquanto o ramo começava a se desenvolver em outros países que não possuíam leis tão rigorosas. 

Por isso, os britânicos acabaram se concentrando na fabricação de veículos de alta qualidade e desempenho, como os carros esportivos, ou mesmo os modelos de luxo.

Em 1896, a Lei da Bandeira Vermelha foi revogada, permitindo que a indústria automotiva inglesa se desenvolvesse mais rapidamente, investindo, também, em modelos populares e mais acessíveis.

O início da produção em massa

Para os veículos, o início da produção em massa teve seu início após a Primeira Guerra. No Dia do Automóvel, te contamos um pouco sobre essa história.

Para os veículos, o início da produção em massa teve seu início após a Primeira Guerra. No Dia do Automóvel, te contamos um pouco sobre essa história.

A produção em massa de veículos teve um grande impulso após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando sua demanda aumentou significativamente. 

Muitos soldados, inclusive, retornaram do campo de batalha com habilidades mecânicas e conhecimentos de tecnologia, o que ajudou a impulsionar a produção automotiva.

Além disso, a guerra também impulsionou a necessidade de transporte militar e logístico, o que aumentou a demanda por veículos motorizados. 

Com o fim do conflito, muitas fábricas de armas e equipamentos militares foram convertidas para a produção de veículos, criando uma enorme capacidade de produção em massa.

As primeiras fábricas no Brasil

A primeira fábrica de automóveis do Brasil foi a Fábrica Nacional de Motores, fundada em 1919, em São Paulo, por um empresário chamado Mario Simonsen. 

Outra fábrica importante que surgiu no país foi a Vemag, fundada em 1956, também em São Paulo. Ela foi responsável pela produção de diversos modelos famosos de carros, como o Sedã, o Universal e o Candango, além de, ainda, produzir motores para outras montadoras.

No nosso país, as primeiras fábricas surgiram bem depois das fábricas da Europa e dos Estados Unidos, por exemplo. Isso se deve a diversos fatores, como a falta de infraestrutura, a dependência de importações e a falta de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da indústria automotiva.

Ainda na década de 1950, outras empresas começaram a surgir no Brasil, como a Willys Overland do Brasil, que produzia o modelo Jeep. 

Na década de 1960, surgiram novas fábricas, como a Chrysler, que produzia o Dodge Dart, e a General Motors, que produzia o Opala. Ao longo dos anos, outras montadoras foram chegando ao Brasil, como Volkswagen, Fiat, Renault, Honda e a Toyota.

Evolução com o passar dos anos

Em 1950, os veículos motorizados passaram a contar com cintos de segurança. Aproveitamos o Dia do Automóvel para relembrar essa história importante.

Em 1950, os veículos motorizados passaram a contar com cintos de segurança. Aproveitamos o Dia do Automóvel para relembrar essa história importante.

Com o passar dos anos, os carros evoluíram significativamente em termos de segurança e conforto, tanto para motoristas quanto para passageiros. Na década de 1950, por exemplo, o uso de cintos de segurança começou a ser popularizado, mas somente na década de 1960 passou a ser obrigatório em alguns países. 

Nos anos seguintes, foram desenvolvidos airbags, sistemas de freios ABS, controle de estabilidade, entre outros dispositivos de segurança.

Em relação ao conforto, os carros passaram a contar com diversos recursos para aumentar a comodidade dos passageiros, como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos. 

Outra evolução importante foi a aderência da tecnologia nos carros, como sistemas de navegação, entretenimento e conectividade. Tudo isso tornou a experiência de dirigir e viajar mais segura, confortável e agradável para os motoristas e passageiros.

A popularização do modelo elétrico

No Dia do Automóvel, preparamos tópicos especiais sobre a história das baterias automotivas. Não deixe de conferir.

Os modelos de carros elétricos têm uma história antiga, que remonta ao século XIX, quando os primeiros veículos desse tipo foram desenvolvidos. No entanto, sua popularização ocorreu apenas nos anos 2000, com a chegada da Tesla e suas inovações.

Em 2008, a empresa lançou o Roadster, o primeiro carro elétrico de alta performance e longa autonomia, capaz de percorrer mais de 300km com uma única carga de bateria. Isso chamou a atenção do público, colocando os veículos elétricos em destaque.

E as baterias automotivas?

No Dia do Automóvel, preparamos tópicos especiais sobre a história das baterias automotivas. Não deixe de conferir.

Atualmente, existem diversos modelos de baterias disponíveis, cada uma com características específicas para atender a diferentes necessidades. 

No Dia do Automóvel, preparamos alguns tópicos sobre a história deste componente tão importante para os veículos. Confira!

O termo “bateria”

Uma curiosidade interessante sobre o termo “bateria” é que ele foi originalmente utilizado para descrever um conjunto de canhões usados em batalha. O termo foi criado no século XVI, e vem da palavra italiana “batteria“, que significa “ataque”, ou “artilharia”. 

A palavra também foi adotada para descrever um conjunto de células eletroquímicas, que armazenam energia elétrica. Curioso, não é mesmo?

As baterias de chumbo

As baterias de chumbo foram criadas no século XIX e são as mais utilizadas em veículos atualmente. A primeira bateria deste tipo foi desenvolvida em 1859, pelo físico francês Gaston Planté. Ele descobriu que a combinação de chumbo, ácido e água poderia produzir eletricidade.

Inicialmente, essas baterias eram usadas para armazenar energia elétrica em casas e empresas. 

Logo, esse componente mostrou que poderia ser usado em veículos, sendo adotado para alimentar o motor de arranque e fornecer energia para os sistemas elétricos do veículo, como faróis, rádio e ar-condicionado.

Baterias de Lítio e os carros elétricos

No Dia do Automóvel, não poderíamos deixar de contar a história das baterias desenvolvidas para carros elétricos.

No Dia do Automóvel, não poderíamos deixar de contar a história das baterias desenvolvidas para carros elétricos.

No Dia do Automóvel, não poderíamos deixar de tratar, também,  sobre as baterias mais utilizadas nos carros elétricos. As baterias de lítio foram desenvolvidas na década de 1970, mas só se tornaram comercialmente viáveis no final dos anos 90.

Um ponto positivo desse tipo de bateria, é a sua alta capacidade de armazenamento de energia o que é muito importante para carros elétricos, já que estes precisam de uma fonte de energia compacta e eficiente para se deslocarem por longas distâncias.

Baterias de Níquel

Além das baterias de lítio, as baterias de níquel são uma opção de bateria recarregável para veículos elétricos. Embora as primeiras sejam as mais comuns nos carros elétricos modernos, as baterias de níquel ainda são utilizadas em alguns modelos mais antigos e em algumas aplicações especializadas específicas.

Assim como as de lítio, vale ressaltarmos: elas precisam de cuidados especiais no armazenamento e no descarte. 

Um outro ponto importante, é que, independentemente do modelo adotado para seu carro elétrico, a bateria auxiliar de chumbo continua sendo essencial para o funcionamento saudável desses veículos, tendo sua energia direcionada para faróis e outros acessórios importantes na hora de dirigir.

A tecnologia das baterias no Brasil

Com mais de 60 anos de história, a Moura se destaca como uma das principais empresas do setor de baterias automotivas no Brasil, sempre buscando oferecer produtos de qualidade e tecnologia avançada aos seus clientes.

Atualmente, contamos com diversas linhas de produtos para atender às necessidades de diferentes tipos de veículos e aplicações, oferecendo componentes para carros, motos, caminhões, ônibus, barcos e sistemas solares. 

Também investimos em soluções sustentáveis, como a reciclagem de baterias usadas e o uso de energia renovável em nossas fábricas.

Depois de conferir as informações que preparamos sobre o Dia do Automóvel, que tal acessar nosso site e conferir as soluções Moura de maneira descomplicada?


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos