Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Entenda como um filtro de ar sujo prejudica seu carro

Entenda como um filtro de ar sujo prejudica seu carro

5 min

O filtro de ar tem como função o bom desempenho do automóvel e, por isso, ele precisa ser trocado com frequência. No entanto, para que você entenda tudo sobre o assunto e saiba como um filtro de ar sujo prejudica o seu automóvel, preparamos este post. 

Nele, você vai aprender para que serve o filtro de ar automotivo, quanto tempo ele costuma durar e quais as consequências de trocar um modelo comum por um filtro de ar esportivo e etc. 

O que é um filtro de ar automotivo?

O filtro de ar automotivo é uma peça que ajuda no desempenho do automóvel. Um filtro de ar sujo pode afetar o meio ambiente, o seu bolso e a saúde do motor do veículo, pois ele não funcionará como se deve.

Para que serve o filtro de ar?

O filtro de ar tem como função impedir a passagem de impurezas presentes, como poeira, pólen e outras partículas para a câmara de combustão do motor. Essas substâncias sujas prejudicam o motor e a turbina do carro.  

Vida útil do filtro de ar

Em geral, a vida útil do filtro de ar é de 10 mil quilômetros. Em condições normais, rodando na cidade. Mas se o seu automóvel é utilizado mais vezes, poderá ter problemas com poeira e isso exigir mais da peça. 

Como manter tudo em ordem?

Para manter os filtros de ar em dia é simples. Veja: 

Substitua o filtro de ar sujo

Os filtros de ar são itens livres de manutenção. Por isso, basta substituir de acordo com a indicação do manual do proprietário do automóvel. Isso é importante porque para cada carro há um prazo específico, que deve ser respeitado mesmo que a garantia oferecida pela montadora já tenha expirado. 

Tenha cuidado por onde você anda

Os locais em que seu veículo anda com mais frequência podem influenciar na data de troca do componente. Por exemplo, se você anda em uma grande cidade, com tráfego intenso e poluição, ou em estradas de terra, isso pode prejudicar o filtro de ar. Desta forma, você terá que substituir o filtro de ar em um menor espaço de tempo. 

imagem de uma caminhonete em uma estrada de terra o que pode causar o filtro de ar sujo

Percorrer estradas de terra pode deixar o seu filtro de ar sujo mais rápido, diminuindo sua vida útil.

Observe o cheiro de sujeira

Além de observar as áreas pelas quais o seu veículo circula e as instruções do manual do proprietário do carro, é preciso ficar atento aos odores presentes dentro do carro. Caso você sinta um cheiro constante de poeira ou algo como fumaça, pode ser que esteja vindo do sistema de ar. Se o filtro de ar está muito sujo será hora de substituí-lo. 

Fique atento ao desempenho do sistema de ar 

Uma bateria automotiva ajuda no desempenho do sistema do ar condicionado. Por isso, é importante escolher uma bateria de qualidade, como as baterias automotivas da Moura. 

Como o filtro de ar sujo pode prejudicar o funcionamento do veículo?

Veja quais os principais problemas causados pela peça:

Desgaste prematuro das peças

O primeiro problema causado pelo filtro de ar sujo é o desgaste prematuro das peças. O motivo é que o filtro não realiza sua função, permitindo a passagem de impurezas presentes no ar como poeira, fuligem e outras partículas para a câmara de combustão do motor. 

Amassamentos na cabeça da válvula de admissão

Os amassamentos na cabeça da válvula de admissão e do assento da válvula no cabeçote do motor podem ser causados pelas impurezas comprimidas entre a válvula e o assento de válvulas no cabeçote. 

Esmerilhamento nas faces dos anéis do pistão

O esmerilhamento nas faces dos anéis do pistão e os riscos na parede da camisa do cilindro comprometem o funcionamento do filtro de ar. Portanto, você precisa ficar atento a isso. 

Quais as consequências da troca do filtro comum por um filtro de ar esportivo? 

Ao trocar o filtro comum por um filtro de ar esportivo, você aumenta a entrada de ar no motor do automóvel. No entanto, esse ganho não é tão significativo no trânsito caótico das cidades grandes. 

A troca por um filtro de ar esportivo pode até trazer benefícios na potência, mas isso só será perceptível em altas rotações. Durante a condução normal, o aumento na potência do carro não será percebido.

imagem de uma cidade urbana, onde o filtro de ar sujo é mais comum nos carros

Nas cidades grandes, além da poluição deixar o filtro de ar sujo mais rápido, a troca de um modelo comum por um esportivo não terá benefícios perceptíveis.

Além disso, apesar de restringir menos a entrada de ar e ajudar na admissão do motor, os filtros esportivos podem ser ruins a longo prazo. Por liberarem mais a entrada de ar no motor do automóvel, eles contém menos elementos filtrantes e liberam muita poeira e sujeira para a câmara de combustão. Assim, com o tempo, isso pode se tornar uma espécie de lixa e provocar o desgaste excessivo dos cilindros. 

Filtro de ar esportivo aumenta o consumo?

Sim, o filtro de ar esportivo aumenta o consumo do automóvel. Isso acontece porque este elemento é menos restritivo e possibilita maior admissão de ar. Consequentemente, a injeção eletrônica libera mais combustível, surgindo cavalos de potência extra. 

Como você pode ver, o filtro de ar sujo prejudica o seu automóvel. No entanto, se você o mantém limpo aproveita mais os benefícios da peça! 

Gostou do conteúdo? Quer conhecer as baterias Moura e escolher a melhor peça para o seu sistema de ar condicionado? Acesse o nosso site e confira os nossos produtos!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos