Saiba se você está usando o freio de mão corretamente


Considerado um dos itens de segurança, o freio de mão do automóvel ajuda, principalmente, a fazer ladeiras e a estacionar os carros em uma descida. No entanto, para que esse item seja eficiente é preciso cuidar da revisão periódica e do uso.

Por isso, você deve utilizar o freio de mão da maneira correta e, para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto, neste post, abordaremos a funcionalidade deste item, os principais erros cometidos pelos motoristas ao utilizá-lo e como usar do jeito certo. E então, ficou interessado em conferir o post? Siga com a leitura!

Como funciona o freio de mão? 

Como você já sabe, o freio de mão impede que o automóvel se movimente quando está parado. Em uma subida, a ladeira pode até assustar, não é mesmo? Ainda mais se você tiver que fazer uma parada obrigatória na esquina do “morro”. Já passou por essa experiência?

Nessas horas você vê a importância do freio de estacionamento. E sem dúvidas, ele é essencial para quem acabou de tirar a carteira de habilitação e ainda não tem muita habilidade com a embreagem e o acelerador nas paradas obrigatórias e nas ladeiras. 

Quais os maiores erros na hora de utilizar o freio de estacionamento? 

Imagem de um automóvel com seu freio de mão funcionando corretamente para estacionar
Usar o freio de mão da maneira correta pode ajudar a evitar desgastes desnecessários no seu veículo.

Com o tempo, qualquer componente do seu veículo sofrerá com o desgaste e com o freio de mão não é diferente. No entanto, isso também está ligado à maneira como esse recurso é utilizado. Portanto, nunca use a força para acioná-lo. Ao invés disso, seja delicado para não danificar o dispositivo. 

Além de evitar a força, você também não pode:

  • Deixar as pastilhas de freio e o disco de frenagem desgastados;
  • Esquecer de olhar o fluído dos freios;
  • Andar com o cilindro mestre com defeito;
  • Deixar o cilindro de freios vazando;
  • Andar com sapatas e tambor gastos.

Outros erros ao usar o freio de mão:

Andar com o componente desgastado

A cada 15 mil quilômetros rodados você deve levar o seu automóvel para fazer uma revisão. No entanto, antes disso, caso identifique qualquer problema no freio de mão, chame um profissional que possa te ajudar. Afinal, o freio de estacionamento pode apresentar problemas antes da data da manutenção preventiva

Utilizar o freio de mão para outros fins sem ser estacionar

A função do freio de mão é deixar o carro imóvel em aclives ou terrenos planos. Portanto, você deve utilizar o dispositivo só para estacionar. Qualquer outra função, poderá danificar o componente e você pode ter prejuízo financeiro. 

Como garantir o bom funcionamento do freio de mão? 

Siga o manual do fabricante do veículo. Fique de olho na luz de freio no painel do carro. Se ela estiver acesa com o automóvel em movimento significa que o freio de mão está com problemas. Você também deve usar o dispositivo da seguinte forma:

  1. Com o dedo polegar, aperte o botão até o final do freio de mão;
  2. Continue segurando e puxe suavemente para cima;
  3. Empurre a alavanca para baixo.

Para estacionar o carro: 

  1. Faça a parada obrigatória;
  2. Com o carro em ponto morto, puxe o freio de mão;
  3. Lembre-se que ao estacionar, o dispositivo deverá sempre estar posicionado para cima; 
  4. Para ter a certeza que usou corretamente, veja se a luz de freio está acesa no painel do automóvel.

Como identificar se há problemas no freio de mão?

Imagem do interior de um automóvel e seu freio de mão
Para resolver um problema no freio usado para estacionar, é importante ficar atento aos sinais que indicam que algo com o item não está certo.

Confira algumas dicas para identificar problemas no freio de estacionamento: 

O veículo trava corretamente? 

Se a resposta for não, é sinal que o freio de mão está com problemas. Para descobrir, puxe a haste até o máximo possível e veja se o veículo está travado. Se ele não estiver, você terá um problema conhecido como “freio alto”. Neste caso, leve o carro a uma oficina da sua confiança.

A haste está pesada e difícil de usar? 

Já segurou o freio de estacionamento e sentiu ele mais duro? Isso é sinal de que a manipulação da haste está difícil e pesada. Este problema acontece devido a pressão no cabo de aço e só será resolvido na hora que você trocar a peça. 

Puxou o freio de mão, mas o carro ainda se movimentou? 

Se isso aconteceu, é sinal que a frenagem tem menos efeito e que há vazamento de fluídos nas rodas. O melhor que você tem que fazer é levar o seu automóvel a um especialista que possa fazer uma boa revisão.

Como você pode ver neste artigo, é importante usar o freio de mão da maneira correta. Portanto, da próxima vez que você dirigir o seu automóvel, preste atenção na maneira que usa o freio de estacionamento. Cuide do seu carro e evite problemas financeiros na hora da revisão periódica! 

Gostou de aprender mais sobre o freio de mão? Quer continuar lendo sobre mecânica de automóveis? Acesse o nosso próximo conteúdo e descubra se a bateria do carro está ruim!

2 pensamentos em “Saiba se você está usando o freio de mão corretamente

    1. Olá! Tudo bem?

      Para descobrir a bateria indicada para seu veículo, basta acessar https://www.mourafacil.com.br e informar corretamente a cidade, veículo e o ano do modelo, assim você irá encontrar o modelo recomendado pelo seu fabricante.

      Caso precise, entre em contato com a nossa central de vendas através do telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Obrigado pelo interesse em nossos produtos.
      Ficamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Moura Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp