Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Entenda como funciona o indicador de carga Moura

Entenda como funciona o indicador de carga Moura

4 min

O indicador de carga serve para entendermos o estado de uma bateria automotiva, ou seja, se ela está carregada, descarregada ou sobrecarregada. Se o carro estiver com a bateria fraca, os itens elétricos e eletrônicos do automóvel não funcionam e o carro não anda. 

Nestes casos, é importante levar o automóvel em uma rede autorizada de baterias para saber como está a carga da peça.

O indicador de carga Moura fica na bateria automotiva. Ele auxilia no teste de bateria que é feito em lojas, concessionárias, oficinas e auto centers autorizados. 

O teste facilita o diagnóstico da bateria e auxilia o proprietário nas revisões antes de viajar, por exemplo. Ao fazer o procedimento, você evitará que o seu cliente tenha surpresas desagradáveis com o carro. 

No entanto, como interpretar o indicador de carga Moura? Confira as orientações abaixo!

Como funciona o indicador de carga Moura? 

Para as baterias que contam com o visor de carga, observa-se a bolinha do visor: se ela estiver verde é sinal que a bateria está carregada. 

Essa bolinha fica dentro de uma espécie de gaiola preta e o conjunto formado por gaiola + prisma + bolinha fica submerso na água da bateria. 

Se a bateria está com boa carga é sinal de que o fluido tem muitos eletrólitos. Com isso, há maior densidade do líquido da bateria (que corresponde a massa específica).

Portanto, se a massa específica corresponder a pelo menos 1210, a carga da bateria estará no padrão aceitável.

Neste caso, a bolinha vai flutuar e encostar no prisma, refletindo a cor verde. No entanto, se a bateria estiver ruim, a bolinha afundará e a luz preta será exibida.

Como é calculada a capacidade da bateria? 

Para calcular a capacidade da bateria, você deve multiplicar a corrente elétrica consumida por 20 horas (até que a tensão atinja 10,5 volts), sendo 20 horas o tempo de consumo padrão estabelecido pela Agência Brasileira Nacional de Normas Técnicas – ABNT. 

Um exemplo simples seria: se uma bateria tem a capacidade de sustentar uma corrente elétrica de 4 amperes contínuo por 20 horas, neste caso, a amperagem da bateria será de:

4A x 20 horas = 80Ah

Conferir a capacidade da bateria é muito importante para ver se ela sustenta a corrente elétrica 

Quais os sinais que identificam a bateria fraca?

indicador de carga sendo operado

Conferir a capacidade da bateria é muito importante para ver se ela sustenta a corrente elétrica

Confira nossas dicas: 

  • Encontrar dificuldades em dar a partida no automóvel. Geralmente, isso acontece na parte da manhã. O condutor vira a chave do carro, mas o veículo não funciona; 
  • Deixar os faróis do automóvel acesos durante muito tempo ou deixar outros componentes ligados ao mesmo tempo; 
  • Deixar o carro  parado dentro da garagem por muito tempo;
  • Confira a oxidação dos pólos da bateria e veja se há zinabre. Quando há o problema, o alternador não consegue carregar a peça da maneira adequada;
  • Indique o teste de bateria para o proprietário do automóvel;
  • Peça ao cliente para observar os faróis com o veículo em movimento. Se a luz for irregular, a bateria poderá não estar sendo carregada de forma correta.

Lembramos que locais com muita umidade no ar e regiões mais frias, podem prejudicar as baterias.

No nosso artigo sobre como saber se a bateria do carro está ruim você encontra mais detalhes!

O teste da bateria deve ser feito por quem? 

O teste da bateria sempre deve ser feito por uma autorizada. Seja oficina mecânica, auto center, loja de baterias automotivas ou de automóveis. 

Deixe claro para o seu cliente sobre a importância de levar a peça à quem realmente entende do assunto e nunca o incentive a fazer testes na bateria por conta própria ou a famosa “chupeta”. 

Além das pessoas correrem riscos de acidentes, também acabam com a garantia da peça. Testes em baterias automotivas devem ser realizados por mecânicos especializados.

O indicador de carga da Moura é uma peça super importante, atente-se para o uso correto! Além disso, use o cálculo da capacidade da bateria para saber se a peça que está no automóvel é a certa. 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post e saiba quais os tipos de bateria que existem e qual é a melhor para o seu carro!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos