Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

4 dicas na hora de escolher o melhor macaco hidráulico para carros

4 dicas na hora de escolher o melhor macaco hidráulico para carros

macaco-hidraulico
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

O macaco hidráulico é uma ferramenta indispensável na oficina mecânica. É ele que ajuda a trocar o pneu do automóvel e também fazer reparos próximo a roda do veículo. Mas qual o melhor macaco para carros? 

Neste post, além de você conhecer os tipos de macaco hidráulico, vamos te ensinar a escolher o equipamento ideal para você usar na sua oficina mecânica. E então, ficou interessado em aprender um pouco mais sobre mecânica com a Moura? 

Continue com a gente e leia até o final o nosso artigo! 

O que é um macaco hidráulico? 

Bom, você que é mecânico já sabe o quanto é importante o macaco hidráulico. Mas o que é essa ferramenta? Talvez você não saiba, mas o nome “macaco hidráulico” surgiu na época do filme King Kong.  

Em uma jogada de marketing, a fabricante do equipamento associou o nome da ferramenta com o filme e a força do grande macaco. Desta forma, “Monkey”, macaco em inglês, se referiu à ideia do equipamento. 

Assim, a propaganda deu tão certo que a fama do macaco durou até hoje.Assim, o tempo passou e os macacos hidráulicos ganharam um reforço a mais. Atualmente, eles são fabricados em aço e destinam-se ao conserto de automóveis e também à movimentação de cargas. 

Desta forma, eles ajudam na troca de pneus e são os equipamentos indispensáveis para oficinas mecânicas, auto centers, loja de automóveis, borracharias e até para a construção civil.

Como usar o macaco hidráulico da maneira correta?

Em primeiro lugar, você deve conhecer o equipamento. Em seguida, leia o manual de instruções para saber tudo sobre o seu modelo que você comprou. Vejas as funções e a maneira correta de usar. 

Depois de verificar o manual, encaixe o macaco hidráulico no automóvel. Você que é mecânico já sabe que os carros têm um local exato de encaixe para que a ferramenta não danifique a carroceria. 

Qual o melhor macaco para carros?

Se você já se perguntou qual o melhor macaco para carros, saiba que há vários tipos de macacos hidráulicos. Veja: 

Macaco hidráulico 

É o mais popular e mais usado pelos motoristas. É simples de manusear e você não precisa de fazer força para usar. 

Macaco mecânico

Tem como função elevar o carro com alavancas. No entanto, esse modelo é o mais temido pelos clientes, pois muitos acham que o equipamento pode danificar a lataria do automóvel.

Macaco elétrico

O macaco elétrico é ideal para quem não quer se preocupar na hora de trocar os pneus. Ele funciona plugado na bateria ou no acendedor do carro. 

Quais os tipos de macaco hidráulico?

  • Macaco hidráulico jacaré: tem menor capacidade para elevar cargas. Podem ser de vários modelos e suportam até duas toneladas. 
  • Macaco hidráulico unha:  eleva cargas a centímetros do chão. Usado para erguer grandes máquinas e equipamentos.
  • Macaco para caixa de transmissão: indicado para serviços de troca e manutenção de caixas de transmissão de carros. 
  • Macaco hidráulico moleiro: robusto e alto. Indicado para a elevação de caminhões, ônibus e afins. 
  • Macaco hidráulico garrafa: Tem um formato cilíndrico e possui uma elevação horizontal que é acionada por uma alavanca. Pode elevar até 50 toneladas. 

Como o motorista deve usar o equipamento?

 

Lembre-se sempre de usar equipamentos de segurança e comprar macacos hidráulicos de fabricantes confiáveis.

Neste artigo, falamos um pouco sobre como você mecânico automotivo deve usar o macaco hidráulico, não é verdade? 

Mas como orientar o seu cliente na hora de mexer com o macaco hidráulico? 

Além de você explicar sobre a troca de pneus, é importante enfatizar que o motorista precisa tomar cuidado nas ruas, avenidas e estradas

Portanto, em qualquer ocasião, é necessário usar o triângulo de sinalização para indicar que o motorista está parado no acostamento.

Como escolher o melhor macaco hidráulico para carros?

1. Pense na mobilidade 

Você prefere que o equipamento fique em um local específico, onde os carros vão até ele ou quer um macaco que vai até as cargas com facilidade? Você deve pensar para quê quer um macaco hidráulico.

2. Veja a facilidade de uso

Para você saber como escolher o melhor macaco hidráulico para carros, a segunda dica é pensar na praticidade do equipamento. Você pode optar pelo modelo que é mais fácil de utilizar e que tem várias formas de trabalhar. 

3. Analise o tamanho 

Não se esqueça que há macacos hidráulicos grandes. Portanto, esses podem ocupar um bom espaço. Por isso, é importante você analisar qual é o tamanho de macaco ideal para a sua oficina mecânica. 

4. Verifique o peso

Outro fator que é importante analisar é o peso. Geralmente, os macacos hidráulicos são feitos de um material mais resistente. Isso quer dizer que alguns podem ser mais pesados que os outros. 

Como você viu neste artigo, é fácil saber como escolher o melhor macaco hidráulico para carros. Para isso, você deve avaliar em quais situações irá utilizar o equipamento. Gostou do conteúdo? Leia sempre o nosso blog e confira mais dicas da Moura. Acesse também o mourafacil.com e confira por lá vários conteúdos valiosos como este!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos