Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Qual o diferencial do motor THP? Saiba dos benefícios

Qual o diferencial do motor THP? Saiba dos benefícios

5 min

Se você busca incorporar tecnologia em sua empresa, precisa conhecer o diferencial do motor THP. Ele une tecnologia com uma manutenção econômica, o que é perfeito para veículos, como os de frota, que precisam de mais desempenho e eficiência para circularem nas grandes cidades e rodovias. 

No entanto, como funciona o motor THP? Neste post, explicaremos todos os detalhes sobre essa tecnologia e o que faz este motor ser diferente dos demais modelos no mercado. E então, ficou interessado no assunto? Acompanhe a leitura! 

Como funciona a tecnologia do motor THP? 

O motor THP, 1.6, de quatro cilindros chega a 173 cv de potência e 6.000 rotações por minuto (RPM) com um torque de 24,5kgfm a 1.400 rpm. Ele tem um comando de admissão variável que reduz o atrito no próprio motor. Com isso, você terá menos poluentes no ar e mais economia de combustível

O projeto também conta com um gerenciamento eletrônico diferenciado. O resultado é um motor versátil e que equipa vários automóveis vendidos no Brasil das marcas Peugeot e Citroën. 

Quais carros são equipados com o motor THP?

Imagem de um carro equipado com motor thp em uma estrada

A marca Peugeot costuma fabricar veículos com o motor THP.

Conforme abordamos no tópico anterior, automóveis das marcas Peugeot e Citroën possuem motor THP. Entre os principais modelos com esse tipo de motor, podemos citar: 

  • Citroën C4 Lounge;
  • Peugeot 2008;
  • Peugeot 3008;
  • Peugeot 308 CC;
  • Peugeot 508;
  • Peugeot RCZ.

O que o motor THP traz de novo? 

O motor THP da PSA Peugeot Citroën é um dos mais avançados propulsores no mercado mundial. Várias vezes ele foi premiado pela imprensa internacional. A peça possui baixa cilindrada e alta potência, o que permite substituir motores maiores sem que o carro perca desempenho. 

Quais são os diferenciais? 

O gerenciamento eletrônico deste motor aumenta a economia de combustível e mantém a eficiência da peça. No motor THP tem várias estratégias de injeção e pilotagem e uma bomba que integra o componente de turbo. Além disso, esse motor é um verdadeiro símbolo de alta potência e baixa cilindrada. 

Por isso, não é à toa que ele serve para substituir motores maiores sem perder o desempenho. Em relação à diferença entre um motor THP e outro, pode-se destacar as versões a gasolina, que são apenas os softwares que comandam a injeção direta de gasolina, desenvolvido pela Bosch. 

Por sua vez, o motor flex tem número regulamentar 5GV e recebe modificações na injeção para comportar o uso do etanol e possui as seguintes características: 

Numeração localizada no bloco do motor

A numeração fica próximo ao catalisador e ao volante do automóvel. Caso você precise adquirir novas peças em concessionária, será necessário regulamentar o motor e descrever a numeração. 

Turbo de geometria

O turbo de geometria é fixo. Ele é arrefecido pelo óleo do motor e pelo líquido de arrefecimento. Por isso, há um circuito dedicado e uma pequena bomba d’água elétrica aplicada ao turbo e comandada pela ECU do motor que evita a carbonização por altas temperaturas. 

Eletroválvula

A eletroválvula da bomba de óleo serve para gerenciar a ECU do motor, cuja vazão é variável. 

Bomba d´água 

A bomba possui um atuador de acionamento e é pilotada eletricamente. O mecanismo possui um solenóide ligado a um rolete. A bomba d ́água é ligada pelo atuador como se o motor estivesse acima dos 70ºC. Já na fase fria do motor, a bomba não é acionada, o que permite um rápido aquecimento e redução de emissão de poluentes. 

Quais os benefícios do motor THP? 

Veja os principais benefícios do motor THP: 

Baixa cilindrada

O motor THP tem a capacidade de gerar torque mesmo em baixas rotações. Ele é ideal para para ocasiões em que exige mais força e para locais onde você “anda e para”. É também indicado para quem reside em cidades maiores e trabalha como motorista de aplicativo. 

Imagem de um senhor encostado em um carro que possui motor thp

O motor THP pode trazer muitas vantagens para os motoristas de aplicativos.

Maior economia de combustível 

Por ele ser de baixa cilindrada e ter uma tecnologia que se diferencia dos outros modelos de motor, ele é mais econômico. Não é à toa que faz sucesso com quem realmente entende do assunto e é dono de frotas de automóveis. Afinal, se você deseja lucrar com a sua frota, ela terá de ser econômica e eficiente, não é verdade? 

Alta potência

Aqui está o segredo do motor: baixa cilindrada que economiza combustível e alta potência. Quem não quer um automóvel com excelente desempenho nas rodovias ou na cidade, não é mesmo? O motor THP oferece tudo que você precisa para ter um veículo que atenda às suas necessidades.

Como você pode ver, este motor é um grande sucesso! E agora que já conhece, pode optar por um veículo com o motor THP ou até utilizá-lo para grandes frotas. 

Gostou do conteúdo? Saiba também como funciona o serviço mourafacil.com:


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos