Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Motor tremendo parado? Veja como resolver!

Motor tremendo parado? Veja como resolver!

5 min

Trepidações, carro tremendo parado podem ser sintomas de diferentes problemas com seu veículo. A boa notícia é que todos esses problemas são geralmente fáceis de resolver e têm baixo custo de manutenção

Mesmo sendo um problema relativamente simples, é importante saber quais são as causas para evitar surpresas ou mesmo se proteger de eventuais “golpes” e não gastar mais dinheiro do que o necessário em uma eventual manutenção

Para que você possa entender melhor tudo o que envolve as causas de um motor tremendo parado, preparamos este post. 

 

Ficou interessado em conferir o artigo? Siga com a leitura!  

 

O que faz o motor vibrar? 

 

  • Velas que não produzem centelha 

As velas produzem uma centelha e queimam o combustível que você abastece o seu veículo. Quando as velas estragam, o motor falha. Entretanto, se uma vela falhar, o motor pode trepidar. Se o seu veículo estiver com o motor tremendo parado, leve-o ao mecânico e faça um teste nas velas. Caso elas apresentem problemas, faça a troca. 

 

  • Falhas nos cabos de vela 

Os cabos de vela se energizam. Entretanto, quando elas estragam também há falhas idênticas a de velas. Neste caso, a sugestão é trocar todos os cabos e as velas

 

  • Combustível adulterado 

Outra possibilidade do motor tremendo parado é o combustível adulterado. Geralmente, isso acontece pela má qualidade do combustível. Além disso, a sujeira pode ficar no fundo do tanque e trazer muitos prejuízos ao motor do seu automóvel

 

  • Bicos sujos 

Os bicos injetores sujos podem ser uma das principais causas do motor tremendo parado. Portanto, cuide sempre deles para que você não tenha problemas.

 

  • Bico injetor queimado 

Esse defeito é parecido com o que acontece com as velas. O carro falha exatamente igual ao caso de velas ruins. 

 

  • Quebra do suporte de motor 

Já este problema é considerado um pouco mais sério, pois ele pode causar outros danos. Neste caso, um bom mecânico deve ser consultado para te auxiliar

 

O que pode causar a trepidação na embreagem? 

carro amarelo com capô aberto, no meio da rua. Dois homens verificando o problema

Além do motor tremendo parado, a embreagem pode trepidar:

 

  • Mancais desgastados  

Os mancais desgastados podem impedir que você engate suavemente a embreagem do seu automóvel. 

 

Mancais do motor desgastados ou o ajuste incorreto do motor também podem impedir o engate suave da embreagem.Também é importante ficar atento a instalação do disco de embreagem, pois se ela estiver incorreta a embreagem pode trepidar. Em seguida, verifique a utilização dos componentes corretos e veja o seu desgaste. 

 

Além disso, fique atento ao sistema de engate, o gerenciamento do motor e as falhas driveline que podem ser causa do motor tremendo parado.

  • Revestimentos 

Os revestimentos contaminados podem causar a trepidação da embreagem. A junta da transmissão pode estar danificada e o excesso de graxa no eixo de entrada da transmissão ou no mancal. Verifique, ainda, se há vazamento no sistema de acionamento hidráulico, pois mesmo que haja pequenos resíduos de óleo, eles  poderão influenciar no desempenho da embreagem. 

  • Defeito no perfil do cubo

Isso pode acontecer por causa do eixo de transmissão e o perfil do cubo que foram forçados durante a instalação. A consequência pode ser um problema no disco da embreagem que se move com os trancos no eixo de entrada da transmissão. 

Ainda não encontrou a causa do motor tremendo parado? Continue conosco separando mais dicas!

 

  • Problemas na carcaça

Neste caso, são os parafusos que não foram apertados corretamente. Assim, a placa de pressão não foi corretamente centralizada no volante e a consequência é um recuo unilateral da placa de pressão.

 

  • Deformações nas molas de retrocesso

Ao parafusar a placa de pressão com uma técnica incorreta, as molas podem se deformar. Por isso, é importante usar uma chave de fenda e recuar unilateralmente a placa de pressão. 

 

  • Coxins do motor desgastados

Os componentes desgastados podem fazer a embreagem trepidar. Por isso, evite solavancos quando engatar a peça. 

 

Como resolver o problema do motor tremendo parado? 

homem debruçado sobre o capô aberto do carro, usando uma chave de fenda em uma braçadeira

Carro trepidando pode ser mais fácil de resolver do que você pensa.

 

  • Faça a manutenção preventiva 

É importante fazer a manutenção preventiva para evitar problemas como o motor tremendo parado. Na manutenção, o mecânico poderá checar todos os sistemas, inclusive o de transmissão, para saber se tudo realmente funciona.  

  • Troque as velas 

Se as velas estiverem com problemas, você deverá trocá-las. Também não se esqueça de olhar os cabos. Caso apresentem defeitos, substitua-os. 

  • Fique de olho no combustível 

Se o problema do carro tremendo, ou motor tremendo parado for o combustível, esvazie o tanque e abasteça com o combustível de melhor qualidade. A dica de ouro é sempre procurar um posto que tenha uma bandeira conhecida e credibilidade. 

  • Cheque o bico injetor 

O bico injetor está queimado, cheque-o e faça a troca quando necessário. 

Como você pode ver nesse post, várias são as causas e soluções para o motor tremendo parado. Agora que você conhece cada uma delas, poderá ficar de olho na hora que o mecânico analisar o problema em seu automóvel, não é mesmo? Fique atento às dicas da Moura aqui no mourafacil.com, sempre iremos te orientar sobre os procedimentos relacionados à mecânica automotiva! 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post e entenda para que serve a embreagem veicular! 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos