Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Por que o painel acende, mas não dá partida? Entenda!

Por que o painel acende, mas não dá partida? Entenda!

5 min

O seu painel acende, mas não dá partida? Acredite, este problema pode ser mais comum do que você imagina! E para resolvê-lo, é preciso descobrir quais são as causas.

Ou seja, mais de um problema pode causar esse defeito que, em geral, está relacionado com os componentes que ajudam na partida do veículo.

Sendo assim, para te ajudar a entender o que causa esse problema, separamos aqui os principais motivos pelos quais o painel acende, mas não dá partida. Vamos entender juntos?

O painel acende, mas não dá partida: o que pode ser?

Como você já sabe, alguns defeitos podem estar relacionados com o problema do painel que acende, mas não dá partida. Quando falamos da partida do veículo, existem três elementos que trabalham nesse processo:

  • Centelha (eletricidade);
  • Combustível;
  • Oxigênio.

Ou seja, se o painel acende, mas não dá partida, é bem provável que o motivo esteja relacionado com um desses itens acima. 

E para entender melhor como essas coisas estão relacionadas ao problema, veja como esses elementos atuam no seu veículo:

Problemas de partida 

A partida do veículo é dada a partir da produção da centelha, que auxilia na ignição do motor. Ou seja, sem essa centelha o painel acende, mas não dá partida.

E já que esse processo ocorre na parte elétrica do automóvel, o defeito pode estar relacionado com uma bateria descarregada, uma chave de ignição defeituosa ou mesmo em um problema na ligação do motor de arranque.

Para saber se o defeito está mesmo na parte elétrica, você pode realizar alguns testes:

Primeiro, verifique se os fusíveis do veículo estão em ordem. Se sim, cheque também a bateria do veículo. Nesse caso, limpe os polos da bateria antes de fazer o teste.

Caso um ou mais fusíveis estejam queimados, é necessário levar até um especialista para realizar a troca. No mais, verifique se não há nenhum cabo rompido ou se há algum defeito na chave de ligação. Para isso, gire a chave para a posição de ligar sem completar a volta completa.

Depois disso, verifique se há o acionamento das luzes de aviso. Se não houver, a chave pode estar com defeito.

Sistema de ignição

Se o painel acende, mas não dá partida, você também pode realizar testes em outros dois elementos:

  • Bobina de ignição;
  • Distribuidor.

Se mesmo depois de realizar esses testes você ainda não encontrar o problema, verifique se o defeito não está no sistema de ignição do veículo:

Primeiro, para testar a bobina, será necessário o auxílio de um multímetro para medir a impedância. O valor da medição deve estar igual ou próximo ao indicado no manual do veículo.

Caso o problema não esteja na bobina, teste o distribuidor:

Para saber se há defeito no distribuidor, remova a peça e verifique se não há umidade. Caso haja, seque bem a peça, encaixe ela novamente e tente dar partida.

Você também pode verificar se há algum cabo rompido, já que isso também causa defeitos no veículo.

Imagem de dois mecânicos verificando painel acende mas não da partida

O painel acende, mas não dá partida? O defeito pode estar na parte elétrica do veículo, no sistema de ignição ou nas conexões elétricas.

Problemas com o combustível

Se o problema do painel que acende, mas não dá partida persistir, mesmo depois de verificar o sistema elétrico e o sistema de ignição, procure por problemas relacionados ao combustível

Se o seu veículo não dá a partida, o defeito pode ser identificado checando as seguintes partes:

É importante realizar testes para encontrar possíveis defeitos nesses componentes e, assim, entender porque o painel acende, mas não dá partida.

O que mais pode ser?

Se mesmo com todos esses testes você ainda não tiver encontrado o problema, o ideal é contar com um mecânico de confiança para fazer uma revisão de tudo que pode estar relacionado ao defeito.

Apesar de não ser um defeito tão comum, ele pode estar relacionado com outras falhas no seu veículo, como falhas relacionadas a parte elétrica, combustível e oxigênio. Além disso, a falta de partida também é um defeito acarretado por:

  • Central de injeção eletrônica defeituosa;
  • Correia dentada desgastada;
  • Fluxo de massa de ar desgastado;
  • Motor de arranque solto;
  • Sistemas injetores com defeito;
  • Válvula do motor de arranque danificada.

Como resolver o problema?

Seja qual for o defeito encontrado, para resolvê-lo é preciso contar com auxílio de profissionais qualificados. 

Se o seu painel acende, mas não dá partida, tentar resolver esse defeito sem um conhecimento técnico certamente vai piorar a situação e, consequentemente, aumentar seus gastos com manutenção. Sendo assim, leve seu veículo até uma oficina de confiança para resolver o problema. Além disso, sempre vale a pena fazer revisões periódicas para saber se está tudo em ordem com seu veículo. 

Agora que você já sabe o que pode ocasionar defeitos na partida do seu carro, aproveite para conferir outras dicas de cuidados com seu veículo. Acesse MouraFacil.com e fique por dentro de todas as novidades!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos