Não descuide da parte elétrica do carro


Cuidar da parte elétrica do carro é uma das práticas mais importantes para o bom funcionamento do automóvel. E hoje, quanto mais tecnologia o veículo possuir, maior será a necessidade de uma bateria de qualidade e com longa duração. Entretanto, para que você entenda tudo isso e conheça a relação dos dispositivos elétricos com os demais componentes do veículo, confira nossas dicas neste post.

A seguir, você poderá entender melhor porque precisa de uma bateria com tecnologia avançada. Também é importante relembrar quais são os problemas que uma bateria ruim pode causar no automóvel, quais as melhores práticas para fazer a bateria durar mais e as vantagens em adquirir uma bateria nova.

Qual a relação da parte elétrica do carro com os demais componentes do veículo?

É a bateria automotiva que faz funcionar os dispositivos elétricos do automóvel quando o motor está desligado, por isso, podemos dizer que ela é o coração do carro. É a bateria, juntamente com o alternador, que armazena a energia que vai alimentar a elétrica automotiva e permite que o seu carro funcione com tudo que é necessário.

Por isso, se a bateria estiver descarregada ou acabar, o seu carro não dá partida. Ela é considerada uma fonte de corrente contínua, diferente da corrente alternada das tomadas da sua casa. Assim, a energia sai da bateria para alimentar os circuitos elétricos do automóvel e faz funcionar tudo que depende deles: circuitos de ignição, partida, rádio e faróis, por exemplo. 

Quais os problemas que o carro pode ter por causa de uma bateria ruim?

Os prejuízos causados por uma peça de má qualidade não são poucos: 

Falha na partida

Esse é um sinal clássico que a bateria do automóvel está ruim, geralmente, se você vira a chave do carro e ele não dá sinal de vida, é sinal que você está com um grande problema. Portanto, fique bem atento quando sair pela manhã para trabalhar ou viajar e, na dúvida, chame um mecânico para dar uma olhada na peça.

Partida pesada ou arrastada

Este é o caso em que a partida vai ficando ruim até não funcionar mais. Caso, depois de algum tempo, o arranque voltar a funcionar, considere como um sinal de que o problema deve ser no motor de arranque do automóvel, já uma bateria ruim, não volta a funcionar sozinha.

Falhas no som

Imagem de uma mulher dirigindo e a parte elétrica do carro funcionando bem
Entre todos os componentes, aqueles que fazem parte da parte elétrica do carro sem dúvidas estão entre os mais fundamentais.

Se o som de seu automóvel estiver falhando, saiba que existe um problema na parte elétrica do veículo e, possivelmente, a bateria necessita ser trocada. Normalmente o rádio apaga quando a bateria automotiva está ruim, portanto, é muito importante ficar atento a esse tipo de detalhe.

Pouca luminosidade

Se ao usar o seu automóvel no dia a dia você observa que a luz do teto está com a luminosidade muito fraca (quando o veículo está desligado), você tem um sintoma de bateria fraca. Lembre-se que a função da peça é fazer com que os dispositivos elétricos funcionem, por isso, observe o estado das luzes de dentro do seu veículo e, se estiverem fracas, desconfie.

Luz do painel acesa

Sabe o desenho da bateria que fica no painel do carro? A luz no painel não significa necessariamente que a sua bateria está descarregada. No entanto, a nossa dica é que você chame um mecânico de sua confiança para verificar o problema. Afinal, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

O que fazer para que a bateria dure mais?

Confira boas dicas para aumentar a duração desta peça essencial: 

Cuide da parte elétrica do carro

É necessário prestar bastante atenção nos acessórios eletrônicos de seu veículo, como rádio, alarme e outros componentes que nunca são desligados.

Esses dispositivos puxam a energia da bateria quando o automóvel está desligado, o que descarrega a bateria, podendo te deixar na mão.

Utilize peças originais em seu automóvel

Muitas pessoas gostam de personalizar seus veículos, investindo em aparelhos de sons melhores, por exemplo. Contudo, os dispositivos instalados podem acarretar em uma descarga completa da bateria em pouco tempo, sobretudo quando funcionam com o motor desligado.

Por isso, antes de instalar novos dispositivos, é muito importante verificar a capacidade tanto de sua bateria, quanto do alternador. Se o seu som for muito potente, saiba que você gastará mais energia e pode ser necessário optar por baterias com maior capacidade.

Ande regularmente com o veículo

Imagem de uma estrada durante a noite
O funcionamento da parte elétrica do carro é cada vez mais importante com a quantidade de tecnologia embarcada nos veículos atualmente.

É muito comum que os automóveis que ficam parados durante 20 ou 30 dias sofram com problemas na bateria automotiva. Neste caso, o ideal é deixar o veículo com alguém que possa ligar o veículo ou desligar o cabo do terminal positivo, para evitar que a sua bateria perca a vida útil

Mantenha a proteção dos terminais da peça

Além do cuidado constante com a parte elétrica de seu veículo para que a bateria não descarregue, é necessário um cuidado extra nos terminais positivo e negativo da peça. 

Mantenha sempre as capas protetoras, impedindo o contato dos terminais com objetos metálicos. Dessa forma, você evita curtos-circuitos.

Retire a frente destacável dos rádios

Se seu carro tem um rádio destacável, retire o acessório do aparelho sempre que sair com o automóvel. Isso porque o consumo de energia varia conforme o modelo do rádio, chegando até a 800 mA, o suficiente para descarregar uma bateria convencional em poucas horas.

Verifique o alternador

O alternador é o responsável por manter a bateria automotiva carregada e, para que você não tenha surpresas desagradáveis, faça a manutenção preventiva da peça sempre que puder. Outra recomendação é evitar trocar o alternador desnecessariamente, pois ele poderá custar muito caro.

Quais as vantagens de investir em uma bateria nova?

Entenda alguns dos motivos que fazem o investimento em uma bateria nova ser uma escolha acertada: 

Você tem garantia de fábrica

Uma das principais vantagens em adquirir uma bateria automotiva nova é contar com a garantia do fabricante para a peça. No site da Moura, você compra a bateria certa para o seu automóvel e ainda tem a segurança de contar com a garantia ofertada por uma empresa que é líder do mercado a muito tempo. 

Você adquire uma peça durável

Como você viu no tópico anterior, você conta com garantia ao adquirir uma bateria nova. Ela também dura muito mais do que uma bateria recarregada, ou seja, você não terá problemas por muito tempo em relação a parte elétrica do carro.

Você conta com assistência técnica

Escolhendo uma peça nova você também conta com assistência técnica caso ela seja necessária. Assim, os melhores profissionais oferecem todo o apoio que você precisa para resolver os problemas relacionados a sua bateria automotiva.

Você solicita sua bateria online

O Grupo Moura criou o site mourafácil.com onde você pode solicitar sua bateria de forma rápida e segura. Entrando no site, você digita o modelo do seu automóvel e rapidamente o sistema mostra a peça mais indicada, seu valor, o tempo de garantia de fábrica e as formas de pagamento. Para solicitar sua bateria novinha em folha, basta clicar no botão abaixo:

Botão CTA

Você tem uma bateria que é tradição no mercado

Ao escolher um bateria nova da Moura, você está optando por uma marca com mais de 60 anos de mercado. A Moura fabrica baterias que são utilizadas pelas maiores montadoras do país e está em automóveis das mais diversas linhas.

Você viaja tranquilo

Imagem de homem viajando com parte elétrica do carro em ordem
Um automóvel precisa ter todos seus equipamentos em bom estado, e não é diferente com a parte elétrica do carro, que requer até mesmo um cuidado especial.

Em épocas como o fim do ano, muitas pessoas saem para viajar. E aí, a gente pergunta: já pensou você estar naquela praia, entrar no veículo, virar a chave e seu carro não ligar? Com uma bateria nova e a manutenção preventiva em dia, você diminui muito as chances de problemas na parte elétrica do carro, podendo viajar tranquilamente para onde você quiser!

Você conserva os equipamentos

A maioria dos automóveis de hoje vem com uma grande quantidade de tecnologia embarcada, são diversos tipos de acessórios que dependem de uma boa bateria para funcionar. Portanto, não dá para você sair andando por aí com uma peça velha, colocando os avançados dispositivos eletrônicos atuais em risco, correto?

Você tem várias opções de baterias

Como já foi mencionado anteriormente, você precisa entender como funciona o seu automóvel para comprar a bateria adequada, como no caso dos veículos com a tecnologia start stop que pedem modelos específicos de bateria, como as baterias das linhas AGM e EFB da Moura.  

Portanto, se a sua bateria descarregar, troque-a por uma peça nova que não te deixará na mão e atenderá o tipo de tecnologia demandada por seu carro.

Viu como é importante não descuidar da parte elétrica do carro? Fique atento ao manual do seu automóvel, veja de quanto em quanto tempo você deve trocar a sua bateria e adquira uma peça de qualidade. Cuide para que você tenha sempre um carro conservado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp