Por que o motor treme quando liga o ar condicionado?


Você já teve a sensação do motor tremendo quando liga o ar condicionado? Isso pode acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar e há algumas razões específicas para isso acontecer. 

No entanto, não se preocupe. Aqui você vai entender um pouco mais sobre o sistema de ar condicionado e explicaremos tudo sobre o problema do motor tremendo e as possíveis formas de resolvê-lo. 

Ficou interessado em entender o tema do nosso artigo? Se liga no conteúdo! 

 

Como o motor do automóvel treme quando liga o ar condicionado? 

Uma das principais razões do motor tremendo quando liga o ar condicionado é a possibilidade de uma sobrecarga no motor. Assim, o compressor de corrente alternada exerce uma pressão sobre o motor. Portanto, quando a carga ultrapassa a extensão, você terá problemas com a vibração

Dessa forma, se a carga aumenta, algumas partes do motor ficam desgastadas. No entanto, alguns outros motivos podem incluir o problema em um ventilador de refrigeração ou bloqueio no sistema AC.

 

Por que o motor treme? 

O motor treme quando liga o ar condicionado por problemas na correia do alternador ou porque este componente está ruim. Além disso, outra possível causa está nas montagens ou nos suportes do motor que podem estar com algum problema. 

Não descarte a possibilidade do próprio motor do automóvel estar defeituoso. 

A causa também pode ser algo de errado com as montagens ou os suportes do motor. Há, ainda, o sensor de posição do acelerador que pode influenciar na trepidação do motor e o compressor do ar condicionado com problemas.

 

Como solucionar o problema? 

Em primeiro lugar você deve procurar um especialista que entenda sobre o assunto. Só ele poderá definir a melhor forma de solucionar o problema do seu motor tremendo quando liga o ar condicionado. Um mecânico especialista deverá:

 

Verificar as montagens e os suportes do motor

Apesar da boa aparência das montagens, elas poderão estar desgastadas ou rachadas. Portanto, vale a pena verificá-las. 

É importante olhar as rachaduras externas e verificar se há uma borracha muito seca que pode ser sinal de um problema sério.

 

Ver se o sensor de posição do acelerador está ruim

Verificar o sensor de posição do acelerador é muito importante, já que este é um problema comum do motor tremendo quando liga o ar condicionado. Um sensor com defeito pode controlar os RPMs e fazer com que eles permaneçam instáveis

Desta forma, o profissional de mecânica automotiva deverá limpar ou substituir o sensor para resolver o problema. Talvez seja preciso passar o scanner no carro para deletar as mensagens de erro. 

 

homem olhando o motor do carro
Se você notar o motor tremendo quando liga o ar condicionado, verifique com o especialista de sua confiança as possíveis causas desse problema.

 

Avaliar o compressor

Problemas no compressor são mais um dos motivos do motor tremendo quando liga o ar condicionado. Para saber se este é o caso, basta uma simples observação: acelere o seu carro com o ar condicionado ligado e, depois, com ele desligado. 

Se perceber a diferença, é hora de substituir o compressor do veículo.

Você também pode movê-lo com a mão. Para isso, ligue o ar condicionado e veja se há mais carga do que o normal. Assim, você sentirá o excesso de vibrações por conta desta sobrecarga.

No entanto, o mais importante é levar o seu veículo até um mecânico de sua confiança para que o componente seja consertado corretamente. 

 

Analisar o calço do motor

Outra ideia é verificar se o calço do motor do lado esquerdo está dando problemas. Em alguns casos, a solução poderá ser trocá-lo. 

No assento do motorista, encoste a cabeça na coluna do carro com o motor e o ar condicionado ligados. Se você sentir tremer, o calço estará ruim.

 

Fazer as revisões automotivas 

Você pode levar o automóvel em um mecânico especializado em ar condicionado ou em um auto center que ofereça serviços de manutenção

Explique ao profissional que seu motor treme quando liga o ar condicionado e peça para que ele verifique se tudo está em ordem com o seu veículo.

 

Trocar o filtro do ar condicionado 

Você precisa fazer a manutenção preventiva para trocar o filtro do ar condicionado. Muitas vezes, a sujeira acumulada pode entrar na hélice do filtro e fazê-la quebrar. Portanto, é bom ficar de olho para que você não tenha surpresas desagradáveis com o seu ar condicionado. 

É importante ressaltar que o automóvel precisa de manutenção preventiva. Nessas manutenções é possível identificar previamente diversos problemas, evitando imprevistos desagradáveis, como um motor tremendo quando liga o ar condicionado.

Portanto, a nossa dica de ouro é que você cuide sempre do seu veículo e evite problemas que possam te prejudicar. 

 

Agora que você já sabe o que fazer no caso do motor tremendo quando liga o ar condicionado, que tal aprender como resolver outros problemas veiculares? Acesse nosso blog e confira nossos conteúdos semanais!

 

Botão CTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp