Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Roubo de carga: o que fazer para proteger seu caminhão

Roubo de carga: o que fazer para proteger seu caminhão

roubo-de-carga
Leitura:4 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Segundo o levantamento anual da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), os crimes de roubo de carga sofreram um aumento de 1,7% em 2021, o que significa que o prejuízo obtido pelas empresas de transporte passa de R$ 1,27 bilhão. 

Dentre as cargas mais roubadas estão alimentos, combustíveis, farmacêuticos, cigarros e eletroeletrônicos. A região Sudeste se destaca em relação ao número de roubos de carga no Brasil, concentrando 80% das ocorrências somente em São Paulo e no Rio de Janeiro, segundo reportagem publicada pelo Estradão

Pensando nesse cenário, a Moura preparou um post para ajudar os caminhoneiros a entender como os roubos de carga funcionam, como se prevenir e o que fazer caso seja roubado.

Como os roubos de carga funcionam?

A maior parte dos roubos acontecem durante paradas. Por vezes, nos casos em que o motorista não tenha conhecimento sobre a área em que está, é comum que sejam realizadas paradas em lugares escuros, perigosos, desérticos ou no acostamento.

Além disso, é muito comum que os ladrões obtenham as informações sobre o transporte – tipo de carga, destino final, rastreamento e rota -, a partir de motoristas bem intencionados, mas desavisados.

Ao revelar essas informações, o motorista se coloca em uma posição vulnerável e atrativa para um roubo de carga.

Como se prevenir de um roubo de carga?

1. Faça um plano de viagem

É importante que o motorista, principalmente os autônomos, realizem e cumpram um plano de viagem (rotagrama). Conhecer o trajeto e os lugares onde fazer uma parada para descanso, é essencial para evitar lugares perigosos e não se expor a riscos desnecessários.

2. Conte com ferramentas tecnológicas

O GPS é outro recurso que pode ser instalado no caminhão. O dispositivo pode garantir mais segurança ao motorista a partir do momento que um sinal é enviado para a central de segurança se um desvio de rota ocorrer, por exemplo.

Além disso, havendo uma central de ajuda, é possível reportar qualquer situação de risco que o motorista encontre durante sua viagem e obtenha ajuda.

3. Não comente sobre a carga ou a rota que você irá seguir com ninguém

Busque manter em sigilo informações da sua viagem, como rota, valor da carga e qualquer outro tipo de informação que coloque sua segurança em risco. 

Atente-se sempre aos desconhecidos que o abordarem de maneira insistente ou que fizerem muitas perguntas.

4. Viaje em horários movimentados

Também é recomendado viajar entre 6h até as 22h, para evitar se expor a riscos altos. Porém, em locais de risco como São Paulo e Rio de Janeiro há uma exceção. O ideal é que a viagem seja feita até às 18h, no máximo. 

5. Viaje em comboio

Outra opção para evitar o roubo de carga é realizar viagens em comboio. Dessa forma, a probabilidade de enfrentar situações perigosas é reduzida, já que um grande número de caminhões dificulta a execução do crime.

O que fazer quando a carga é roubada?

A segurança do caminhoneiro vem em primeiro lugar. Para garantir isso, é preciso seguir algumas recomendações essenciais.

motorista profissional de caminhão sentado na cabine desolado porque viveu um roubo de carga

Depois de ter se certificado de que está em segurança, notifique o roubo de carga aos responsáveis por ela.

1. Comunique imediatamente

Depois de certificar-se que está longe do perigo, ligue para a Polícia Federal pelo número 191, caso esteja em uma rodovia, ou para a Polícia Militar pelo número 190, caso o roubo de carga tenha acontecido em um perímetro urbano

Você vai precisar reportar todos os detalhes do acontecimento, desde o local, quanto o número de assaltantes, a abordagem e também as características da fuga aos agentes de segurança. Quanto mais cedo essa ligação ocorrer, mais chances de recuperar a carga perdida, visto que a equipe policial é avisada imediatamente sobre a ocorrência.

2. Informe os responsáveis pela carga

Feita a ligação para as autoridades, informe a empresa ou pessoa responsável pela contratação do serviço de transporte. Explique todos os detalhes da ocorrência e aguarde instruções de como deixar o local em segurança e de quais serão os próximos passos. 

Caso você seja contratado por uma empresa, aguarde instruções do suporte do serviço para garantir que você esteja seguro. 

Qual a pena para roubo de carga?

De acordo com o Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, a pena prevista para roubo de carga é de 4 a 10 anos e multa. Fatores como uso de armas, restrição de liberdade da vítima e roubo em grupos intensificam e podem aumentar o tempo de pena do delito.

Ter a carga roubada é uma experiência que nenhum motorista profissional quer passar. A prevenção é o melhor caminho, mas saber como agir quando o roubo acontece é essencial para garantir que a justiça seja feita.

Para ficar por dentro de outros temas do universo de caminhões, tratores e vans, acesse os outros posts do nosso blog! E se precisar trocar a bateria, já sabe, né? Confira os melhores produtos no mourafacil.com.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos