Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Saiba verificar qual o nível correto da água do radiador

Saiba verificar qual o nível correto da água do radiador

5 min

Você sabe qual o nível correto da água do radiador? Entenda que é importante verificar o reservatório de água com frequência para evitar o superaquecimento do motor. 

Assim, você não terá problemas com seu veículo. 

Mas então: como verificar a água? Neste post, vamos falar sobre o assunto. 

Ficou interessado em tirar todas as suas dúvidas com a gente? Acompanhe o artigo! 

Qual é a função do radiador? 

Antes de saber qual o nível correto da água do radiador, você deve saber qual é a função dessa peça. Aqui no blog da Moura já falamos um pouco sobre o assunto. Mas só para você lembrar, um radiador é um item do sistema de arrefecimento do automóvel. 

É essa peça que troca o calor entre o ar e outra substância, geralmente líquida. Dessa maneira, o radiador do carro dissipa a maior parte do excesso de calor gerado pelo motor do automóvel durante a queima de combustível. 

Por que é necessário utilizar água no radiador? 

É importante saber qual o nível correto da água do radiador para evitar problemas, principalmente em relação ao motor do automóvel. O sistema de arrefecimento, onde fica o radiador, mantém a temperatura ideal de trabalho. 

Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo. Ele controla a corrosão e garante maior vida útil do “coração” do automóvel

Agora que você já sabe qual o nível correto da água do radiador, falaremos um pouco sobre as vantagens e boas práticas para manter a saúde do seu carro.

Além de cuidar do sistema de arrefecimento, você precisa inspecioná-lo pelo menos uma vez ao ano. Nessa inspeção, o profissional especializado irá esgotar toda a água do radiador, limpar e conferir as mangueiras de borracha.

Também é importante evitar os resíduos que prejudicam a refrigeração do motor. Para limpar a sujeira do local, siga as recomendações do manual do automóvel ou faça a limpeza todos os anos. Dependendo do estado de conservação, dá para limpar a cada cinco anos. 

No entanto, para além de saber qual o nível correto da água do radiador, também é fundamental estar atento às manutenções preventivas e o tipo de aditivo que será usado. Assim, você terá a proporção exata entre ele e a água desmineralizada. 

Qual o nível ideal da água do radiador? 

O nível ideal da água do radiador mais o fluido é 200 ml. Caso esteja muito abaixo, é importante procurar uma assistência especializada. Portanto, fique atento ao nível.

Como verificar o nível da água do radiador? 

Veja algumas dicas que poderão ajudar com o automóvel: 

  • Consulte o manual do proprietário do veículo 

No manual do proprietário do veículo, você terá as instruções sobre como verificar qual o nível correto da água do radiador.

Ainda no documento, você terá a localização exata da peça. Passe a mão debaixo do painel frontal central do capô e encontre um trinco para liberá-lo e levantá-lo. 

Já em outros, você terá que colocar uma haste móvel que fica no capô ou no motor. Isso ajudará a suportar o peso do capô quando estiver totalmente aberto

  • Localize a tampa do radiador 

A tampa do radiador estará no topo de um recipiente de plástico. Ele é transparente e tem as marcas MIN e MAX ao lado.

  • Despeje quantidades proporcionais de água de fluido

Pessoa colocando fluido do radiador no compartimento do carro

Nunca use água como fluido do radiador.

 

Não despeje a água da torneira. Essa dica é importante! A água usada no radiador deve ser própria para a peça, uma vez que água mineral ou da rede de abastecimento danificam os componentes do motor do automóvel. 

Ela também obstrui os tubos do radiador. Portanto, para além de saber qual o nível correto da água do radiador, é necessário usar o fluido correto.

  • Tenha cuidado ao despejar o fluido 

O fluido é extremamente venenoso para os animais de estimação e pode contaminar tanto o solo quanto a água. Portanto, tenha cuidado na hora de completar o radiador. Use um funil para evitar acidentes.

  • Certifique que o reservatório está na medida certa 

O nível de líquido deve estar mais próximo da marca MAX no reservatório. Quando a mistura de água com fluido atingir essa marca, feche firmemente a tampa do radiador.

  • Ligue o motor do automóvel 

Para finalizar, ligue o motor do automóvel e deixe-o em funcionamento por 10 minutos. Preste atenção ao indicador de temperatura e as informações do mostrador. Nele, você verá qual o nível correto da água do radiador e se é o suficiente para resfriar o motor do veículo.

Entendeu qual o nível correto da água do radiador? Agora que você já sabe, fique atento aos sinais do automóvel, não é mesmo? 

Para quem já trabalha com mecânica automotiva, toda dica para melhorar a qualidade dos serviços é válida, não é mesmo? 

Gostou do conteúdo? Quer continuar bem informado com a Moura e ficar por dentro de mais dicas automotivas? Continue com a gente aqui no blog!

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

Uma vistoria reprovada por quilometragem acontece através da vistoria cautelar – um procedimento fundamental na compra e venda de veículos

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos