Seta piscando rápido: o que pode estar acontecendo?


É apenas mais um dia comum no volante, mas você percebe sua seta piscando rápido e, após alguns segundos, voltando ao normal.

Saiba que este é um problema bastante comum, inclusive em veículos modernos. No entanto, o problema também pode ser o indício de que outras questões relacionadas ao sistema elétrico precisam de atenção.

Reunimos informações sobre a importância de uma seta em boas condições e de como resolver este empecilho em seu veículo. Confira:

Contratempos gerados quando a seta do carro está com problema

A seta é um equipamento de segurança veicular e seu uso está observado em lei, no Código de Trânsito Brasileiro.

O mau uso ou funcionamento inadequado da seta pode ser passível da aplicação de multa, independente de quantas vezes o veículo for identificado com o problema.

Além de gerar uma completa desorganização no trânsito, sobretudo porque a seta indica aos pedestres e aos demais motoristas quais ações que o condutor pretende realizar, o mau uso ou mau funcionamento da seta pode pesar muito no bolso do motorista.

A previsão é de que uma penalidade deverá ser aplicada a cada vez que o motorista for flagrado por agentes de trânsito com a seta funcionando mal ou deliberadamente deixando de ser usada. A infração acarreta em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Então, vale mais a pena consertar este problema da seta piscando rápido e organizar o bom funcionamento do veículo, para que não haja prejuízos financeiros ou na CNH, além de colaborar para um trânsito mais seguro.

O que significa seta piscando rápido?

É bastante comum que esse problema surja, até mesmo em veículos novos, devido a um superaquecimento das lâmpadas de setas.

Entre os carros modernos, a seta piscando rápido pode estar relacionada com as lâmpadas de seta de cor laranja. Como esse tipo de lâmpada costuma ser mais quente que as demais, ela rapidamente estraga o soquete em que é instalada.

E aí basta que uma das lâmpadas queimem ou simplesmente parem de funcionar corretamente para que o resultado seja imediato: a seta piscando rápido.

Embora seja incômodo lidar com esse tipo de contratempo, na maioria das vezes, é um problema relativamente fácil de resolver.

 Afinal, como resolver esse problema?

Imagem de duas mãos segurando uma seta piscando rápido
A seta piscando rápido normalmente é um transtorno simples de se resolver, mas é bom ficar atento para a possibilidade de ser um problema na parte elétrica do veículo.

A princípio, o problema da seta piscando rápido pode ser resolvido rapidamente com a troca das lâmpadas queimadas por novas. 

A troca deve sempre ser realizada por um profissional especializado, tanto para a sua segurança, quanto para manter o funcionamento ideal do veículo. Quando o especialista substituir as lâmpadas por um par em perfeito funcionamento, será fácil perceber se este era mesmo o problema.

Se após a troca o problema persistir, será necessário fazer uma investigação veicular mais profunda, testando também os soquetes das lâmpadas.

Trocá-los, seguindo rigorosamente o modelo fornecido e instalado pelo fabricante do veículo, é um passo essencial para que tudo volte a funcionar corretamente.

Contudo, caso o problema permaneça, é importante fazer um teste do computador de bordo do veículo. 

Em alguns casos, os sistemas elétricos que suportam o funcionamento do veículo têm seus comandos regulados pelo computador de bordo e podem deixar de operar adequadamente caso o equipamento esteja comprometido.

E como esse sistema determina não só o funcionamento do veículo, como identifica o bom funcionamento dos equipamentos de segurança, testá-lo pode ser um passo essencial para identificar o que causa a seta piscando rápido.

A importância da bateria para o bom funcionamento da seta do carro

Baterias que funcionam adequadamente são indispensáveis para qualquer veículo. 

Ela é a peça que alimenta a parte elétrica do automóvel, além de ser responsável pelo funcionamento correto da partida do carro, de todas as luzes de sinalização do veículo e, ainda, por fornecer suporte ao motor. 

Se você suspeita que a seta piscando rápido pode ser um problema elétrico em seu veículo, é importante pedir para que um profissional especializado verifique essa possibilidade. 

Todos os sistemas de segurança também dependem da bateria, bem como todos os equipamentos que levam mais conforto ao interior do veículo.

Ar condicionado, faróis, computador de bordo, luzes do painel, setas de sinalização e até mesmo o som do automóvel são parceiros das baterias e é justamente por isso que escolher a melhor para o seu carro é um passo super importante na hora de trocá-la.

Com uma bateria funcionando corretamente, a distribuição de energia funcionará de forma dinâmica e eficiente, pronta para seu carro se tornar cada vez melhor.

Para que os equipamentos do seu carro funcionem da forma ideal, o MouraFácil está pronto para ajudar quando o assunto é bateria!

Com o MouraFácil.com você pede a sua bateria online e a recebe em até 50 minutos, sem sair de casa. Além de ir até onde você está, a entrega e instalação são gratuitas!

As baterias Moura sustentam todo o funcionamento do seu carro com qualidade, eficiência e, mais do que isso: segurança.

Botão CTA

Gostou do conteúdo? Confira semanalmente outros artigos informativos em nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp