Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Conheça tipos de alarme automotivo e sua relação com a bateria

Conheça tipos de alarme automotivo e sua relação com a bateria

tipos-de-alarme-automotivo
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Conheça tipos de alarme automotivo e sua relação com a bateria

Nos últimos anos, o número de roubos de veículos no Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de ocorrências. A informação assusta quem é proprietário de automóvel e leva muitas pessoas a preferirem carros com alarme, pois o acessório torna o veículo mais seguro e evita roubos ou furtos. No entanto, você sabia que há vários tipos de alarme automotivo? 

Se você é uma pessoa antenada nos assuntos relacionados a mecânica automotiva e gosta de estar sempre bem informado(a), este post é para você. Nele, vamos falar sobre os tipos de alarme automotivo, o que é alarme perimétrico e volumétrico, como funciona o rastreador veicular e o que é sensor de movimento adaptado. Também vamos mostrar o que é bloqueador de freios e esclarecer outras dúvidas sobre o tema.  

E aí, quer conferir o conteúdo com a gente? Siga então com a leitura do nosso artigo e fique bem informado sobre os tipos de alarme automotivo!

Tipos de alarme automotivo

Há vários tipos de alarme automotivo que você precisa conhecer. Sendo assim, separamos alguns dos mais usados pelos automóveis modernos. Confira: 

  • Perimétrico
  • Volumétrico
  • Sensor de movimento adaptado
  • Bloqueador de freios e partes elétricas
  • Rastreadores

Mas o que é e como funciona cada um desses sistemas e qual é o mais seguro para o automóvel? Veja tudo isso nos próximos tópicos deste artigo:

O que é alarme perimétrico?

Quando há uma tentativa de abertura forçada nas portas dianteiras ou traseiras, o alarme perimétrico dispara um aviso sonoro. Contudo, o dispositivo pode não funcionar quando essa abertura ocorre capô ou no porta malas do carro.

O que é alarme volumétrico?

Imagem de um carro que possui algum dos tipos de alarme automotivo enquanto viaja na estrada

Um dos tipos de alarme automotivo mais comuns é o alarme perimétrico, mas, além dele, existe o volumétrico, o sensor de movimento adaptado, o bloqueador de freios e de partes elétricas e, ainda, o rastreador veicular.

O alarme volumétrico possui a função de monitorar o interior do veículo a partir de ondas sonoras que analisam movimentações, disparando ao detectar uma atividade anormal de movimento como a de um vidro sendo quebrado.

O que é sensor de movimento adaptado? 

É comum que os automóveis saiam de fábrica com sensor de movimento adaptado. A função deste dispositivo é auxiliar os equipamentos de segurança, controlar a estabilidade do automóvel e captar movimentos como inclinação e aceleração do carro.

O que é bloqueador de freios e de partes elétricas?

É um dos tipos de alarme automotivo mais antigos. Ele é usado por meio de uma tetra-chave que ativa o sistema e desliga a parte elétrica do carro. O acessório também trava os freios do automóvel caso aconteça o furto.

Como funciona o rastreador veicular?

O rastreador veicular é o tipo de alarme mais eficaz. Se o carro for roubado ou furtado, basta ligar para a central de monitoramento e essa desligará o seu automóvel, disparando em seguida o alarme. A polícia também é acionada.

Qual a relação do alarme com a bateria automotiva?

O alarme automotivo faz parte do sistema elétrico do carro. Ele possui sensores de ultrassom que identificam movimentos dentro do automóvel e envia informações para uma central de segurança eletrônica.

Imagem de uma chave de carro e um dos tipos de alarme automotivo que existem

Independente de qual dos tipos de alarme automotivo o carro tiver, é muito importante que ele tenha, também uma bateria capaz de sustentar seu sistema elétrico.

Em seguida, o grau de movimentação de dentro do automóvel é medido. Quando a movimentação é acima da permitida pela chave secreta do veículo, o alarme dispara. Isso também é aliado a sensores de portas que acionam quando alguma porta é aberta. 

No entanto, para que o alarme funcione bem, é importante que seja de boa qualidade. Isso evitará falhas na bateria automotiva e danos em outros componentes do automóvel, afinal, um alarme de baixa qualidade e com instalação incorreta faz a bateria consumir mais energia

Por isso, ao adquirir um alarme automotivo, você deve instalá-lo em lojas especializadas no assunto. Somente com um profissional capacitado você terá a garantia do equipamento. 

Em relação a bateria, é muito importante que ela seja de boa qualidade. Também é necessário que tenha garantia de fábrica e que seja, de preferência, nova. Afinal, não dá para sair por aí com uma bateria arriada, não é verdade?

Além disso, você deve verificar qual é a bateria automotiva mais indicada para o seu automóvel. 

Para isso, basta acessar o Mourafácil.com e digitar o modelo do seu carro. A Moura te mostra a melhor peça, o valor do produto e quanto tempo você terá de garantia. E você ainda pode solicitar a peça da sua casa ou do seu trabalho por meio MouraFácil.com!

Para garantir o bom funcionamento de qualquer um dos tipos de alarme automotivo, não se esqueça de pensar na bateria automotiva. A Moura oferece baterias para aumentar a segurança e durabilidade que veículos demandam com maior eletroeletrônica embarcada, garantindo assim, o bom funcionamento do seu alarme. 

E aí, quer saber qual a melhor bateria automotiva para o seu automóvel? Acesse o site mourafacil.com e faça uma pesquisa! Informe-se sobre a melhor bateria e garanta o bom funcionamento dos dispositivos eletrônicos do seu carro!

Pensou em baterias, pensou em Moura!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos