Tipos de motores de carros: qual o melhor para você?


Os tipos de motores de carros são uma forma de classificar esses componentes de acordo com seu desempenho, economia ou capacidade. Sendo assim, existem várias formas de classificar o motor de um veículo. As mais convencionais consideram o número de cilindradas ou a disposição em que são postos os cilindros.

Com isso, vale sempre a pena saber mais sobre os tipos de motores de carros, especialmente se a sua compra for com base neles.

Para te ajudar, separamos neste artigo tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Quais os tipos de motores de carros

Existe mais de uma forma de classificar os tipos de motores de carros. É comum classificá-los de acordo com a disposição dos cilindros em boxer, linha em “V” e “W” ou segundo a potência temos o motor 1.0, 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0.

Sendo assim, vamos ver a seguir com detalhes quais são os tipos de motores de carros segundo essas duas classificações.

Segundo a disposição de cilindros

Primeiramente, temos a classificação segundo a disposição de cilindros. Ou seja, ela é dada de acordo com a forma como eles estão dispostos no equipamento. Em resumo, são quatro os tipos de motores aqui:

  • Boxer

O motor desse modelo é baixo e um pouco largo. Em geral é encontrado em carros esportivos. Nesse modelo os cilindros são dispostos de na horizontal.

  • Em linha

Já o motor em linha possui uma disposição de cilindros em linha reta. Ou seja, eles são postos um ao lado do outro. Com isso, ocupam menos espaço em relação aos demais tipos de motores de carro.

Justamente por isso é que esse modelo acaba sendo indicado para veículos menores, tendo em vista se encaixarem melhor em um espaço mais reduzido. 

  • Motor em “V”

Outro tipo de motor segundo a disposição é o motor em V. Esse tipo costuma ser utilizado em carros maiores, sendo posicionados de maneira inclinada, em formato de V.

Nesse tipo, existem algumas outras subdivisões, como os motores V6, V8, V10 e V12. O nome varia de acordo com a quantidade de cilindros.

  • Moto em “W”

Por fim, outro tipo de motor de veículo é o motor em W. Semelhante ao motor anterior, ele possui um plano a mais de cilindros. Ou seja, ele é composto por dois modelos em V, um posto ao lado.

Sendo assim, esse tipo de motor possui uma potência altíssima, com um considerável custo e um consumo muito maior.

Desse modo, por toda sua complexidade, esse tipo de motor é apenas usado em veículos premium, com um valor bem mais elevado. 

Segundo a potência

Em seguida, outra classificação dos tipos de motores de carros é de acordo com a sua potência e tamanho. Dessa maneira, quanto maior o motor, maior será também a sua potência. Dentre os principais tipos, estão: 

  • Motor 1.0

Motor de menor potência, que contém um gasto de combustível menor. Com isso, o equipamento normalmente é utilizado em veículos de modelo mais simples, como carros populares. 

  • Motor 1.4

Em seguida temos o motor 1.4. Diferente do primeiro, este entrega mais potência, trazendo um equilíbrio entre desempenho e economia de combustível. Só para exemplificar, nesse tipo de motor é possível utilizar o ar-condicionado sem comprometer o desempenho do veículo.

  • Motor 1.6

Outro dos tipos de motores classificados pela potência é o motor 1.6. Com mais cilindradas, o modelo proporciona um desempenho ainda maior, com menos trocas de marcha.

Contudo, há também um aumento no consumo de combustível, necessário para entregar mais desempenho.

  • Motor 1.8

Com ainda mais potência existe, também, o motor 1.8, em geral encontrado em veículos esportivos ou de maior porte.

Em resumo, esse motor entrega um desempenho ideal para veículos desenvolvidos para estradas e percursos de longa distância.

  • Motor 2.0

Por fim, fechando a lista dos motores classificados pela potência está o motor 2.0. Desenvolvido especialmente para veículos premium, o consumo de combustível é muito superior aos demais, entregando ainda uma performance excelente.

Imagem de pessoas celebrando ao lado de fora de um carro
Seu estilo de vida é quem dita quais os tipos de motores que atendem às suas necessidades – procure sempre por profissionais que te auxiliem no processo de escolha!

As diferenças entres os tipos de motores de carros

Quais as principais diferenças entre os tipos de motores de carro? O que, além do nome, difere cada um deles? A principal diferença que podemos citar é o número de cilindradas. Outro ponto é que, devido às cilindradas, a capacidade e o desempenho também são diferentes.

Primeiramente, como dito, quando falamos de motor, a principal diferença que podemos citar é o número de cilindradas. Ou seja, um motor 1.0 – 1.000 cilindradas – possui um número menor de cilindradas que o motor 1.4 – 1.400 cilindradas.

Além disso, essa diferença no número de cilindradas representa a capacidade do motor para aguentar o movimento dos pistões. Sendo assim, quanto maior o número, maior também é a capacidade.

Contudo, vale destacar que nem sempre mais cilindradas representam mais potência e menos economia.

Motores potentes com menos consumo

Isto é, grande parte das montadoras atualmente apostam em motores menores, com uma capacidade cúbica – de suporte de combustão – menor, mas com mais potência e economia.

Com isso, é possível ter mais desempenho, rendimento nas estradas e cidade, e mesmo assim consumir menos combustível.

Contudo, essa medida é mais aplicável para modelos atuais, desenvolvidos com tecnologias e sistemas mais modernos. 

O que você precisa ser considerado na hora da escolha

Sendo assim, na hora de optar entre os tipos de motores de carro, é preciso levar em consideração mais do que apenas o número de cilindradas. A sua escolha deve se basear no que você precisa. Está buscando mais desempenho ou economia? Quem sabe as duas coisas.

Imagem de uma motorista digirindo com um dos bons tipos de motores de carros
A melhor escolha dentre os tipos de motores de carros é a que melhor se adequa às suas necessidades! Por isso, conte sempre com a Moura.

Nesse sentido vale a pena comparar como se dá o desempenho e economia de modelos mais antigos com os atuais. Isto é, um modelo 1.0 mais antigo dificilmente terá o mesmo custo-benefício em desempenho e economia em comparação com um 1.6 atual.

Mas no geral é você quem deverá avaliar os tipos de motores de carro com base nas suas necessidades.

Agora que você já sabe quais são os tipos de motores de carros, aproveite para conferir outras dicas de cuidados com seu veículo. Acesse o blog MouraFácil.com e fique por dentro de mais novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp