Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Saiba o que é a troca energizada de bateria

Saiba o que é a troca energizada de bateria

5 min

Grande parte dos motoristas já ficou na mão por conta de uma bateria arriada, e isso pode ocorrer por diversos motivos, como esquecer farol, luz interna, rádio ou outros equipamentos eletrônicos ligados. Para resolver esse problema, existe uma técnica chamada troca energizada de bateria, a qual é conhecida popularmente como jumpeamento ou chupeta.

Esse método não se trata da substituição do componente por outro, mas sim de uma transferência de carga de uma bateria para outra — geralmente feita utilizando um cabo auxiliar para transferir energia de algum carro para o que teve o componente descarregado.

Pensando em te ajudar a compreender melhor o tema, preparamos o conteúdo a seguir. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

O que é a troca energizada de bateria?

A troca energizada de bateria ou a famosa “chupeta” é nada mais do que a ação de “reanimar” o veículo a partir de uma ligação em paralelo com uma bateria carregada, utilizando outro carro. Ou seja, por meio de um cabo de transmissão, é possível fazer essa transferência de carga de um veículo para outro.

Além de fazer o carro voltar a dar partida, essa técnica é muito eficaz para a prevenção de problemas como a desconfiguração do relógio, do alarme e da central multimídia do veículo, bem como evitar desregulação da configuração central do automóvel.

Como fazer jumpeamento?

Para fazer jumpeamento e recarregar bateria do carro, as instruções podem variar de veículo para veículo. Portanto, é indicado que o usuário, além de checar as informações contidas no manual do fabricante do seu automóvel, busque por um especialista para que a troca energizada de bateria seja feita com segurança.

Na sequência, você pode conferir um passo a passo com instruções gerais para a execução desse procedimento utilizando um veículo auxiliar como fonte, mas lembre-se: a recomendação para uma troca de bateria segura é contar com profissionais especializados.

Passo a passo para fazer chupeta:

Passo 1: antes de tentar ligar o carro, verifique se as baterias possuem amperagens e voltagens parecidas para que os componentes elétricos presentes no veículo não sejam deteriorados;

Passo 2: aproxime os dois veículos o máximo possível, sem que ambos se encostem;

Passo 3: certifique-se de que os dois veículos estejam desligados e, em seguida, faça a conexão com os cabos de transmissão seguindo esta sequência:

  • Ligue o pegador do cabo vermelho ao terminal positivo (+) da bateria que está descarregada;
  • Ligue o outro pegador do cabo vermelho ao terminal positivo (+) da bateria com carga;
  • Ligue um pegador do cabo preto ao terminal negativo (-) da bateria com carga;
  • Ligue com cuidado o outro pegador do cabo preto a maior  parte metálica presente no bloco do motor do seu veículo. Lembre-se de nunca conectá-lo ao terminal negativo (-) da bateria descarregada, pois essa ação gera faíscas.

Passo 4: dê partida no carro e gire o mesmo em marcha lenta durante alguns minutos. Na sequência, coloque a marcha do veículo no ponto morto/neutro. Caso o carro funcione em ponto morto, desconecte os cabos de bateria na ordem inversa o mais rápido possível.

Passo 5: após o carro estar em funcionamento de novo, a indicação é para que o coloque na marcha lenta durante meia hora ou dirija com ele por alguns minutos para que a bateria fique com carga novamente. 

Passo 6: feito isso, leve o seu veículo para uma oficina especializada.

Como recarregar bateria de carro?

troca energizada de bateria

Precisando trocar a bateria? Peça a sua em mourafacil.com e receba onde estiver!

 

Além da troca energizada de bateria, chupeta ou jumpeamento, existem outros métodos de recarregar bateria de carro sem precisar de outro veículo como fonte de carga, como ocorre a partir da utilização de carregadores portáteis. Contudo, essa tarefa não é tão simples como parece e pode causar problemas graves como um incêndio.

Portanto, em vez de seguir tutoriais para leigos postados na internet, a melhor opção é evitar fazer a recarga da bateria do carro sem um especialista. Por isso, tenha muito cuidado e prefira procurar um dos revendedores Moura para trocar a sua bateria com segurança.

Além disso, é muito importante que o usuário cheque periodicamente as condições da bateria do seu veículo, afinal, muitos problemas com esse componente podem ser evitados a partir de uma manutenção preventiva e da utilização de uma peça de qualidade, como as baterias que a Moura oferece no MouraFácil.com

Por isso, não deixe de testar sua bateria e, caso depois de verificar as condições da mesma seja necessário efetuar sua troca ou manutenção, procure um dos nossos representantes e evite passar por situações desagradáveis, como aquelas em que há a necessidade de fazer um jumpeamento no veículo.

Dessa forma, se precisar substituir a bateria do seu veículo, conte com os nossos revendedores para garantir alta qualidade e durabilidade para sua peça. E você também pode acessar nosso site para conferir todos os produtos de primeira linha que oferecemos para o seu automóvel!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

Uma vistoria reprovada por quilometragem acontece através da vistoria cautelar – um procedimento fundamental na compra e venda de veículos

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos