Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Bateria descarregada: o que fazer? Vale a pena carregar?

Bateria descarregada: o que fazer? Vale a pena carregar?

bateria-descarregada
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Ter uma bateria descarregada costuma ser um transtorno, afinal, ela é uma das peças mais importantes para o veículo, responsável por gerar a energia necessária para os sistemas internos do automóvel. Não tem como continuar o percurso sem que a bateria funcione. 

Mas o que fazer quando o carro não arranca? Vale a pena dar carga na bateria? É aconselhável realizar a carga por conta própria?

Neste post, vamos falar sobre esse assunto que causa muitas dúvidas a todos os motoristas. Quer entender tudo com a gente? Acompanhe a leitura!

Bateria descarregada: posso recarregar por conta própria?

Se você também fica em dúvida se é possível carregar uma bateria sem equipamentos e dados técnicos, a resposta é não. É preciso que um especialista com dados, informações, conhecimento e equipamentos corretos realize a recarga, saiba que essa é uma prática perigosa e que não deve ser realizada de forma alguma.

Isso porque, quando você tem uma bateria descarregada e decide dar carga, além do risco de “cozinhar o veículo”, você pode acabar queimando o módulo de injeção eletrônica do automóvel. Mas os possíveis transtornos não param por aí, veja só:

Estouro do módulo e do painel 

Ao inverter a polaridade, pode ocorrer o estouro da fonte do módulo, rompendo a trilha do painel. Nesse caso, tanto a fonte, quanto o capacitor, não aguentam a quantidade de carga elétrica que é gerada. 

Portanto, carregar a bateria por conta própria pode sair muito caro para o seu bolso

Problemas no som

Outra razão para evitar mexer na bateria descarregada por conta própria é que, ao substituir a peça, utilizando uma bateria que não seja adequada, você pode provocar problemas no sistema de som. 

Na realidade, ao realizar esta troca sem o conhecimento necessário, é perigoso queimar diversos componentes eletrônicos do veículo. Este é um risco que não vale a pena correr, não é mesmo?

Equipamentos próprios 

Ligar a bateria com fios de instalações residenciais não é uma boa ideia. Aliás, qualquer outro cabo que não seja próprio para a recarga de bateria pode iniciar um incêndio em seu automóvelEsses fios de tomada superaquecerão e, devido ao fato de o material não ser resistente, o risco de acidentes pode ser muito alto.

Homem jovem parado ao lado de seu carro branco em uma estrada por causa de sua bateria descarregada

O problema da bateria descarregada pode ser simples de resolver, basta solicitar um especialista.

Por que a bateria descarrega? 

Agora que você já sabe que a recarga de bateria não é um procedimento que deve ser feito por quem não é um especialista, que tal entender os motivos que fazem a bateria descarregar? Veja só:

Fuga de carga

A fuga de carga ocorre quando o consumo de energia é maior do que o planejado. Cabos ruins ou estragados podem se tornar um problema, exigindo mais da bateria de seu automóvel do que usual, acarretando numa bateria descarregada

O mesmo acontece quando há adaptações, como o uso de uma bateria que não é adequada ao seu automóvel ou alterações realizadas em aparelhos de luz ou som. 

Automóvel parado por muito tempo 

Mesmo o automóvel desligado, há alguns componentes elétricos que permanecem em modo stand by. O sistema de alarme e o relógio do veículo, que mesmo consumindo pouco, se mantêm ativos o tempo todo. Assim, depois de algum tempo parado, o veículo fica com a bateria descarregada.

Recarga feita por especialistas

Especialistas e revendedores da Moura afirmam que as baterias descarregadas podem ser recarregadas, desde que o procedimento seja feito da maneira correta.

Entretanto, as baterias só podem ser recarregadas por um processo específico, através dos distribuidores/revendedores da Moura e se a peça ainda estiver dentro da garantia. Em outras situações de bateria descarregada, a recarga da bateria não pode ser realizada pelo revendedor ou fabricante. 

Saiba como a Moura pode te ajudar

A Moura conta com um serviço de entrega de bateria: o moura fácil.com, uma plataforma de serviços rápidos, simples e confiáveis. Além disso, você terá a ajuda dos especialistas da Moura, profissionais treinados para atender todas as necessidades do seu automóvel, instalando e testando sua bateria gratuitamente!

Você pode contar com o auxílio dos profissionais da Moura e não correr o risco de prejudicar os sistemas essenciais do seu veículo.

Quer saber como solicitar o serviço de bateria da Moura? Acesse mourafácil.com e escolha a cidade, o modelo do automóvel e solicite a sua peça. Você também tem a opção de ligar para os telefones 3003-3341 ou 4020-1712 e pedir a sua bateria para carros, motos ou caminhõesO atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e aos sábados, das 8h às 18h, mas o agendamento funciona 24h por dia.

Homem jovem com vestes de mecânico mexendo com o motor de um veículo grande que está com a bateria descarregada

Para quem reside em São Paulo, a bateria poderá ser instalada no automóvel em até 45 minutos. Já nas outras regiões do País, em até 50 minutos. O pagamento da peça é feito somente no ato da instalação. Tanto a entrega, quanto a instalação são gratuitas!

A Moura também oferece um serviço online de compra e troca de baterias mais profissional e personalizado. Além disso, com os serviços do mourafácil.com você não terá riscos de comprar uma peça com menos vida útil. 

No site mourafácil.com você encontra depoimentos de vários consumidores que utilizam o serviço. É uma maneira de ver que a assistência da Moura funciona, principalmente quando você mais precisa.

Como você pode conferir neste artigo, há muitos riscos de recarregar a bateria por conta própria. Se você é apaixonado por seu automóvel, com certeza não vai querer danificar os componentes e estragar o seu veículo.

E então, ainda tem dúvidas sobre a bateria descarregada? Deixe um comentário e responderemos as suas dúvidas.

Para pedir a sua bateria automotiva, conte com o mourafácil.com a qualquer momento!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é GNV? Entenda os prós e contras desse combustível!

Se você busca por alternativas de combustível, provavelmente já se perguntou sobre as vantagens de adotar o Gás Natural Veicular....

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos