Bateria descarregada: o que fazer? Vale a pena carregar?


Ter uma bateria descarregada costuma ser um transtorno, afinal, ela é uma das peças mais importantes para o veículo, responsável por gerar a energia necessária para os sistemas internos do automóvel. Não tem como continuar o percurso sem que a bateria funcione. 

Mas o que fazer quando o carro não arranca? Vale a pena dar carga na bateria? É aconselhável realizar a carga por conta própria?

Neste post, vamos falar sobre esse assunto que causa muitas dúvidas a todos os motoristas. Quer entender tudo com a gente? Acompanhe a leitura!

Bateria descarregada: posso recarregar por conta própria?

Se você também fica em dúvida se é possível carregar uma bateria sem equipamentos e dados técnicos, a resposta é não. É preciso que um especialista com dados, informações, conhecimento e equipamentos corretos realize a recarga, saiba que essa é uma prática perigosa e que não deve ser realizada de forma alguma.

Isso porque, quando você tem uma bateria descarregada e decide dar carga, além do risco de “cozinhar o veículo”, você pode acabar queimando o módulo de injeção eletrônica do automóvel. Mas os possíveis transtornos não param por aí, veja só:

Estouro do módulo e do painel 

Ao inverter a polaridade, pode ocorrer o estouro da fonte do módulo, rompendo a trilha do painel. Nesse caso, tanto a fonte, quanto o capacitor, não aguentam a quantidade de carga elétrica que é gerada. 

Portanto, carregar a bateria por conta própria pode sair muito caro para o seu bolso

Problemas no som

Outra razão para evitar mexer na bateria descarregada por conta própria é que, ao substituir a peça, utilizando uma bateria que não seja adequada, você pode provocar problemas no sistema de som. 

Na realidade, ao realizar esta troca sem o conhecimento necessário, é perigoso queimar diversos componentes eletrônicos do veículo. Este é um risco que não vale a pena correr, não é mesmo?

Equipamentos próprios 

Ligar a bateria com fios de instalações residenciais não é uma boa ideia. Aliás, qualquer outro cabo que não seja próprio para a recarga de bateria pode iniciar um incêndio em seu automóvelEsses fios de tomada superaquecerão e, devido ao fato de o material não ser resistente, o risco de acidentes pode ser muito alto.

Homem jovem parado ao lado de seu carro branco em uma estrada por causa de sua bateria descarregada
O problema da bateria descarregada pode ser simples de resolver, basta solicitar um especialista.

Por que a bateria descarrega? 

Agora que você já sabe que a recarga de bateria não é um procedimento que deve ser feito por quem não é um especialista, que tal entender os motivos que fazem a bateria descarregar? Veja só:

Fuga de carga

A fuga de carga ocorre quando o consumo de energia é maior do que o planejado. Cabos ruins ou estragados podem se tornar um problema, exigindo mais da bateria de seu automóvel do que usual, acarretando numa bateria descarregada

O mesmo acontece quando há adaptações, como o uso de uma bateria que não é adequada ao seu automóvel ou alterações realizadas em aparelhos de luz ou som. 

Automóvel parado por muito tempo 

Mesmo o automóvel desligado, há alguns componentes elétricos que permanecem em modo stand by. O sistema de alarme e o relógio do veículo, que mesmo consumindo pouco, se mantêm ativos o tempo todo. Assim, depois de algum tempo parado, o veículo fica com a bateria descarregada.

Recarga feita por especialistas

Especialistas e revendedores da Moura afirmam que as baterias descarregadas podem ser recarregadas, desde que o procedimento seja feito da maneira correta.

Entretanto, as baterias só podem ser recarregadas por um processo específico, através dos distribuidores/revendedores da Moura e se a peça ainda estiver dentro da garantia. Em outras situações de bateria descarregada, a recarga da bateria não pode ser realizada pelo revendedor ou fabricante. 

Saiba como a Moura pode te ajudar

A Moura conta com um serviço de entrega de bateria: o moura fácil.com, uma plataforma de serviços rápidos, simples e confiáveis. Além disso, você terá a ajuda dos especialistas da Moura, profissionais treinados para atender todas as necessidades do seu automóvel, instalando e testando sua bateria gratuitamente!

Você pode contar com o auxílio dos profissionais da Moura e não correr o risco de prejudicar os sistemas essenciais do seu veículo.

Quer saber como solicitar o serviço de bateria da Moura? Acesse mourafácil.com e escolha a cidade, o modelo do automóvel e solicite a sua peça. Você também tem a opção de ligar para os telefones 3003-3341 ou 4020-1712 e pedir a sua bateria para carros, motos ou caminhõesO atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e aos sábados, das 8h às 18h, mas o agendamento funciona 24h por dia.

Homem jovem com vestes de mecânico mexendo com o motor de um veículo grande que está com a bateria descarregada

Para quem reside em São Paulo, a bateria poderá ser instalada no automóvel em até 45 minutos. Já nas outras regiões do País, em até 50 minutos. O pagamento da peça é feito somente no ato da instalação. Tanto a entrega, quanto a instalação são gratuitas!

A Moura também oferece um serviço online de compra e troca de baterias mais profissional e personalizado. Além disso, com os serviços do mourafácil.com você não terá riscos de comprar uma peça com menos vida útil. 

No site mourafácil.com você encontra depoimentos de vários consumidores que utilizam o serviço. É uma maneira de ver que a assistência da Moura funciona, principalmente quando você mais precisa.

Como você pode conferir neste artigo, há muitos riscos de recarregar a bateria por conta própria. Se você é apaixonado por seu automóvel, com certeza não vai querer danificar os componentes e estragar o seu veículo.

E então, ainda tem dúvidas sobre a bateria descarregada? Deixe um comentário e responderemos as suas dúvidas.

Para pedir a sua bateria automotiva, conte com o mourafácil.com a qualquer momento!

 

32 pensamentos em “Bateria descarregada: o que fazer? Vale a pena carregar?

    1. Olá Fernando, tudo bem?

      Acessando nosso site http://www.mourafacil.com.br, você poderá conferir o preço do produto a partir da cidade, veículo e ano do modelo e, se quiser, já realizar sua compra!

      Se preferir, estamos no telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h) para lhe ajudar.

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

      1. Olá Antônio, tudo bem?

        Acessando nosso site http://www.mourafacil.com.br, você poderá conferir o preço do produto a partir da cidade, veículo e ano do modelo e, se quiser, já realizar sua compra!

        Se preferir, estamos no telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h) para lhe ajudar.

        Atenciosamente,

        Moura Fácil.

      1. Olá Abdias, tudo bem?

        Ficamos felizes por sua escolha!

        A Moura tem como principal objetivo oferecer produtos e serviços de qualidade, visando à satisfação de vocês, nossos clientes.

        Nos mantemos à disposição!

        Atenciosamente,

        Moura Fácil.

  1. Possuo em meu carro uma bateria Moura, que ficou por uns dias parado, no qual arriou a bateria. Como possui garantia de 1 ano e 8 meses e a mesma está por volta de 1 ano e meio de uso, qual o procedimento e processo para acionar a garantia e solucionar o meu transtorno?

    1. Prezado(a) Sr(a) Mauricio,boa tarde!

      Agradecemos pela mensagem e por compartilhar o ocorrido conosco.

      Pedimos que acesse: http://www.moura.com.br/distribuidores para localizar a unidade de distribuição mais próxima de você.

      Eles irão avaliar o produto e te ajudar com esse problema. Caso a distribuidora seja muito longe da sua localização, eles podem fazer o melhor direcionamento. Por favor, tenha em mãos o produto e o certificado de garantia preenchido.

      Teremos o prazer em te receber em nossa unidade!

      Seguimos à disposição,

      Atenciosamente,

      Baterias Moura.

  2. Bom dia. Tenho um fusca 72 e estou tendo um problema com o alternador. A bateria nova deixou de funcionar e o carro não pega. Sei que terei que consertar o alternador. Minha dúvida está em comprar uma nova bateria ou se dá para aproveitar a antiga. Ela deve ter seis meses e não funciona há cinco meses. O que acham?

    1. Olá Octavio, tudo bem?

      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

    1. Olá Herico, tudo bem?

      Ficamos felizes por compartilhar esse sentimento conosco!

      A Moura tem como principal objetivo oferecer produtos e serviços de qualidade, visando à satisfação de vocês, nossos clientes.

      Agradecemos o reconhecimento do trabalho diário de todos os que fazem a Empresa.

      Nos mantemos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  3. Olá, meu carro não está dando partida e acredito que o problema seja a bateria, mas não tenho certeza absoluta disso. Posso solicitar a entrega da bateria e ficar com ela somente se o problema for realmente a minha bateria? Pois meu medo é solicitar o serviço e depois da instalação da nova bateria perceber que o problema era outro.

    1. Olá Fernando, tudo bem?

      Moura Fácil te garante a entrega, instalação e teste em sua bateria antiga totalmente gratuita.
      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  4. O hb20 1.0 vem com bateria de 45 amperes e nesse site pede para colocar de 50 amperes, posso colocar uma de 48 amperes?

    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  5. A assistencia tecnica quer recarregar minha bateria em vez de trocar ela, esta correto, tenho certificado e nota da mesma, e eoa arriou.

    1. Olá João, tudo bem?

      O procedimento de troca da bateria só acontece após todos os testes realizados na autorizada da Moura e comprovação que essa bateria não está segurando a voltagem correta para uso, bateria descarregada não caracteriza que o produto está com defeito, e para se certificar antes de realizar a troca nossas autorizadas submetem o produto a vários testes, a fim de garantir que ele está segurando a carga adequada para utilização que ele se destina. Bateria da linha convencional (exceto Moura AGM), com tensão abaixo de 12,3V, devem ser recarregadas utilizando carregadores inteligentes com tensão constante de 16V e corrente máxima limitada em 25% de sua capacidade nominal (C20). Baterias Moura AGM, com tensão abaixo de 12,5V, devem ser recarregadas com carregadores inteligentes com tensão constante de 14,8V e corrente máxima limitada em 25% de sua capacidade nominal (C20).

      Atenciosamente,

      Equipe Moura Fácil

  6. Boa tarde..vcs recarrega bateria?..Comprei a minha MOURA faz uns 4 meses..meu carro é um gol..deixei 5 dias sem ligar e acabou a bateria..Vcs recarrega no local?

    1. Olá, Ewerton! Tudo bem?

      O Moura Fácil é um serviço de entrega e instalação de bateria para onde e quando você precisar. Por aqui, você pode pesquisar qual é a bateria ideal para o seu veículo e solicitar que ela seja instalada com entrega em até 50 minutos. O pagamento será feito no ato da instalação e você terá cobertura da garantia Moura em todo o Brasil.

      Faça agora mesmo o seu pedido através do nosso site http://www.mourafacil.com.br.

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  7. Olá, bom dia. Tenho um Chevrolet Montana 2014/2015. Veio com bateria AcDelco Gold 42 Ah que está dando sinais de término de vida útil. Já tive que fazer “chupeta”. Ela veio de fábrica, mas minha PREFERÊNCIA SEMPRE FOI PELA MARCA MOURA. Vocês atendem em Uberlândia? Qual a bateria recomendada? Gostaria de saber também do preço e condições de pagamento (cartões Visa ou Master Card). Desde já obrigado pela atenção.

    1. Olá Ademir, tudo bem?

      Sim, atendemos em Uberlândia.

      O Moura Fácil te dá duas opções de aquisição. A primeira é via site, através do endereço http://www.mourafacil.com.br. Em apenas 3 passos sua compra estará concluída e será entregue em até XX minutos.

      Se preferir, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Lembrando que o pagamento será feito somente no momento do recebimento do produto, ok?

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  8. Deixei meu carro com os faróis ligados e a bateria descarregou. Preciso comprar outra bateria?

    1. Olá Ricardo, tudo bem?

      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  9. Comprei uma bateria em fevereiro 2020, não está segurando a carga. Posso usar a garantia em outro município, diferente onde comprei.

    1. Olá Aloisio!

      Agradecemos pela mensagem e por compartilhar o ocorrido conosco.

      Pedimos que acesse: http://www.moura.com.br/distribuidores para localizar a unidade de distribuição mais próxima de você.

      Eles irão avaliar o produto e te ajudar com esse problema. Caso a distribuidora seja muito longe da sua localização, eles podem fazer o melhor direcionamento. Por favor, tenha em mãos o produto e o certificado de garantia preenchido.

      Teremos o prazer em te receber em nossa unidade!

      Seguimos à disposição,

      Atenciosamente,

      Moura Fácil

  10. Olá. comprei uma bateria Moura de 60 amperes. Está com 2 meses de uso, o carro ficou cerca de 10 dias sem ligar a luz da bateria ficou preta e o carro não liga mais. Essa bateria pode ser recarregada?

    1. Olá Marcilio!

      Agradecemos pela mensagem e por compartilhar o ocorrido conosco.

      Pedimos que acesse: http://www.moura.com.br/distribuidores para localizar a unidade de distribuição mais próxima de você.

      Eles irão avaliar o produto e te ajudar com esse problema. Caso a distribuidora seja muito longe da sua localização, eles podem fazer o melhor direcionamento. Por favor, tenha em mãos o produto e o certificado de garantia preenchido.

      Teremos o prazer em te receber em nossa unidade!

      Seguimos à disposição,

      Atenciosamente,

      Moura Fácil

    1. Olá Elisandro, tudo bem?

      Não trabalhamos com este tipo de serviço.

      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  11. Pior atendimento que já tive. Não recomendo comprar Moura.

    Minha bateria nova não segura carga e a Moura não quer substituir a bateria que está apenas com 4 meses de uso.

    1. Olá Danilo!

      Agradecemos pela mensagem e por compartilhar o ocorrido conosco.

      Pedimos que acesse: http://www.moura.com.br/distribuidores para localizar a unidade de distribuição mais próxima de você.

      Eles irão avaliar o produto e te ajudar com esse problema. Caso a distribuidora seja muito longe da sua localização, eles podem fazer o melhor direcionamento. Por favor, tenha em mãos o produto e o certificado de garantia preenchido.

      Teremos o prazer em te receber em nossa unidade!

      Seguimos à disposição,

      Atenciosamente,

      Moura Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Peça agora! 4003.6126 Telefone Peça pelo WhatsApp